dc.contributor.advisor | Lopes, Celi Espasandin | |
dc.contributor.author | Souza Filho, José Vicente de | |
dc.date.accessioned | 2022-11-23T19:46:41Z | |
dc.date.available | 2022-11-23T19:46:41Z | |
dc.date.issued | 2022-09-20 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16686 | |
dc.description.abstract | O presente estudo, vinculado à Linha de Pesquisa Formação de Professores e
Práticas Pedagógicas e ao Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente, busca
analisar as avaliações em larga escala do Ensino Superior, mais especificamente o
Exame Nacional de Desempenho de Estudante (Enade), um dos componentes do
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), e o Exame de
Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), tendo em vista entender o
impacto delas no contexto educacional brasileiro; analisar os resultados das
avaliações externas em larga escala promovidas pelo Sinaes e pelo Conselho Federal
de Contabilidade – CFC, observando a aderência de conhecimentos e competências
exigidas pela Diretriz Curricular Nacional – DCN, pelo Projeto Pedagógico de Curso –
PPC, pelos editais do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE e
pelo Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade – CFC. Para tanto,
ancorou-se nas concepções de várias gerações de avaliação em larga escala,
propostas por Egon G. Guba, Yvonna S. Lincoln. Por metodologia, foram, inicialmente,
realizadas uma pesquisa documental e uma grande consulta acerca da proposta nas
bases de dados disponíveis tais como BDTD, SciELO, bem como uma análise nos
documentos pertinentes ao tema. Na sequência aplicados questionários a 130 alunos
egressos do referido curso, no período de 2012, 2015 e 2018, que realizaram ambas
as avaliações (Enade e CFC) e com 12 professores em exercício docente em 2020.
Tais questionários, posteriormente foram tabulados e comentados. Seguindo os
parâmetros da Análise de Conteúdo, propostos por Bardin, para correlacionar os
objetos de conhecimento requeridos pelos editais desses exames e a matriz curricular
do curso. Os resultados evidenciam que as motivações dos alunos para a participação
dos exames são diferentes, pois, enquanto o resultado do CFC tem um impacto maior
na vida do estudante, já que lhe garante a obtenção do registro profissional e o
exercício pleno da profissão, o resultado do Enade traz mais consequências para as
IES, uma vez que classifica a Instituição de Ensino a partir da prova aplicada ao
estudante. Sendo assim, muitas IES têm buscado realizar ações que conscientizem
os acadêmicos da importância do comprometimento deles, ao realizar o Enade.
Verificou-se também que os componentes avaliativos propostos pelos editais do
Enade 2012, 2015 e 2018 e pelo CFC são compatíveis com aqueles ofertados no
Projeto Pedagógico do curso de Ciências Contábeis da PUC-Campinas, em que se
conclui que seus egressos são preparados adequadamente para realizar tais exames
e enfrentar o mercado de trabalho. Ademais, constata-se que ranquear as IES, tendo
por base o desempenho do aluno no Enade, pode reverberar numa escolha
equivocada por parte do aluno, por qual IES pretende cursar. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present study, linked to the Research Line Teacher Training and Pedagogical
Practices and the Research Group Training and Teaching Work, seeks to analyze the
large-scale evaluations of Higher Education, more specifically the National Student
Performance Exam (Enade), a the components of the National Higher Education
Assessment System (Sinaes), and the Federal Accounting Council (CFC) Sufficiency
Exam, with a view to understanding their impact on the Brazilian educational context;
analyze the results of large-scale external evaluations promoted by Sinaes and the
Federal Accounting Council - CFC, observing the adherence of knowledge and skills
required by the National Curricular Directive - DCN, by the Pedagogical Course Project
- PPC, by the notices of the National Exam of Student Performance – ENADE and the
Federal Accounting Council – CFC Sufficiency Exam. . For that, it was anchored in the
conceptions of several generations of large-scale evaluation, proposed by Egon G.
Guba, Yvonna S. Lincoln. In terms of methodology, initially, a documental research
was carried out and a large consultation about the proposal in the available databases
such as, BDTD, SciELO, as well as an analysis of the documents relevant to the topic.
Subsequently, questionnaires were applied to 130 students graduating from that
course, in the period of 2012, 2015 and 2018, who carried out both assessments
(Enade and CFC) and with some 12 teachers in office in 2020. Such questionnaires
were later tabulated and commented on, following the parameters of Content Analysis,
proposed by Bardin, to correlate the objects of knowledge required by the notices of
these exams and the curriculum of the course. The results show that students'
motivations for participating in the exams are different, because, while the CFC result
has a greater impact on the student's life, as it guarantees the obtaining of professional
registration and the full exercise of the profession, the result of Enade has more
consequences for HEIs, since it classifies the Educational Institution based on the test
applied to the student. Therefore, many HEIs have sought to carry out actions that
make academics aware of the importance of their commitment when carrying out the
Enade. It was also verified that the evaluative components proposed by the 2012, 2015
and 2018 notices of Enade and by the CFC are compatible with those offered in the
Pedagogical Project of the Accounting Sciences course at PUC-Campinas, in which it
is concluded that its graduates are adequately prepared to perform such exams and
face the job market. In addition, it appears that ranking the HEIs, based on the student's
performance in Enade, can reverberate in a wrong choice on the part of the student,
which HEI he intends to attend. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Exame de Suficiência | pt_BR |
dc.subject | Projeto Pedagógico | pt_BR |
dc.subject | SINAES | pt_BR |
dc.subject | Sufficiency Exam | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical Project | pt_BR |
dc.title | Impertinência da avaliação em larga escala em curso de ciências contábeis a partir do ENADE | pt_BR |
dc.type | Tese de doutorado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 9226259566464774 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 9699186251670702 | pt_BR |
puc.referee | Tortella, Jussara Cristina Barboza | |
puc.referee | Rios, Monica Piccione Gomes | |
puc.referee | Megid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade | |
puc.referee | Benedicto, Gideon Carvalho de | |
puc.refereeLattes | 7126514256674237 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 8794565484100151 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 7733644439876265 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 1080019231954948 | pt_BR |
puc.center | Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |