dc.contributor.advisor | Silva, Tarcisio Torres | |
dc.contributor.author | Lima, Sâmela de Carvalho | |
dc.date.accessioned | 2022-02-18T19:56:35Z | |
dc.date.available | 2022-02-18T19:56:35Z | |
dc.date.issued | 2020-06-09 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16343 | |
dc.description.abstract | A presente dissertação analisa a prática das narrativas transmídia com base nos elementos conceituais identificados através da revisão bibliográfica de Henry Jenkins e Carlos Alberto Scolari. O objeto de análise é o universo ficcional desenvolvido pela Marvel Entertainment, com recorte nas produções cinemáticas entre 2008 e 2018. A estratégia presente no Universo Cinemático da Marvel na criação de uma rede transmídia de produções proporciona uma oportunidade de observação dos elementos que permitem essa realização através das personagens originárias dos quadrinhos e que são representadas nos longas-metragens, curtas-metragens e séries de televisão. Para isso, selecionamos as personagens que aparecem em mais títulos do Universo Cinemático da Marvel nesse período, Phil Coulson e Peggy Carter. Em seguida, aplicamos a análise de conteúdo para observar essas personagens e suas contribuições para a construção transmídia. | |
dc.description.abstract | This dissertation analyzes the practices of transmedia storytelling based on the conceptual elements identified through the literature review of Henry Jenkins and Carlos Alberto Scolari. The object of this analysis is the fictional universe developed by Marvel Entertainment, focusing in cinematic productions between the years 2008 and 2018. The strategy applied in Marvel's Cinematic Universe for the creation of a transmedia network of productions provides an opportunity to observe the elements that allow this realization through the characters from the comics that are transferred to feature films, short films and television series. For this purpose, we selected the characters that appear more often in Marvel Cinematic Universe titles during that period, Phil Coulson and Peggy Carter. Then, we applied content analysis to observe these characters and their contributions to transmedia construction. | |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | PUC-Campinas | |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Convergência | |
dc.subject | Transmídia | |
dc.subject | Personagem | |
dc.subject | Marvel | |
dc.subject | Narrativa | |
dc.subject | Convergence | |
dc.subject | Transmedia | |
dc.subject | Character | |
dc.subject | Marvel | |
dc.subject | Storytelling | |
dc.title | Convergência e transmídia: uma análise do universo cinemático da Marvel | |
dc.type | Dissertação | |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas | |
dc.identifier.lattes | 1062521188672829 | |
puc.advisorLattes | 3425631891607984 | |
puc.referee | Sangion, Juliana | |
puc.referee | Tonus, Mirna | |
puc.refereeLattes | 3588856819976425 | |
puc.refereeLattes | 7780938514523815 | |
puc.center | CLC – Centro de Linguagem e Comunicação | |
puc.undergraduateProgram | Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte | |