Arco Metropolitano do Rio de Janeiro: especificidades do capitalismo dependente na constituição de grandes projetos urbanos
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Autor
Campos, Gustavo Henrique de Lima
Orientador
Silva, Jonathas Magalhaes Pereira daData de publicação
18/12/2018Tipo de conteúdo
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O Arco Metropolitano é uma infraestrutura rodoviária em estudo desde a década de 70, pensado como fator de desenvolvimento socioeconômico para o Estado do Rio de Janeiro e, consequentemente, para as demais escalas nacionais. No projeto inicial previa-se a interconexão de nove municípios da Baixada Fluminense inseridos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ). A obra foi apresentada como etapa essencial ao desenvolvimento da estrutura viária do Estado, sendo essa sua concepção física e discursiva, articulando objetivos próprios e crescentes expectativas. Já na nova concepção da rodovia, com extensão de 145Km, a logística de escoamento de insumos e produtos industriais passa a ser a principal finalidade da rodovia. Considera-se sumariamente a ligação entre dois polos econômico, por um lado o Complexo Petroquímico da Petrobrás (COMPERJ), leste da Baía Guanabara, e de outro o Porto de Itaguaí, a oeste na Baía de Sepetiba. Desta forma, o Arco Metropolitano compele averiguação para compreender sua relação entre objetos e eventos, tendo como principal questionamento ha que agentes serviu a transformação da paisagem ocorrida. Cabe a pergunta: a ação foi marcada pelo querer dominante de determinados grupos ou pela absorção das demandas dos entes federativos locais? The Metropolitan Arch is a road infrastructure under study since the 1970s. The highway was conceived as a factor of socioeconomic development for the State of Rio de Janeiro and, consequently, for the other national scales. In the initial project, it was foreseen the interconnection of nine municipalities of the Baixada Fluminense inserted in the Metropolitan Region of Rio de Janeiro (RMRJ). The work was presented by the state government as an essential step in the development of the state road structure, which is its physical and discursive conception, articulating its own goals and increasing expectations. The new highway concept, with an extension of 145 km, is part of a new logic where the logistics of transportation of industrial inputs and products becomes the main purpose of the highway. The link between two economic poles is summarily considered: on the one hand the Petrobrás Petrochemical Complex (COMPERJ), east of Guanabara Bay and, on the other, the Port of Itaguaí - west on Sepetiba Bay. In this way, the Metropolitan Arch compels investigation to understand its relation between objects and events, having as main questioning: to what agents have served the transformation of the landscape occurred. The question is: was the action marked by the dominant will of certain groups or the absorption of the demands of the local federative entities?
Palavras-chave
Arco Metropolitano do Rio de JaneiroGrandes Projetos Urbanos
Capitalismo associado
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Architecture.