• English
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver registro 
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Arquitetura, Artes e Design
  • Faculdade de Design Digital
  • TCC - Design Digital
  • Ver registro
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Arquitetura, Artes e Design
  • Faculdade de Design Digital
  • TCC - Design Digital
  • Ver registro
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Leiturê: o design digital como ferramenta de incentivo a leitura para o público infantojuvenil brasileiro

Abrir arquivo
clc_designdigital_tcc_batista_bls.pdf (49.37Mb)
Autor
Batista, Bruno Luiz Sancadolara
Almeida, Gabrielle Davi de
Shimabukuro, Juliane Maria Bortoleto
Orientador
Vasconcelos, André Luiz Olzon
Data de publicação
10/12/2021
Tipo de conteúdo
Trabalho de Conclusão de Curso
Programa de Pós-Graduação
Não se aplica
Direitos de acesso
Acesso aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo
A leitura é responsável por desencadear ações e emoções que são mais do que apenas meros gestos banais da vivência humana, são características que movem a nossa existência ao rumo da conexão com o todo e consigo mesmo e são fatores importantes para a nossa sobrevivência. Segundo a pesquisa realizada através do Instituto Pró-Livro (IPL) com execução do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística Inteligência (IBOPE), no ano de 2015 o Brasil teve 56% da população se declarando como leitora. Esse resultado ainda é longe de ser o ideal, mas é um avanço significativo em comparação ao ano anterior com 6 % a menos (INSTITUTO PRÓ LIVRO, 2016). O resultado conta com seu maior peso nas crianças e adolescentes em fase escolar devido ao papel da escola em mediar a introdução à leitura. Com base nessa problemática e utilizando-se do método de Design Thinking, desenvolvemos o "Leiturê", no qual buscamos por meio do design digital incentivar a leitura de um forma didática e saudável em crianças e pré-adolescentes.
 
Reading is responsible for all human beings and only emotions that are the most important banal gestures of experience, characteristics that move our existence to the noise of connection with everything and with ourselves and are factors for our survival. According to research carried out by the Instituto Pró-Livro (IPL) with the execution of the Brazilian Institute of Public Opinion and Statistics Intelligence (IBOPE), in 2015 Brazil had 56% of the population declaring itself as a reader. This result is still longer than ideal, but it is a significant advance compared to the previous year with 6% less (INSTITUTO PRÓ LIVRO, 2016). The result has its greatest weight in school children and adolescents due to the school's role in mediating the introduction to reading. Based on this problem and using the thinking method of thinking, we developed Leiturê, in which we seek through digital design to encourage reading in a didactic and healthy way in children and pre-teens.
 
Palavras-chave
Design
Infantojuvenil
Leitura
Linguagem
Português
Este item aparece nas seguintes coleções:
  • TCC - Design Digital

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

Navegue

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião