dc.contributor.advisor | Farah, Ana Paula | |
dc.contributor.author | Simon, Laura Panetto | |
dc.date.accessioned | 2022-04-07T14:04:11Z | |
dc.date.available | 2022-04-07T14:04:11Z | |
dc.date.issued | 2022-02-25 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16536 | |
dc.description.abstract | A contemporaneidade é marcada por inúmeras adversidades, entre elas a
desigualdade social que se materializa nos espaços de nossas cidades e influenciam
decisivamente na ocupação do território. As urbes estão cada vez mais polarizadas,
e como desdobramentos temos inúmeros problemas relacionados à violência,
pobreza e degradação do meio ambiente. Para isso, planejamento, intervenções e
requalificações devem ser priorizados para que processos sustentáveis se
potencializem e sejam precursores deste crescimento desenfreado que atingiu as
cidades brasileiras nas últimas décadas do século XX e início do século XXI. Com
isso, o Plano Diretor torna-se uma ferramenta crucial para estabelecer critérios e
diretrizes de ordenamento territorial, que em condições ideais deveria evitar a
especulação imobiliária e distribuir, da melhor forma possível, os recursos disponíveis
para o pleno desenvolvimento urbano. Contudo, para lidar com todas essas
vicissitudes, foi fundada, em 1990, a Associação Internacional das Cidades
Educadoras (AICE) com o propósito de estabelecer princípios que orientem as
cidades signatárias a se tornarem mais educadoras, com a finalidade de melhorar a
qualidade de vida de sua população e tornar-se o mais democrática possível. Vale
ressaltar que no território brasileiro, o Plano Diretor ganha nova visibilidade com a
Constituição Federal de 1988 e com o Estatuto da Cidade em 2001, que propõem
diretrizes inovadoras para a produção da cidade e possibilitam a inserção de princípios
educadores visando melhores condições de vida urbana, quando se apregoa a função
social da cidade. Assim, revela que a cidade é reconhecida como um organismo vivo
provido de potenciais de todas as nuances, especialmente as educadoras que se
efetivam, através das práticas de convivência urbana e das tipologias espaciais que,
historicamente, foram pouco considerados nas concepções de partidos urbanísticos,
nas políticas públicas e nos processos de planejamento, quando se trata do espaço.
Para o entendimento dessa interface - as Cidades Educadoras e o Plano Diretor -
nesta pesquisa houve o estudo pormenorizado dos conceitos elaborados pela
Associação Internacional das Cidades Educadoras, Estatuto da Cidade, Constituição
de 1988, como também o instrumento jurídico vinculado ao aparato legal brasileiro
sobre o território, análises de planos diretores, buscando verificar a aplicabilidade ou
não dessas concepções, em uma abordagem dialética da teoria aplicada num objeto empírico – o Plano Diretor da cidade de São João da Boa Vista/SP. Portanto, a
pesquisa pretendeu enfatizar a importância de um Plano Diretor bem estruturado
frente aos problemas urbanos, como uma ferramenta que visa a produção de espaços
igualitários e de qualidade, que incita o processo de urbanidade, de desenvolvimento
socioeconômico e de gestão democrática da cidade. | pt_BR |
dc.description.abstract | Contemporaneity is marked by countless adversities, among them the social inequality
that materializes in the spaces of our cities and have a decisive influence on the
occupation of the territory. The urbes are increasingly polarized and as unfoldings we
have numerous problems related to violence, poverty and environmental degradation.
For that ending, planning, interventions and requalifications must be prioritized so that
sustainable processes are potentiated and precursors of this rampant growth that hit
Brazilian cities in the last decades of the 20th century and the beginning of the 21st
century. To do so, the Master Plan becomes a crucial tool for establishing territorial
planning criteria and guidelines, which under ideal conditions should to avoid real
estate speculation and distribute, in the best possible way, the resources available for
full urban development. However, in order to deal with all these vicissitudes, the
International Association of Educating Cities was founded in 1990 with the purpose of
establishing principles that guide signatory cities to become more educators, with the
aim of improving the quality of life of their population and become as democratic as
possible. It is noteworthy that in Brazilian territory, the Master Plan gains new visibility
with the Federal Constitution of 1988 and with the City Statute in 2001, which propose
innovative guidelines for the city's production and enable the insertion of educational
principles aiming at better conditions of urban life, when advocating the social function
of the city. Thus, it reveals that the city is recognized as a living organism with
potentials of all nuances, specially educators who are effective through the practices
of urban coexistence and spatial typologies that, historically, have been little
considered in the conceptions of urbanistic parties in public policies and in planning
processes, when it comes to space. For understanding this interface - the Educating
Cities and the Master Plan - in this research there was a detailed study of the concepts
elaborated by the International Association of Educating Cities, City Statute,
Constitution of 1988, as well as the legal instrument linked to the Brazilian legal
apparatus over the territory, analyses of master plans, seeking to verify the applicability
or otherwise of these conceptions, in a dialectical approach to the theory applied to an
empirical object — the Master Plan of the city of São João da Boa Vista/SP. Therefore,
the research aimed to emphasize the importance of a well structured Master Plan
facing urban problems, as a tool aimed at the production of egalitarian and quality spaces, which encourages the urbanity process, of socioeconomic development and
democratic management of the city. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) | pt_BR |
dc.subject | Ambiência urbana | pt_BR |
dc.subject | Espaços educadores | pt_BR |
dc.subject | Diretrizes urbanas | pt_BR |
dc.subject | São João da Boa Vista/SP | pt_BR |
dc.subject | International Association of Educating Cities | pt_BR |
dc.subject | Urban ambience | pt_BR |
dc.subject | Educating spaces | pt_BR |
dc.subject | Urban guidelines | pt_BR |
dc.title | A interface entre Plano Diretor e cidades educadoras: o caso de São João da Boa Vista/SP | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 9839530312371262 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 4791952062146499 | pt_BR |
puc.referee | Pedro, Ana Paula Giardini | |
puc.referee | Merlin, José Roberto | |
puc.refereeLattes | 0333750016185714 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 9831758116586400 | pt_BR |
puc.center | Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias (CEATEC) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |