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dc.contributor.advisorAndrade, Eliane Righi de
dc.contributor.authorZaccarelli, Christina de Toledo
dc.date.accessioned2022-02-18T19:56:35Z
dc.date.available2022-02-18T19:56:35Z
dc.date.issued2018-02-21
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16350
dc.description.sponsorshipEste trabalho, inscrito no mestrado interdisciplinar LIMIAR – Linguagens, mídia e arte – pretende compreender o significado das ocupações estudantis de novembro de 2015 em São Paulo através de três pilares: a análise discursiva sobre o episódio, a partir de referências teóricas como Foucault e Derrida, o estudo do enfoque da mídia, a partir de Chomsky, e a análise de material produzido pelos estudantes, a partir de Canevacci, para que, através do método rizomático que tem na cartografia de Deleuze e Guattari seu principal instrumento, possa-se compreender a questão das ocupações por diferentes olhares e perspectivas. Espera-se trazer reflexões sobre a memória dos movimentos estudantis, bem como a maneira pela qual foi construída a memória discursiva das ocupações – atravessada, legitimada e ressignificada pelo discurso das mídias. Busca-se, ainda, refletir se é possível pensar nas ocupações como acontecimento, a partir de Foucault e Derrida, a fim de entender os efeitos de sentido que estas manifestações produziram para a construção da memória sobre os movimentos estudantis na história, em suas diferenças e similaridades.
dc.description.sponsorshipThis work enrolled in the interdisciplinary master LIMIAR – Languages, media and arts – aims to understand the meaning of the November 2015 student occupations in São Paulo, through three pillars: the discursive analysis of the episode, from theoretical references such as Foucault and Derrida, the study of media based on Chomsky, and the analysis of materials produced by students, brought up by Canevacci, so that through the cartography method of Deleuze and Guattari, we can understand the issue of occupations from different views and perspectives. We expect to bring reflections on the memory of the student movement and the way discursive memory of occupations has been built – crossed, legitimized and re-signified by the discourse of the media. We also hope to bring reflections if it is possible to think of occupations as an event, from Foucault’s and Derrida’s viewpoint, in order to understand the effects of meaning that these events produced on the construction of the memory of the student movements in History, their differences and similarities.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectStudents movements; Occupy; Language; Media; Art.
dc.titleOcupar, resistir e conquistar! : as ocupações secundaristas de 2015 e possíveis efeitos de sentido
dc.title.alternativeMovimentos estudantis; Ocupações; Linguagem; Mídia; Arte.
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes2238016660613486
puc.advisorLattes4261757516548164
puc.refereeAmarante, Maria de Fátima Silva
puc.refereeCarmagnani, Anna Maria Grammatico
puc.refereeLattes7142405939654807
puc.refereeLattes8898720522857304
puc.centerCLC – Centro de Linguagem e Comunicação
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte


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