Gestão do transporte coletivo público de Campinas e a pouca mobilidade das populações de baixa renda
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Autor
Viana, Roberto
Orientador
Queiroga, Eugenio FernandesData de publicação
28/08/2006Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
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Mostrar registro completoResumo
Este trabalho teve como objetivo oferecer elementos que ajudem na melhoria dos serviços de transporte coletivo público, voltados para cidadãos das camadas sociais mais pobres e que vivem em um território com nível precário de urbanização. Para isso, realizou-se um estudo de caso da Região do Campo Grande, em Campinas. Procurou-se conhecer a história do município, do desenvolvimento do transporte coletivo na região e do órgão gestor encarregado de cuidar do sistema de transporte coletivo. Apesar desse sistema ter como marco inicial a fundação da ferrovia em 1872, a gestão do transporte público ficou relegada a um segundo plano por mais de um século, pois somente em 1980 foi criada a Setransp (Secretaria Municipal de Transportes), e a empresa gestora do transporte Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) só surgiu em 1989. Uma avaliação crítica mostrou uma diminuição da mobilidade da população de baixa renda, causada pelo custo da tarifa do transporte coletivo. Assim ficou evidente que a Emdec, uma empresa pública, precisa exercer um papel mais efetivo em relação a essa comunidade carente, que mais precisa do ônibus e que, a cada dia, fica mais distante deste meio de transporte. The main proposal of this work is to offer components to help improve the public collective transport services, meant to the poorest social class citizens who live in a precarious level urban territory. For this reason, a study was made of Campo Grande Region case, in Campinas. We looked to learn about the city s history, of the collective transport development of the region and of the managing agency in charge of the collective transport system. Although the initial mark of this system begins from the railroad foundation in 1872, the public transport administration was relegated to a second plan for more than a century, once Setransp (City Department of Transport) was only created in 1980, and the company administrating the Emdec (Campinas Developing City Company) was only born in 1989. A critical evaluation showed a decrease of the lower class population s mobility caused by the tariff costs of collective transport. Thus, it seems evident that Emdec, a public company, needs to play a more efficient role towards this needy community, who needs buses but which is every day more distant of this way of transport.
Palavras-chave
GestãoPlanejamento
Empresa pública
Transporte público coletivo
Mobilidade
Managing
Planning
Public company
Collective public transport
Mobility