Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMessias, João Carlos Caselli
dc.contributor.advisorCrochick, José Leon
dc.contributor.authorTedeschi, Eduardo Henrique
dc.date.accessioned2022-04-06T15:45:42Z
dc.date.available2022-04-06T15:45:42Z
dc.date.issued2022-02-17
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16531
dc.description.abstractNas últimas décadas o tema da inclusão de pessoas com deficiência intelectual vem ganhando destaque devido ao advento de metodologias sociais como o Emprego Apoiado e, por isso, novas demandas com relação a serviços públicos, suporte institucional e familiar surgiram. Portanto, este estudo objetivou ampliar a compreensão das concepções que pais possuem a respeito da carreira profissional de seus filhos com deficiência intelectual. A pesquisa, de caráter qualitativo exploratório, amparou-se na fenomenologia de Edmund Husserl. Participaram 20 familiares, mães e pais de pessoas com deficiência intelectual de diferentes faixas etárias. Foram elaboradas narrativas compreensivas a partir de encontros dialógicos a fim de apreender as experiências vividas pelos participantes em relação aos seus parentes com deficiência intelectual e validadas num segundo encontro. Após isso, uma Narrativa Síntese foi redigida e, a partir da qual, identificados quatro eixos estruturantes: (1) condições estruturais que impactam a inclusão; (2) percepções e sentimentos a respeito da DI; (3) inclusão: uma corrida de obstáculos permanentes; (4) protagonismo familiar. Esses tópicos foram discutidos à luz de teorias que abordam a deficiência intelectual, o paradigma dos estigmas e a Teoria de Justificação do Sistema. Foi possível averiguar barreiras sociais que dificultam a inclusão, atitudes dos pais que legitimam e reforçam a existência de estigmas e estereótipos e limitam a inclusão laboral das pessoas com deficiência intelectual, a inclusão no trabalho como oportunidade de emancipação desses familiares e seus filhos, e a possibilidade de o protagonismo dos pais dificultar o processo de independência dos filhos. Concluiu-se ressaltando, assim, a necessidade de orientação desses familiares para um novo olhar a respeito da condição vividas por seus filhos e da criação de políticas públicas em prol de uma sociedade mais inclusivapt_BR
dc.description.abstractIn the last decades, the topic ‘inclusion of people with intellectual disability’ has become more prominent due to the creation of new social systems, such as Emprego Apoiado (supported employment) and, therefore, new demands concerning public services and institutional and familiar support have arisen. As such, this study aimed to amplify the comprehension of the conceptions which parents have about their intellectually disabled children´s professional careers. This qualitative exploratory research is ground on Edmund Husserl’s phenomenology. Twenty family members took part, being fathers and mothers of people with intellectual disability of different age groups. Comprehensive narratives were elaborated from dialogical encounters in order to apprehend the experiences lived by the participants in relation to their intellectually disabled relatives and were validated in a second encounter. After that, a Narrative Synthesis was written and, from there, 4 structuring axes were identified: (1) structural conditions which impact on the inclusion; (2) perceptions and feelings towards intellectual disability; (3) inclusion: a permanent obstacle race; (4) family’s protagonism. These topics have been discussed in light of theories which approach intellectual disability, the paradigm of stigma and the Theory of System Justification. It was possible to investigate social barriers which make inclusion difficult; parents’ attitudes which confirm and reinforce the existence of stigmas and stereotypes and limit the labour inclusion of individuals with intellectual disability; inclusion at work as an opportunity for the emancipation of the family members and their children; and the possibility that the parents’ protagonism makes the children´s independence process more difficult. We concluded this paper highlighting the necessity of orientation for those family members to have a fresh look at the conditions lived by their children and the creation of public policies in favour of a more inclusive society.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.description.sponsorshipPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectPessoa com deficiência intelectualpt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectPsychologypt_BR
dc.subjectPerson with intellectual disabilitypt_BR
dc.subjectFamilypt_BR
dc.subjectWorkpt_BR
dc.subjectPhenomenologypt_BR
dc.titleA pessoa com deficiência intelectual e o trabalho: um estudo sobre vivências de paispt_BR
dc.title.alternativeA person with intellectual disability and the workforce: a study on parents’ life experiencept_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes5449506888050835pt_BR
puc.advisorLattes7861317602243394pt_BR
puc.advisorLattes5516424346600815pt_BR
puc.refereeCury, Vera Engler
puc.refereeLattes3414308343809480pt_BR
puc.centerCentro de Ciências da Vida (CCV)pt_BR
puc.graduateProgramPsicologiapt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples