dc.description.abstract | Esta pesquisa versa sobre a festa da Cavalaria Antoniana que acontece anualmente no mês de junho, na cidade de Jaguariúna-SP, entendida como expressão típica do catolicismo popular no interior paulista. Constitui-se como trabalho de Ciências da Religião, com enfoque sociológico no tratamento do objeto, mas de caráter interdisciplinar, dialogando com outras disciplinas, sobretudo a História e a Antropologia. A pesquisa baseou-se em revisão de bibliografia especializada partindo de obras de autores que trabalham a temática do catolicismo popular. Por outro lado, utilizou-se da observação e da participação indireta no planejamento e execução do evento durante os anos de 2014 e 2015. O trabalho tem por objetivo compreender as transformações que ocorreram com essa tradição e entender de que maneira ela sobreviveu e se sustenta dentro de um contexto social, secularizado, atraindo milhares de participantes. No primeiro capítulo, faz-se uma revisão histórica sobre a formação das características do catolicismo popular no Brasil. Em seguida, no segundo capítulo, identifica-se que, por conta do desenvolvimento da modernidade secular, a Igreja Católica procurou reagir através da elaboração de um projeto de reforma e padronização da experiência religiosa, no contexto brasileiro, conhecido como romanização. Este por sua vez serviu para distanciar e fortalecer as práticas do catolicismo popular em órbita própria e paralela à oficial. O terceiro capítulo focou no surgimento da Cavalaria, entendo-a como uma expressão própria de catolicismo popular e que logo foi suspensa pela autoridade religiosa da localidade. No último capítulo, verificou-se que, após sua suspensão, houve o fortalecimento da tradição. Mais tarde, acontece o retorno da Cavalaria que, sofrendo novamente interferências externas dessa pretensa sociedade secularizada, passa por outro processo de transformação, reconfigurando a experiência religiosa da qual é portadora, chegando ao formato que conserva até os dias de hoje. A pesquisa entende que, hoje, a Cavalaria não tem a preocupação de garantir práticas tradicionais de expressão de crença, mas, ao contrário, dá liberdade para que os participantes expressem a devoção a Santo Antônio, cada um a seu modo. No fundo, ela se caracteriza muito mais pela oferta da aparência do que propriamente pela experiência de práticas devocionais. O evento em si pode conter essa dimensão religiosa sem, contudo, sentir-se obrigado a propiciar mediações para sua prática, pelo menos, naquele formato tradicional que se praticou até sua total transformação. | |
dc.description.abstract | The " Cult of the Princesses" by the pastor Sarah Sheeva and the tv program "Shielded Marriage" by the journalist Cristiane Cardoso raise questions about female empowerment, it's relationship with the liquid modernity, the media and the the conceptualization of weberian charismatic domination, thinking about the importance of the gender discussion on the religious field, an urgent and needed step. According to this, this dissertation tries to understand the the phenomenon of the charismatic domination of female religious leaders that use the media resources and which are the reason of this acceptance in a time that a revolution in gender relationships have been implemented mainly inside the religious field. In terms of research methodology, it was used a sociological analysis from videos available on their youtube channels, with the general goal to understand the acceptance of a conservative religious speech delivered by social medias. It was concluded that inside the liquid modernity proposed by Zygmunt Bauman, the agreement with the retrograde message, enunciated by two women by the media is accepted, because it proposes a kind of "confort", "safety" to the the ephemeral relations of this society. Contributing to interpret this religious phenomenon that makes pseudo female empowerment throught the binominal of modernity versus tradition. | |