dc.contributor.advisor | Santos Junior, Wilson Ribeiro dos | |
dc.contributor.author | Mota, Paula de Brito | |
dc.date.accessioned | 2022-02-17T16:05:13Z | |
dc.date.available | 2022-02-17T16:05:13Z | |
dc.date.issued | 2007-03-16 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16193 | |
dc.description.abstract | Este trabalho aborda os condicionantes da evolução urbana de São Paulo no período de 1870 a 1930, desde o seu estágio de vila até a cidade que posteriormente se transfigurou na atual metrópole. Para tanto, discorre de forma concatenada, formulando nexos causais, sobre a importância da cultura do café; a implantação e desenvolvimento das estradas de ferro, decisivas para o grande impulso urbano registrado no período em análise; o grande contingente de imigrantes vindos da Europa em busca de melhores oportunidades de enriquecimento e as influências por eles plasmadas nos corpos sociais da época; o desenvolvimento industrial e o percurso urbano do bairro do Brás como palco das transformações ocorridas na emergência da metrópole industrial na cidade de São Paulo no período de 1870 a 1930. | |
dc.description.abstract | This study approaches the processes of São Paulo urban evolution from 1870 to 1930, since its initial phase as villa until the city that later became into the current metropolis. For this, it analyzes in a concatenated manner, formulating casual connections, about the importance of coffee culture; the deployment and development of the railroads, decisive for the urban push registered on this period; the great immigrants contingent came from Europe in search of better enrichment opportunities and the influences caused by them in the social bodies at this time; the industrial development and the urban passage of Brás quarter as stage of transformations occurred in the urgency of the industrial metropolis at the city of São Paulo from 1870 to 1930. | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | PUC-Campinas | |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | São Paulo-SP | |
dc.subject | café | |
dc.subject | ferrovia | |
dc.subject | imigrantes | |
dc.subject | indústria | |
dc.subject | bairro operário | |
dc.subject | São Paulo-SP-Brazil | |
dc.subject | coffee | |
dc.subject | railroads | |
dc.subject | immigrants | |
dc.subject | industry | |
dc.subject | proletariat quarter | |
dc.subject | urban transformations | |
dc.title | A cidade de São Paulo de 1870 a 1930: café, imigrantes, ferrovia, indústria | |
dc.title.alternative | The city of São Paulo from 1870 to 1930: coffee, immigrants, railroads and industry | |
dc.type | Dissertação | |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas | |
dc.identifier.lattes | 3240297228292325 | |
puc.advisorLattes | 2818200603054621 | |
puc.referee | Turra, Juleusa Maria Theodoro | |
puc.referee | Amadio, Decio | |
puc.refereeLattes | 6175708874643709 | |
puc.refereeLattes | 4230830521726045 | |
puc.center | CEATEC – Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias | |
puc.note | Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (até junho/2018) | |
puc.undergraduateProgram | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | |