| dc.contributor.advisor | Wechsler, Solange Muglia |  | 
| dc.contributor.author | Scarparo, Maria Julia Bernardes |  | 
| dc.date.accessioned | 2023-02-13T13:00:12Z |  | 
| dc.date.available | 2023-02-13T13:00:12Z |  | 
| dc.date.issued | 2022-12-14 |  | 
| dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16713 |  | 
| dc.description.abstract | A pandemia da COVID-19 impactou em diversas mudanças sociais, econômicas e psicológicas 
na sociedade, tornando-se uma situação de urgência, exigindo adaptação ao ensino a distância. 
Vários profissionais da educação se viram diante do grande desafio de motivar os alunos a 
persistir nos estudos, visto que muitos vêm de famílias com condições econômicas difíceis, sem 
acesso a recursos digitais, dificultando seu envolvimento no processo de educação à distância. 
Portanto, este trabalho tem como objetivo analisar a influência da pandemia da COVID-19 
sobre as estratégias criativas de ensino dos professores nos anos de 2020 a 2022. O estudo foi 
dividido em três etapas. A primeira etapa foi a construção de um questionário para analisar a 
influência da pandemia da COVID-19 sobre as estratégias criativas de ensino dos professores. 
O segundo estudo analisou a autopercepção criativa de ensino dos professores durante a 
pandemia da COVID-19. E o terceiro estudo visou identificar as diferenças de estratégias de 
ensino criativas utilizadas pelos professores antes e após a pandemia. A amostra foi composta 
por 24 professores, de ambos os sexos, que atuam no Ensino Fundamental I de escolas públicas 
no interior do estado de São Paulo. Esses participantes foram contatados e convidados pelos 
diretores das escolas, e também foram convidados três alunos da pós graduação em psicologia 
como juízes que auxiliaram na investigação da análise de conteúdo do questionário que foi 
desenvolvido pela pesquisadora. O instrumento utilizado foi um questionário com 13 perguntas 
sobre os seguintes temas: estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores, suporte das 
escolas para com os profissionais e os desafios enfrentados na prática docente durante a 
COVID-19 nos anos de 2020 a 2022. O método de análise do questionário foi qualitativo quantitativo visando obter concordância sobre os temas. Os resultados obtidos demonstraram 
que as barreiras criativas que mais predominaram entre professores referiam-se ao uso da 
tecnologia para dar aulas, à elaboração de aulas criativas online e ao desenvolvimento de novos 
métodos de ensino. Conclui-se que os professores tiveram dificuldades para utilizar estratégias 
criativas de ensino durante a pandemia de COVID-19, e a existente necessidade de apoio 
institucional para auxiliar os professores a superar esta fase. | pt_BR | 
| dc.description.abstract | The COVID-19 pandemic impacted on several social, economic, and psychological changes in 
society, making it an urgent situation, requiring adaptation to distance learning. Several 
education professionals were faced with the great challenge of motivating students to persist in 
their studies, since many come from families with difficult economic conditions, without access 
to digital resources, which made it difficult for them to get involved in the distance education 
process. Therefore, this work aims to analyze the influence of the COVID-19 pandemic on the 
creative teaching strategies of teachers in the years 2020 to 2022. The study was divided into 
three stages. The first study comprised the construction of a questionnaire to analyze the 
influence of the COVID-19 pandemic on the creative teaching strategies of teachers. The 
second study analyzed teachers' creative self-perception of teaching during the COVID-19 
pandemic. And the third study aimed to identify the differences in creative teaching strategies 
used by teachers before and after the pandemic. The sample consisted of 24 teachers, of both 
genders, who work in Elementary School I of public schools in the interior of the state of São 
Paulo. These participants were contacted and invited by the directors of the schools, and three 
graduate students in psychology were also invited as judges who helped in the investigation of 
the content analysis of the questionnaire developed by the researcher. The instrument developed 
was a questionnaire with 13 questions on the following topics: pedagogical strategies used by 
teachers, support from schools to professionals and the challenges faced in teaching practice 
during COVID-19 in the years 2020 to 2022. The employed method of analysis was qualitative quantitative in order to obtain agreement among the themes. The results demonstrated the 
creative barriers that predominated among the teachers related to the use of technology to 
minister classes, in the elaboration of creative classes online and in the development of new 
teaching methods. It is concluded that teachers had difficulties using creative teaching strategies 
during COVID-19, and the existing need of institutional support to help teachers overcome this 
phase. | pt_BR | 
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR | 
| dc.language.iso | por | pt_BR | 
| dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR | 
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR | 
| dc.subject | pandemia | pt_BR | 
| dc.subject | educação | pt_BR | 
| dc.subject | estratégias criativas | pt_BR | 
| dc.subject | pandemic | pt_BR | 
| dc.subject | education | pt_BR | 
| dc.subject | creative strategies | pt_BR | 
| dc.title | Estratégias criativas de professores na pandemia da Covid-19 | pt_BR | 
| dc.title.alternative | Creative teacher strategies in the Covid-19 pandemic | pt_BR | 
| dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR | 
| dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR | 
| dc.description.sponsorshipId | 001 | pt_BR | 
| dc.identifier.lattes | 5237418401482535 | pt_BR | 
| puc.advisorLattes | 8649532766623043 | pt_BR | 
| puc.referee | Soligo, Ângela Fátima |  | 
| puc.referee | Nakano, Tatiana de Cássia |  | 
| puc.refereeLattes | 8092049870780985 | pt_BR | 
| puc.refereeLattes | 4843595011450111 | pt_BR | 
| puc.center | Centro de Ciências da Vida (CCV) | pt_BR | 
| puc.graduateProgram | Psicologia | pt_BR | 
| puc.embargo | Online | pt_BR | 
| puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |