Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSouza, Vera Lucia Trevisan de
dc.contributor.authorOliveira, Cássio Rodrigo de
dc.date.accessioned2022-02-16T19:01:10Z
dc.date.available2022-02-16T19:01:10Z
dc.date.issued2017-02-07
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16025
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa é compreender o sentido da indiferença em relação ao conhecimento escolarizado, para jovens dos primeiros anos do ensino médio noturno, de uma escola publica estadual, de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Adota-se como referencial teórico-metodológico a Psicologia Histórico-Cultural, em especial, os conceitos de Vigotski. Como procedimentos de construção das informações foram utilizadas observações registradas em diários de campo de aulas regulares; conversas com a equipe gestora e com os professores; encontros com os estudantes mediados por atividades artísticas; entrevistas semiestruturadas com alguns alunos e com os pais e/ou responsáveis. Os resultados indicam que a escola e seus conteúdos estão distantes de promover o interesse dos estudantes, justamente por não haver espaços em que significados sejam negociados e que novos sentidos sobre o papel da escola em suas vidas possam ser configurados.
dc.description.abstractThe objective of this research is to understand the meaning of indifference to school, for the first years of high school, a public school, a city in the State of São Paulo in Brazil. Adopts as theoretical-methodological cultural-historical psychology, in particular, the concepts of Vigotski. Construction of information procedures were used observations recorded in regular classes field journals; conversations with the team manager and with teachers; meetings with students mediated by artistic activities; semi-structured interviews with students and with parents and/or guardians. The results indicate that the school and its contents are far from promoting the interests of students, just because there are no spaces in which meanings are negotiated and what new directions about the role of the school in their lives can be configured.
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectindiferença na escola
dc.subjectensino médio noturno
dc.subjectPsicologia Histórico-Cultural
dc.subjectPsicologia Escolar
dc.subjectindifference in school
dc.subjecthigh school
dc.subjectCultural-Historical Psychology
dc.subjectEducational Psychology
dc.titleA indiferença de estudantes do ensino médio pelo conhecimento escolarizado: reflexões de um psicólogo a partir da perspectiva histórico-cultural
dc.title.alternativeThe indifference of high school students by the school knowledge: reflections from a psychologist from the Cultural-Historical perspective
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes4064298755154826
puc.advisorLattes6876954243774464
puc.refereeGuzzo, Raquel Souza Lobo
puc.refereeGomes, Claudia
puc.refereeLattes8863163152848405
puc.refereeLattes0483616532104544
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples