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Vetores urbano-regionais no estado de São Paulo: o caso do corredor urbano Campinas-Sorocaba

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ceatec_ppgurb_dr_Anderson_DAP.pdf (3.796Mb)
Título alternativo
Urban-regional vectors in the state of São Paulo State: the case study of the Campinas-Sorocaba Urban Corridor
Autor
Proença, Anderson Dias de Almeida
Orientador
Santos Junior, Wilson Ribeiro dos
Data de publicação
25/02/2019
Tipo de conteúdo
Tese
Direitos de acesso
Acesso Aberto
Metadados
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Resumo

O estágio contemporâneo de urbanização indica, nos locais de maior densidade técnica, a particularidade de configuração de fenômenos espaciais urbanos em escala regional que transcendem as tradicionais noções dicotômicas de cidade/região, urbano/rural e centro/periferia, a partir da formação de arranjos urbano-regionais que ocorrem a partir da articulação entre históricas centralidades urbanas concentradas e recentes núcleos urbanos espacialmente dispersos e descontínuos. Neste contexto urbano-regional, esta pesquisa aponta para o surgimento de vetores lineares interregionais como elementos principais de reconcentração territorial da produção e da urbanização, tendo como estudo de caso a formação de um eixo de conurbação linear entre Campinas-Sorocaba ao longo da rodovia SP-75. Optou-se por denominar tal fenômeno como um “corredor urbano”, terminologia associada diretamente à fluidez característica à organização espacial contemporânea deste vetor estruturado por infraestrutura de transporte e circulação. Trabalha-se sobre a hipótese de que a formação do Corredor Urbano Campinas-Sorocaba explicita a constituição de territórios contínuos derivados da interação técnico-econômica sobre a pulverização das articulações regionais históricas, promovida por uma aliança entre o poder público e os agentes privados na gestão e produção do espaço. Com base na leitura da expansão urbana recente neste vetor, objetiva-se demonstrar a intensificação da disputa pela produção do espaço urbano no CUCS como principal decorrência espacial da formação dos vetores urbano-regionais no território paulista.

 

The contemporary stage of urbanization indicates the particularity of the configuration of urban phenomena on a regional scale that transcend traditional dichotomous notions of city/region, urban/rural and center/periphery, based on the formation of urban-regional arrangements between historical concentrated urban centralities and spatially dispersed and discontinuous new urbanizations. In an urban-regional context this research points to the composition of linear interregional vectors as the main element of territorial re-concentration of production and urbanization, taking the form of a linear conurbation axis between Campinas- Sorocaba, along the SP highway -75, as a case study. It has been deemed as the “urban corridor”, a term used to demonstrate the phenomenon, as it is directly associated to the fluid-like characteristic of the contemporary spatial organization of this vector, that is structured by transport and circulation infraestructure. We work on the hypothesis that the formation of the Campinas-Sorocaba Urban Corridor explicitly makes the constitution of continuous territories derived from the technical-economic interaction on the pulverization of historical regional articulations, which is promoted by an alliance between the public power and the private agents in the management and production of space. Based on the analysis of recent urban expansion in this vector, we aim to demonstrate the intensification of the dispute over the production of urban space in the CUCS, as the main spatial consequence of the formation of urbanregional vectors in the territory of São Paulo.

 
Palavras-chave
Arranjo urbano-regional
Campinas
Megalópole
Regionalização
Sorocaba
Urbanização.
Campinas
Megalopolis
Regionalization
Sorocaba
Urban-regional arrangement
Urbanization.
Linguagem
Português
Financiador
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
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