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Quem canta os males espanta? : um estudo heurístico da vivência de cantar

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ccv_ppgpsico_me_Elizabeth_BVB.pdf (1.869Mb)
Título alternativo
Sing your troubles away - a heuristic study of the experience of singing
Autor
Brisola, Elizabeth Brown Vallim
Orientador
Cury, Vera Engler
Data de publicação
23/09/2000
Tipo de conteúdo
Dissertação
Direitos de acesso
Acesso Aberto
Metadados
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Resumo

Resumo: Trata-se de uma pesquisa qualitativa de tipo exploratória que visa descrever elementos presentes na vivência de cantar, considerada do ponto de vista psicológico. Apresenta um embasamento teórico sobre música e cantar, com ênfase numa perspectiva de saúde mental e psicologia clínica. Foram colhidos os depoimentos de seis adultos, de ambos os sexos e com idades, atividades profissionais, escolaridade e interesses variados, sobre situações marcantes vivenciadas em relação a experiência de cantar. Os passos da pesquisa foram elaborados de acordo com o método heurístico, desenvolvido por Clark Moustakas, dando importância para os significados vividos pelos sujeitos, chamados neste estudo de "co-pesquisadores", de forma a apreender os elementos presentes nas suas experiências. A análise dos dados é apresentada sob a forma de descrições da experiência de cantar em relação a cada co-pesquisador e ao grupo como um todo; posteriormente, elaborou-se o retrato de dois dos participantes, escolhidos como aqueles que melhor representavam as vivências deste grupo de co-pesquisadores. Finalmente, compôs-se uma síntese criativa. A experiência de cantar revelou-se como uma atividade humana natural, com desenvolvimento único, original em cada pessoa, com efeitos físicos, emocionais, sociais e espirituais. Mostrou-se também como uma experiência pessoal, individual e, ao mesmo tempo, ecológica, social ou compartilhada; uma atividade que promove a saúde mental e integração das pessoas; o seu aperfeiçoamento pode servir como um meio de entrar em contato e desenvolver um conhecimento a respeito de música e de si mesmo. Além disso observou-se diferentes níveis de envolvimento ao cantar.

 
This is a qualitative exploratory research, with the objective of describing elements that are present in the experience of singing, through the eyes of psychology. A theoretical background on singing and music is presented, with an emphasis on mental health and clinical psychology. Six adults, of both sexes and with varied ages, professions, education and interests, were interviewed about important moments they had in relation to singing. The research steps were taken according to the heuristic method, elaborated by Clark Moustakas, with emphasis on the meanings experienced by the subjects, who were called co-researchers in this study, so as to understand the elements present in their experience. The data analysis is presented in the form of descriptions of the experience of singing in relation to each coresearcher and to the group as a whole; a portrait was drawn of two co-reseachers, chosen as the ones who best represented the experience of the group of co-researchers. The data analysis ends with a creative synthesis. The experience of singing was revealed as a natural human activity that evolves as part of one s individual history, with various physical, emotional, social and spiritual effects. Singing showed itself as an experience wich is both individual, personal and ecological, social, shared; an expression of mental health and personal integration. While being perfected, singing can serve as a means of contacting and developing
 
Palavras-chave
Cantar
Psicologia clínica
Saúde mental
Pesquisa fenomenológica
Método heurístico
Singing
Psychology
Mental health
Phenomenological research
Heuristic research
Linguagem
Português
Financiador
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
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