Critérios de inserção do discurso religioso na esfera pública, no contexto das democracias pós-seculares, segundo Jürgen Habermas
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Concepts for insertion of religious discourse in the public sphere, in the post-secular democracies context, according to Jürgen HabermasAutor
Vasconcellos, Diego Inácio Fernandes
Orientador
Barros, Douglas FerreiraData de publicação
21/02/2017Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
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A dissertação apresenta um exame do conceito de esfera pública e sua relação com o discurso fundamentado das confissões religiosas, desde a perspectiva do filósofo Jürgen Habermas, em um contexto pós-secular. No primeiro capítulo, procura-se reconstruir o conceito de esfera pública e sua importância para o Estado democrático de direito. Argumenta-se em favor de um conceito de esfera pública que atenda as demandas do Estado liberal pós-secular, aberto às perspectivas confessionais, porém sem delas prescindir. Busca-se, no segundo capítulo, identificar algumas peculiaridades do discurso religioso que o permitem figurar entre as vozes que compõem a pluralidade, em contraposição àquelas outras que o tornam inviáveis em contextos públicos. O terceiro capítulo procura explicitar alguns critérios que servem de orientação para a validação das perspectivas religiosas quando inseridas na esfera pública. Por fim, pretende-se considerar o processo secular / pós-secular que implica no reposicionamento da religião perante as esferas da vida e do sistema. Argumenta-se que o deslocamento do eixo de valores, proporcionado pela virada antropológica defendida pela tradição Iluminista, deixou em aberto a questão da religião para o indivíduo, cuja revalorização alcança os tempos de hoje. Taking as reading key the religious mysticism of William James, author of “The varieties of religious experience”, let's approach and compare the Plotinus‟ mystic with the religious experience of Augustine Cassiciacum. The path we have taken to achieve our goal requires four different moments. At first, we will talk about mysticism, mystic and religious experience (in general), and then we will discuss the religious mysticism of William James. In the second, we will draw a neo-platonism and Plotinus draft, to position it to plotinian mystic. In the third, we will deal with the religious experience of Augustine Cassiciacum, from a contextualized study of Cassiciacum Dialogues. In the fourth, we find that the characteristics of religious mysticism of William James can make out in the Plotinus‟ mystic and religious experience of Augustine Cassiciacum. We want to know if there are, and what are the similarities and differences between the mystical experience of Plotinus and the religious experience of Augustine Cassiciacum, and what kind of influence the experience of Plotinus would have had on the religious experience of Augustine Cassiciacum
Palavras-chave
Esfera públicaPós-secularização
Habermas.
Public context
Post-secular context
Habermas.