| dc.contributor.advisor | Oliveira, Wanderlei Abadio de |  | 
| dc.contributor.author | Costa, Adelita Cabrera |  | 
| dc.date.accessioned | 2023-02-13T11:59:05Z |  | 
| dc.date.available | 2023-02-13T11:59:05Z |  | 
| dc.date.issued | 2022-12-06 |  | 
| dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16710 |  | 
| dc.description.abstract | A adolescência é um período do desenvolvimento em que são valorizadas, 
sobremaneira, as relações sociais e de amizade. Nessa fase, há um maior investimento 
subjetivo no grupo de pares que assume protagonismo no processo de desenvolvimento. 
Assim, inferiu-se que o isolamento social e o fechamento das escolas, impostos pela 
pandemia da COVID-19, podem ter impactado de maneira significativa a saúde mental 
e a qualidade de vida dos adolescentes. O presente estudo teve como objetivo conhecer 
processos de autocuidado adotados por adolescentes durante a pandemia da COVID-19. 
Trata-se de uma pesquisa qualitativa que foi desenvolvida em uma escola pública da 
região metropolitana de Campinas/SP. Participaram da investigação, de forma 
voluntária, 17 adolescentes com idades entre 15 e 17 anos, matriculados nas três séries 
do Ensino Médio. Os dados foram coletados por meio da Técnica de Diário e analisados 
seguindo os pressupostos da análise temática. Foram extraídos do material analítico 68 
códigos iniciais que foram agrupados em seis grandes temáticas. Finalizado o processo 
de análise, foram construídos três temas definitivos: 1. Autocuidado físico; 2. 
Autocuidado psicológico; 3. Déficit de autocuidado. Verificou-se que os estudantes, 
além de demonstrarem conhecimento sobre as práticas de autocuidado também emitiam 
comportamentos dessa natureza no cotidiano. Observou-se ainda que, os adolescentes 
praticavam o autocuidado como uma forma de manter o bem-estar físico, mental e a 
qualidade de vida. O estudo permitiu que os adolescentes refletissem sobre o cuidado 
consigo, ultrapassando a lógica das prescrições de comportamentos saudáveis. O estudo 
pode ser considerado como inicial e outras pesquisas são incentivadas, principalmente 
no que se refere ao autocuidado psicológico na adolescência. | pt_BR | 
| dc.description.abstract | Adolescence is a developmental stage in which social relationships and friendships are 
highly valued. At this stage, there’s a greater subjective investment in the group of 
peers, which plays a major role in the developmental process. We have inferred that 
social isolation and school closures due to the COVID-19 Pandemic might have 
significantly impacted the mental health and the quality of life of teenagers. The present 
study aims at understanding the self-care processes adopted by adolescents during the 
COVID-19 Pandemic. It presents qualitative research carried out in a public school in 
Campinas metropolitan area. Seventeen teenagers, aged between 15 and 17 and enrolled 
in the three terms of High School, have taken part in the investigation voluntarily. We 
have collected data via the Journaling Technique and analyzed it according to the 
assumptions of Thematic Analysis. We have developed 68 codes from the data, which 
were grouped into six major themes. After refining the analysis, these have been 
developed into three defined themes: 1. physical self-care; 2. psychological self-care; 
and 3. self-care deficit. Besides showing familiarity with self-care techniques, students 
were observed to exhibit such behavior in their daily lives. The study enabled teenagers 
to reflect on self-care, moving beyond the prescriptive logic of healthy behavior. It 
might be considered an initial study, and further research is encouraged, especially 
concerning psychological self-care in adolescence. | pt_BR | 
| dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR | 
| dc.language.iso | por | pt_BR | 
| dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR | 
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR | 
| dc.subject | adolescência | pt_BR | 
| dc.subject | autocuidado | pt_BR | 
| dc.subject | pandemia | pt_BR | 
| dc.subject | saúde mental | pt_BR | 
| dc.subject | adolescence | pt_BR | 
| dc.subject | self-care | pt_BR | 
| dc.subject | COVID-19 Pandemic | pt_BR | 
| dc.subject | mental health | pt_BR | 
| dc.title | Autocuidado de adolescentes na pandemia da COVID-19 | pt_BR | 
| dc.title.alternative | Self-care of adolescents in the COVID-19 pandemic | pt_BR | 
| dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR | 
| dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR | 
| dc.identifier.lattes | 4255032906118677 | pt_BR | 
| puc.advisorLattes | 5455601415853420 | pt_BR | 
| puc.referee | Granato, Tânia Mara Marques |  | 
| puc.referee | Silva, Marta Angélica Iossi |  | 
| puc.refereeLattes | 0103267726544713 | pt_BR | 
| puc.refereeLattes | 2407163915684451 | pt_BR | 
| puc.center | Centro de Ciências da Vida (CCV) | pt_BR | 
| puc.graduateProgram | Psicologia | pt_BR | 
| puc.embargo | Online | pt_BR | 
| puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |