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GG - Great Guidance: acessibilidade em videogames por meio de interfaces aumentando a democratização do acesso à mídia.

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clc_designdigital_tcc_varani_ecc_VICTOR REAL.pdf (16.67Mb)
Autor
Varani, Eduardo Costa Couto
Pizzato, Pedro Afonso Feliciano
Cordeiro, Renato Alasmar
Orientador
Real, Victor Kraide Corte
Data de publicação
07/12/2021
Tipo de conteúdo
Trabalho de Conclusão de Curso
Programa de Pós-Graduação
Não se aplica
Direitos de acesso
Acesso aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo

O presente Trabalho de Conclusão de Curso busca, através do estudo e aplicação dos modelos teóricos do Design Digital, Design de Interfaces e dos estudos de Experiência do Usuário, discutir a questão de acessibilidade nos videogames e criar ferramentas que promovam alternativas aos problemas sistêmicos presentes na indústria dos jogos eletrônicos em termos de inclusão e de curva de aprendizado por parte dos usuários. A indústria dos videogames tem experienciado um incomparável crescimento e desenvolvimento desde sua incepção há quase 50 anos, porém com esse crescimento veio também um inevitável aumento na complexidade da mídia, e se tratando de videogames, existe um maior nível de interatividade esperado do usuário para/com a mídia. Logo, criou-se uma íngreme barreira de entrada para os usuários que não acompanharam o desenvolvimento constante da mídia no seu curto período de tempo. Uma parcela do público foi deixada de lado, e para essa parcela, criou-se um estigma sobre a dificuldade e complexidade de videogames como um hobbie. Para sanar as dificuldades destes usuários, utilizando-se da metodologia do Design Thinking, o projeto GG - Great Guidance propõe o desenvolvimento de uma interface digital de feedback, que permita com que o usuário receba orientações visuais do seu controle e de suas ações durante o jogo, por meio de uma interface customizável às suas preferências, permitindo que usuários mais visuais tenham mais facilidade de se acostumar com o layout de um controle de videogame com o mínimo de perda de foco na experiência do jogo. Para resolver o problema da falta de acessibilidade nas interfaces atuais, propomos o desenvolvimento de um Ebook técnico sobre princípios de Design de Interfaces aplicado para game designers, facilitando o desenvolvimento de interfaces mais inclusivas e HUDs mais claras

Palavras-chave
Design digital
Cultura
Videogames
Acessibilidade
UI/U
Linguagem
Português
Este item aparece nas seguintes coleções:
  • TCC - Design Digital

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