dc.contributor.advisor | Souza, Vera Lucia Trevisan de | |
dc.contributor.author | Medeiros, Fernanda Pereira | |
dc.date.accessioned | 2022-04-05T14:21:54Z | |
dc.date.available | 2022-04-05T14:21:54Z | |
dc.date.issued | 2022-02-15 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16505 | |
dc.description.abstract | Considerando a gestão escolar como instância que exerce papel fundamental na promoção
dos processos escolares e organização da escola, esta pesquisa investiga as contribuições da
Psicologia às ações gestoras, sobretudo àquelas que se voltam à promoção do
desenvolvimento e da aprendizagem dos estudantes e profissionais. Partimos da
compreensão de que a reflexão sobre o papel da gestão na escola, quando impulsionada pela
arte em sua potência para afetar os sujeitos e favorecer a configuração de novos sentidos,
mobiliza o engajamento dos gestores na avaliação de suas ações e pode favorecer a
proposição de práticas colaborativas e coletivas capazes de melhor qualificarem os
processos de desenvolvimento, ensino e aprendizagem dos sujeitos. Tem por objetivo,
portanto, fomentar a reflexão da equipe gestora sobre suas práticas como meio de expandir a
compreensão das relações que empreendem. As informações que compõem esta pesquisa
foram construídas por meio de 11 encontros reflexivos de duas horas cada, com a equipe
gestora – uma diretora, duas vice-diretoras e dois professores coordenadores pedagógicos –
de uma escola pública estadual localizada na periferia de uma grande cidade do interior de
São Paulo. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os participantes a
fim de aprofundar algumas compreensões. Os encontros e as entrevistas foram gravados em
áudio e transcritos para compor a análise nos diários de campo elaborados pela pesquisadora
entre 2018 e 2021. Assumimos, nesta pesquisa-intervenção, o método dialético defendido
por Vigotski a partir dos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural. Portanto, para
análise adotou-se o levantamento de expressões com significação que remetiam às práticas
gestoras e suas relações com os fazeres da escola, os professores, os alunos, os pais e o
sistema de ensino. Dentre as categorias que emergiram, destacam-se: as significações que
circulam nas práticas gestoras e o lugar dos afetos na construção das significações; a ação da
Psicologia escolar na gestão como promotora de reflexões e construção do coletivocolaborativo; e a vivência da equipe gestora na pandemia, novos desafios e afetos
ressignificados. Como resultados, observou-se a prevalência de afetos negativos nas relações
gestoras, relações que se constituem como núcleo mediador que favorece a manutenção de
práticas autoritárias e impede o avanço a modos de funcionamento coletivo-colaborativo que
se configura como capaz de construir mudanças na e com a comunidade escolar. Essa
característica se intensificou na pandemia, quando os gestores se sentiram isolados e sem
apoio para enfrentar os novos desafios impostos à escola. Evidenciou-se, assim, a urgência
de políticas que apoiem as ações desses profissionais, essenciais ao desenvolvimento das
práticas escolares e responsáveis por fazer viver o ensino e a aprendizagem nas escolas. Por
fim, a ação da Psicologia, enquanto prática que se volta ao sujeito inserido em seu contexto
social e histórico, voltada à promoção da expressão de seus afetos, concepções e
pensamentos e favorecendo a reflexão pela potência das materialidades artísticas em tocar o
sujeito, parece se constituir como ação potente na transformação da gestão e da escola. | pt_BR |
dc.description.abstract | Considering school management as an instance that plays a fundamental role in promoting
school processes and school organization, this research investigates the contributions of
Psychology to managerial actions, especially those aimed at promoting the development and
learning of students and professionals. We start from the idea that the reflection on the role
of management at school, when driven by art in its power to affect subjects and favor the
configuration of new meanings, mobilizes the engagement of managers in the evaluation of
their actions and can favor the proposition of collaborative and collective practices capable
of better qualifying the subjects' development, teaching and learning processes. Its objective,
therefore, is to encourage the management team's reflection on their practices, as a means of
expanding their understanding of the relationships they undertake. The information that
makes up this research was built through 11 reflective meetings of two hours each, with the
management team - a principal, two vice-principals and two pedagogical coordinator
teachers, from a state public school located on the outskirts of a large city in the interior of
São Paulo. Semi-structured interviews were also carried out with the participants in order to
deepen some understandings. The meetings and interviews were audio-recorded and
transcribed to compose the analysis with the field diaries prepared by the researcher between
2018 and 2021. In this research-intervention, we assumed the dialectical method defended
by Vigotski from the assumptions of Historical-Cultural Psychology and, therefore, for
analysis, a survey of meaningful expressions that referred to management practices and their
relationships with the school's actions, teachers, students, parents and the education system
was adopted. Among the categories that emerged, the meanings that circulate in
management practices and the place of affects in the construction of meanings stand out; the
action of school psychology in management as a promoter of reflection and construction of
the collective-collaborative; and the experience of the management team in the pandemic,
new challenges and new meanings. As a result, the prevalence of negative affects in
managerial relationships was observed; relationships that constitute a mediating nucleus that
favors the maintenance of authoritarian practices and impedes the advancement of
collective-collaborative modes of functioning that are configured as capable of building
changes in and with the school community. This characteristic was intensified in the
pandemic, when managers felt isolated and without support to face the new challenges
imposed on the school. Thus, the urgency of policies that support the actions of these
professionals, essential to the development of school practices and responsible for making
teaching and learning live in schools, became evident. And, the action of Psychology, as a
practice that turns to the subject inserted in their social and historical context, aimed at
promoting the expression of their affections, conceptions and thoughts, and favoring
reflection by the power of artistic materialities in touching the subject, it seems constitute
itself as a powerful action in the transformation of management and the school. | pt_BR |
dc.description.abstract | Considerando la gestión escolar como una instancia que juega un papel fundamental en la
promoción de los procesos escolares y la organización escolar, esta investigación indaga los
aportes de la Psicología a las acciones gerenciales, especialmente aquellas dirigidas a
promover el desarrollo y aprendizaje de estudiantes y profesionales. Partimos de la idea de
que la reflexión sobre el papel de la gestión en la escuela, impulsada por el arte en su poder
de afectar a los sujetos y favorecer la configuración de nuevos significados, moviliza el
compromiso de los directivos en la evaluación de sus acciones y puede favorecer la
propuesta. de prácticas colaborativas y colectivas capaces de calificar mejor los procesos de
desarrollo, enseñanza y aprendizaje de las asignaturas. Su objetivo, por tanto, es fomentar la
reflexión del equipo directivo sobre sus prácticas, como medio para ampliar su comprensión
de las relaciones que entablan. La información que conforma esta investigación se construyó
a través de 11 reuniones reflexivas de dos horas cada una, con el equipo directivo, un
director, dos subdirectores y dos docentes coordinadores pedagógicos, de una escuela
pública estatal ubicada en las afueras de una gran ciudad de el interior de São Paulo.
También se realizaron entrevistas semiestructuradas con los participantes con el fin de
profundizar algunos entendimientos. Las reuniones y entrevistas fueron grabadas en audio y
transcritas para componer el análisis con los diarios de campo elaborados por el investigador
entre 2018 y 2021. En esta investigación-intervención asumimos el método dialéctico
defendido por Vigotski a partir de los supuestos de la Psicología Histórico-Cultural y por lo
tanto, para el análisis se adoptó una encuesta de expresiones significativas que se referían a
las prácticas de gestión y sus relaciones con las acciones de la escuela, los docentes, los
estudiantes, los padres y el sistema educativo. Entre las categorías que surgieron, destacan
los significados que circulan en las prácticas de gestión y el lugar de los afectos en la
construcción de significados; la acción de la psicología escolar en la gestión como
promotora de la reflexión y construcción del colectivo-colaborativo; y la experiencia del
equipo directivo en la pandemia, nuevos desafíos y nuevos significados. Como resultado, se
observó la prevalencia de afectos negativos en las relaciones gerenciales; relaciones que
constituyen un núcleo mediador que favorece el mantenimiento de prácticas autoritarias e
impide el avance de modos de funcionamiento colectivo-colaborativo que se configuran
como capaces de construir cambios en y con la comunidad escolar. Esta característica se
intensificó en la pandemia, cuando los directivos se sintieron aislados y sin apoyo para
afrontar los nuevos retos impuestos a la escuela. Así, se hizo evidente la urgencia de
políticas que apoyen la actuación de estos profesionales, fundamentales para el desarrollo de
las prácticas escolares y responsables de hacer vivir la enseñanza y el aprendizaje en las
escuelas. Y, la acción de la Psicología, como práctica que vuelve al sujeto inserto en su
contexto social e histórico, orientada a promover la expresión de sus afectos, concepciones y
pensamientos, y favorecer la reflexión por el poder de las materialidades artísticas en tocar
al sujeto, parece constituirse como una acción poderosa en la transformación de la gestión y
la escuela. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Psicologia escolar | pt_BR |
dc.subject | Afetos | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Psicologia histórico-cultural. | pt_BR |
dc.subject | School psychology | pt_BR |
dc.subject | Affections | pt_BR |
dc.subject | School management | pt_BR |
dc.subject | Cultural-historical psychology | pt_BR |
dc.subject | csicología escolar | pt_BR |
dc.subject | Afectos | pt_BR |
dc.subject | Gestión escolar | pt_BR |
dc.subject | Psicología histórico-cultural | pt_BR |
dc.title | A escola como promotora de desenvolvimento humano: contribuições da psicologia à gestão escolar | pt_BR |
dc.title.alternative | The school as a promoter of human development: Psychology contributions to school management | pt_BR |
dc.title.alternative | La escuela como promotora del desarrollo humano: aportes de la psicología a la gestión escolar | pt_BR |
dc.type | Tese de doutorado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 7462131103237286 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 6876954243774464 | pt_BR |
puc.referee | Oliveira, Wanderlei Abadio de | |
puc.referee | Guzzo, Raquel Souza Lobo | |
puc.referee | Sawaia, Bader Burihan | |
puc.referee | Placco, Vera Maria Nigro de Souza | |
puc.refereeLattes | 5455601415853420 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 8863163152848405 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 0549152788983892 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 4292131898988204 | pt_BR |
puc.center | Centro de Ciências da Vida (CCV) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Psicologia | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |