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dc.contributor.advisorDellazzana-Zanon, Letícia Lovato
dc.contributor.authorSilva, Carlos Henrique Ferreira da
dc.date.accessioned2022-04-05T14:05:32Z
dc.date.available2022-04-05T14:05:32Z
dc.date.issued2022-02-24
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16504
dc.description.abstractO projeto de vida é compreendido como um conjunto de metas, estabelecidas pelo sujeito, que serão desenvolvidas no decorrer de sua vida e lhe concedem sentido à vida. Estudos internacionais têm se dedicado a investigar as crenças e ideias de professores sobre projeto de vida e como eles podem auxiliar na construção de um projeto de vida. Contudo, apesar da constatação de que é importante que o professor: (a) tenha um projeto de vida; e (b) compreenda seu papel central na construção dos projetos de vida de seus alunos, poucos estudos nacionais buscaram conhecer o projeto de vida dos professores brasileiros e suas concepções sobre projeto de vida. As últimas alterações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e da Base Nacional Comum Curricular determinaram que a temática projeto de vida fosse inserida na Ensino Fundamental II e Médio a partir de 2020. Por isso, o Governo do Estado de São Paulo incluiu o projeto de vida como componente curricular. O objetivo deste estudo consistiu em conhecer as concepções de projeto de vida de alguns professores de escolas estaduais que lecionam o componente curricular Projeto de Vida. Pretendeu-se conhecer (a) a experiência de lecionar projeto de vida durante a implementação do Inova Educação e (b) se esses professores têm um projeto de vida. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório. Participaram do estudo sete professoras que lecionavam o componente Projeto de Vida em duas escolas públicas, de grande porte, de uma cidade do interior do estado de São Paulo, escolhida por conveniência. Foram utilizados o Questionário de Dados Sociodemográficos e o Protocolo de Entrevista Semiestruturada para Projeto de Vida de Professores, elaborados para este estudo. As professoras foram entrevistadas individualmente, on-line, e as entrevistas foram gravadas em áudio e vídeo. Os dados foram analisados por meio de análise temática. Foi seguido o Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research (COREQ) para assegurar a qualidade da pesquisa qualitativa. Os resultados indicaram que as concepções das professoras sobre projeto de vida contemplaram dimensões do projeto de vida. Porém, tal dimensão foi contemplada quando as participantes foram questionadas sobre o projeto de vida delas. Foi possível conhecer a experiência das professoras de lecionar o componente Projeto de Vida, por meio do Inova Educação, e identificar possibilidades, desafios e contradições em relação a esse componente. Constatou-se que todas as professoras afirmaram ter um projeto de vida e que a docência fazia parte do projeto de vida da maioria delas. Assim, indica-se que, apesar das contradições da implementação do componente, da precarização do curso de formação oferecido pelo Governo do Estado de São Paulo e de como a maioria das professoras escolheu lecionar Projeto de Vida pela necessidade de complementação de carga horária, o fato de a docência ser parte do projeto de vida delas torna essa tarefa mais significativa do ponto de vista do projeto de vida mais amplo delas. Portanto, são imprescindíveis formações, tanto nos cursos de licenciatura quanto em ações de formação continuada, para que os professores possam lecionar o componente Projeto de Vida na Educação Básica. Defende-se que a perspectiva formação que se propõe é pautada na reflexão, na troca entre os pares e na autoavaliação pelos docentes para a construção de um projeto coletivo da escola para o componente Projeto de Vida.pt_BR
dc.description.abstractLife purpose is understood as a set of goals, established by the subject, which will be developed throughout his life and give him meaning to life. International studies have been dedicated to investigating the beliefs and ideas of undergraduate students and teachers about life purpose and how they can help in the construction of a life purpose. However, despite the finding that it is important that the teacher: (a) has a life purpose; and (b) understand their central role in the construction of their students' purposes in life, few national studies have sought to know the life purpose of Brazilian teachers and their conceptions about life purpose. The latest amendments to the Law of Guidelines and Bases for Education and the National Common Curricular Base determined that the life purpose theme should be inserted in Elementary School II and Secondary from 2020. Therefore, the Government of the State of São Paulo included the project of life as a curricular component. The objective of this study was to know the conceptions of life project of some teachers from state schools who teach the curricular component Life Purpose. It was intended to know (a) the experience of teaching Life Purpose during the implementation of Inova Educação and (b) if these teachers have a life purpose. A qualitative, exploratory research was carried out. The study included 7 teachers who taught the Life Purpose component in two large public schools in a city in the interior of the state of São Paulo, chosen for convenience. The Sociodemographic Data Questionnaire and the Semi-structured Interview Protocol for Teachers' Life Purpose, developed for this study, were used. The teachers were interviewed individually, online, and the interviews were recorded in audio and video. Data were analyzed using thematic analysis. The Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research (COREQ) was followed to ensure the quality of qualitative research. The results indicated that the teachers' conceptions about life project contemplated dimensions of the life purpose. However, this dimension was considered when the participants were asked about their life purpose. It was possible to know the teachers' experience of teaching the Life Purpose component, through Inova Educação, and to identify possibilities, challenges and contradictions in relation to this component. It was found that all teachers claimed to have a life purpose and that teaching was part of the life purpose of most of them. Thus, it is indicated that, despite the contradictions in the implementation of the component, the precariousness of the training course offered by the Government of the State of São Paulo and the fact that most teachers chose to teach Life Purpose due to the need to complement the workload, the fact that teaching being part of their life purpose makes this task more meaningful from the point of view of their broader life purpose. Therefore, training is essential, both in undergraduate courses and in continuing education actions, so that teachers can teach the Life purpose component in Basic Education. It is argued that the proposed training perspective is based on reflection, exchange between peers and self-assessment by teachers for the construction of a collective school project for the Life purpose component.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectProjeto de vidapt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectEnsino públicopt_BR
dc.subjectLife purposept_BR
dc.subjectTeaching workpt_BR
dc.subjectPublic educationpt_BR
dc.titleConcepções de professoras da escola pública sobre projeto de vida: um estudo exploratóriopt_BR
dc.title.alternativePublic School Teachers' Conceptions on Life Purpose: an exploratory studypt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes2481241254762251pt_BR
puc.advisorLattes7738167015455111pt_BR
puc.refereeTassoni, Elvira Cristina Martins
puc.refereeAraújo, Valéria Amorim Arantes de
puc.refereeLattes7025380679558216pt_BR
puc.refereeLattes4829571618312243pt_BR
puc.centerCentro de Ciências da Vida (CCV)pt_BR
puc.graduateProgramPsicologiapt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


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