Educação integral e o espaço escolar tradicional: um encontro possível entre o território educativo e a comunidade
Abrir arquivo
Autor
Orientador
Santos Junior, Wilson Ribeiro dosData de publicação
28/02/2019Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Ao longo do século XX a educação brasileira produziu experiências transformadoras com o propósito de fortalecer a formação social e coletiva do individuo, tanto no espaço tradicional da escola pública ampliando a vocação para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, psicoafetivas, filosóficas e participativas, enquanto práticas pedagógicas formais, como, na plena com-vivência em comunidade, incorporando o além-muro do edifício escolar, estabelecendo diálogos e conexões de processos de educação não formais com o território. Esta pesquisa pretende compreender essas experiências que se destacaram enquanto propostas de educação integral que, ao ampliar os horizontes e a dimensão do aprendizado possibilitaram novos processos para a formação em sociedade. Dada à dimensão que o objeto da pesquisa proporciona, a estrutura textual se deu de forma analítica, em referenciais teóricos, e foi dividida em três capítulos nos quais, se abordam o conceito de educação integral progressiva defendida por Anísio Teixeira, a partir da década de 30 com, O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, para a educação brasileira; Experiências Inovadoras de Espaços Educacionais e Sociedade e Educação no Século XXI. A pesquisa proporcionou uma ampliação do conhecimento conceitual e histórico dessas experiências, que, no campo do contemporâneo permite estabelecer conexões que demostram a importância do resgate e o aprofundamento dessa corrente de pensamento, na relação entre educação e cidade enquanto território educativo para que nessa relação esses espaços escolares democráticos, sejam apropriados pela comunidade enquanto locais que ofereçam acesso a equipamentos públicos de lazer, cultura, conhecimentos, aprendizado e convivências.
Throughout the twentieth century Brazilian education has produced transformative experiences with the purpose of strengthening the social and collective formation of the individual, both in the traditional space of the public school, expanding the vocation for the development of cognitive, psychoaffective, philosophical and participatory skills as pedagogical practices formal education, such as, in full communal living, incorporating the beyond-wall of the school building, establishing dialogues and connections of non-formal education processes with the territory. This research intends to understand these experiences that stood out as integral education proposals that, by broadening the horizons and the learning dimension, enabled new processes for formation in society. Given the dimension that the object of the research provides, the textual structure took place analytically, in theoretical references, and was divided in three chapters in which the concept of progressive integral education defended by Anísio Teixeira, from the decade of 30 with, The Manifesto of the New Education Pioneers, for Brazilian education; Innovative Experiences in Educational Spaces and Society and Education in the 21st Century. The research provided an extension of the conceptual and historical knowledge of these experiences, which in the contemporary field allows us to establish connections that show the importance of the rescue and the deepening of this current of thought, in the relation between education and city as an educational territory so that in this relation these democratic places, be appropriated by the community as places that offer access to public equipment for leisure, culture, knowledge, learning and coexistence.
Palavras-chave
Educação SocialTerritórios Educativos
Ocupação Escolar
Educação Integral.
Social Education
Educational Territories
School Occupation
Integral Education.