dc.contributor.advisor | Conti, Diego de Melo | |
dc.contributor.advisor | Gonzalez, Ernesto Del Rosario Santibañez | |
dc.contributor.author | Navarro, André Castilho | |
dc.date.accessioned | 2023-02-13T13:28:34Z | |
dc.date.available | 2023-02-13T13:28:34Z | |
dc.date.issued | 2022-12-15 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16715 | |
dc.description.abstract | O acelerado ritmo de urbanização, crescimento populacional e efeitos negativos
resultantes das ações antrópicas, têm causado desafios econômicos, ambientais e
sociais para a sustentabilidade do planeta. De forma a contrapor essa realidade, as
empresas vêm buscando implementar processos mais eficientes para melhorar seu
posicionamento competitivo, ao mesmo tempo que colaboram para um planeta mais
justo e sustentável. A economia circular pressupõe uma ferramenta econômica
regenerativa e restaurativa, com potencial de preservar o capital natural, ao mesmo
tempo em que pode proporcionar vantagens competitivas. Nesse contexto, o objetivo
principal dessa pesquisa foi investigar os processos e impactos competitivos da maior
empresa fabricante de tapetes higiênicos para animais de estimação, com operações
no Brasil, em função da transição para economia circular. A pesquisa caracteriza-se
como exploratória, descritiva e de natureza qualitativa. Como resultados constatou-se
que a adoção de práticas e investimentos alinhados ao conceito da economia circular
pela empresa objeto do estudo de caso, possibilitou valorização e destaque da
companhia em comparação com as demais empresas do setor, visto que a estratégia
sustentável adotada proporcionou redução de custos e menor dependência de
recursos naturais, ganhos de imagem em função da qualidade e durabilidade do
produto, além de ganhos financeiros para a companhia. Assim, espera-se que esse
trabalho possa guiar novos gestores, compromissados com a sustentabilidade. | pt_BR |
dc.description.abstract | The accelerated pace of urbanization, population growth and negative effects resulting
from human actions have caused economic, environmental and social challenges for
the sustainability throughout the world. In order to oppose this reality, companies have
been seeking to implement more efficient processes to improve their competitive
positioning, while collaborating for a fairer and more sustainable planet. The circular
economy premises a regenerative and restorative economic tool, with the potential to
preserve natural capital, while at the same time, providing competitive advantages. In
this context, the main objective of this research was to investigate the processes and
competitive impacts of the largest manufacturer of dog pads with operations in Brazil,
due to the transition to a circular economy. The research is characterized as
exploratory, and it includes both descriptive and qualitative nature. As a result, it was
found that the adoption of practices and investments, aligned with the circular economy
concept by the object company in the case study, enabled it to be valued and
highlighted compared to other companies in the sector, whereas the sustainable
strategy adopted provided a reduction in costs and less dependence on natural
resources, improving the corporate image due to quality and product durability, in
addition to financial gains for the company. Thus, it is expected this work can guide
new managers, committed to sustainability. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Economia Circular | pt_BR |
dc.subject | Competitividade | pt_BR |
dc.subject | Sustainability | pt_BR |
dc.subject | Circular Economy | pt_BR |
dc.subject | Competitiveness | pt_BR |
dc.title | Economia circular e competitividade: uma visão no setor de tapetes higiênicos para animais de estimação. | pt_BR |
dc.title.alternative | Circular economy and competitiveness: a vision in the pet sanitary mat sector. | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 6144382725213886 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 2098643827162361 | pt_BR |
puc.referee | Ferreira, Denise Helena Lombardo | |
puc.referee | Silva, Luciano Ferreira da | |
puc.refereeLattes | 5309189687577128 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 3790925273077368 | pt_BR |
puc.center | Centro de Economia e Administração (CEA) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Sustentabilidade | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |