| dc.contributor.advisor | Wechsler, Solange Muglia |  | 
| dc.contributor.author | Negreiros, Júlia Reis |  | 
| dc.date.accessioned | 2023-02-13T12:18:55Z |  | 
| dc.date.available | 2023-02-13T12:18:55Z |  | 
| dc.date.issued | 2022-12-15 |  | 
| dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16711 |  | 
| dc.description.abstract | As Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) são envolvidas por características cognitivas e 
não cognitivas (socioemocionais). Entretanto, ainda existe uma ênfase de estudos sobre o 
potencial intelectual e criativo destes indivíduos, havendo uma lacuna daqueles que abordam 
suas habilidades socioemocionais. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar as 
habilidades socioemocionais de crianças com AH/SD, e investigar se existiam diferenças de 
desempenho nestas competências entre crianças identificadas e não identificadas com AH/SD. 
Também foram investigadas as diferenças de desempenho socioemocional entre os sexos. Os 
instrumentos utilizados foram o Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de 
Comportamento, e Competências Acadêmicas para crianças (SSRS), e também a Bateria 
Online de Inteligência Emocional (BOLIE). A amostra foi composta por 37 crianças, de ambos 
os sexos (F 20, M 17), com idade entre 9 e 12 anos, divididas entre dois grupos: 1) 22 crianças
não identificadas com AH/SD; 2) 15 identificadas com AH/SD. Destaca-se que as crianças 
com AH/SD estavam em atendimento, há pelo menos 6 meses, em um instituto especializado
da cidade de Brasília-DF. Os superdotados alcançaram resultados acima do esperado para a 
idade em ambos os testes, o que indicou a presença de características socioemocionais 
positivas. Além disso, os dados obtidos foram analisados através do teste Mann-Whitney, que 
indicou diferenças significativas de desempenho entre os grupos (p≤0,05), evidenciando um 
melhor desempenho das crianças superdotadas nos itens de empatia/afetividade, 
responsabilidade, autocontrole/civilidade e escore geral, do Inventário de Habilidades Sociais 
do SSRS, e nos itens de organização emocional, sociabilidade, responsividade, respeito, 
disponibilidade, empatia, e autocontrole, resiliência, regulação emocional, e velocidade 
emocional, da BOLIE. O teste Mann-Whitney também foi utilizado para analisar as diferenças 
de desempenho entre os sexos, e em ambos os grupos, foram encontradas diferenças 
significativas (p≥0,05), sendo no grupo 1 nos itens de organização emocional, sociabilidade e 
disponibilidade, e no grupo 2 em responsividade e respeito. Desta maneira, os objetivos 
propostos foram atingidos, e pode-se concluir que os processos de identificação e o 
atendimento especializado são importantes não só para o desenvolvimento do potencial 
acadêmico, mais também das habilidades sociais e emocionais dos superdotados. | pt_BR | 
| dc.description.abstract | High Abilities/Giftedness (HA/GD) are involved by cognitive and non-cognitive 
(socioemotional) characteristics. However, there is still an emphasis of studies on the 
intellectual and creative potential of these individuals, with a gap between those who approach 
their socioemotional abilities. The present research aimed to assess the socioemotional abilities 
of children with HA/GD, and to investigate whether there were differences in performance in 
these competencies between children identified and not identified with AH/SD. 
Socioemotional performance differences between the sexes were also investigated. The 
instruments used were Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento, e 
Competências Acadêmicas para crianças (SSRS), as well as the Bateria Online de Inteligência 
Emocional (BOLIE). The sample consisted of 37 children, of both sexes (F 20, M 17), aged 
between 9 and 12 years, divided between two groups: 1) 22 children not identified with 
HA/GD; 2) 15 identified with HA/GD. It is noteworthy that children with HA/GD had been in 
attendance for at least 6 months in a specialized institute in the city of Brasília-DF. The gifted 
achieved results higher than expected for age in both tests, which indicated the presence of 
positive socioemotional characteristics. In addition, the data obtained were analyzed through 
the Mann-Whitney test, which indicated significant differences in performance between the 
groups (p≤0.05), evidencing a better performance of children gifted in the items of 
empathy/affectivity, responsibility, self-control/civility and general score, of the Social Skills 
Inventory of the SSRS, and in the items of emotional organization, sociability, responsiveness, 
respect, availability, empathy, and self-control, resilience, emotional regulation, and emotional 
speed, of the BOLIE. The Mann-Whitney test was also used to analyze the differences in 
performance between the sexes, and in both groups, significant differences were found 
(p≥0.05), being in group 1 in the items of emotional organization, sociability and availability, 
and in group 2 in responsiveness and respect. The proposed objectives were achieved, and it 
can be concluded that identification processes and specialized care are important not only for 
the development of academic potential, but also of the social and emotional skills of the gifted. | pt_BR | 
| dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR | 
| dc.language.iso | por | pt_BR | 
| dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR | 
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR | 
| dc.subject | Superdotados | pt_BR | 
| dc.subject | Avaliação Psicológica | pt_BR | 
| dc.subject | Habilidades sociais | pt_BR | 
| dc.subject | Inteligência Emocional | pt_BR | 
| dc.subject | Crianças | pt_BR | 
| dc.subject | Gifted | pt_BR | 
| dc.subject | Psychological Assessment | pt_BR | 
| dc.subject | Social skills | pt_BR | 
| dc.subject | Emotional Intelligence | pt_BR | 
| dc.subject | Children | pt_BR | 
| dc.title | Avaliação Socioemocional de Crianças com Altas Habilidades/Superdotação | pt_BR | 
| dc.title.alternative | Socioemotional Assessment of Children with High Abilities/Giftedness | pt_BR | 
| dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR | 
| dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR | 
| dc.identifier.lattes | 8154803395842349 | pt_BR | 
| puc.advisorLattes | 8649532766623043 | pt_BR | 
| puc.referee | Nakano, Tatiana de Cássia |  | 
| puc.referee | Virgolim, Angela Mágda Rodrigues |  | 
| puc.refereeLattes | 8092049870780985 | pt_BR | 
| puc.refereeLattes | 6738239759772816 | pt_BR | 
| puc.center | Centro de Ciências da Vida (CCV) | pt_BR | 
| puc.graduateProgram | Psicologia | pt_BR | 
| puc.embargo | Online | pt_BR | 
| puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |