dc.contributor.advisor | Barros, Douglas Ferreira | |
dc.contributor.author | Bottoni, Irineu José | |
dc.date.accessioned | 2023-02-14T12:16:17Z | |
dc.date.available | 2023-02-14T12:16:17Z | |
dc.date.issued | 2022-12-19 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16719 | |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho foi demonstrar que a caritas é a dimensão ética do cristianismo
no pensamento de Gianni Vattimo. Para o filósofo Italiano, o reencontro com o
cristianismo se deu ao estudar Nietzsche e Heidegger. O ponto de inflexão é o anúncio
da “morte de Deus", descrito na obra: A Gaia Ciências, de Nietzsche, e o esquecimento
do Ser na obra de Heidegger, na qual, para Vattimo, os filósofos citados denunciam os
sintomas da decadência da humanidade, anunciam o fim da modernidade, o fim de uma
era metafísica e todos os seus fundamentos últimos, depois de uma longa trajetória.
Vattimo relaciona a violência diretamente à Metafísica trazida pelos valores absolutos,
que nos levam ao niilismo e ao cristianismo secularizado. A “morte de Deus” abre
também o tempo da Pós-modernidade, marca da superação da Modernidade dirigida
pelos conceitos das grandes verdades. A Pós-modernidade abre caminho à tolerância
e à diversidade, e possibilita o nascimento de uma ontologia hermenêutica que tem
princípio na tradição cristã, na herança cristã que recebemos, e que deveríamos
retransmitir. É a passagem do pensamento forte, metafísico, das crenças verdadeiras,
ao pensamento debilitado (pensiero debole) a uma ontologia debole (débil). A relação
entre filosofia (pensamento debilitado) e mensagem cristã só é possível na
secularização, intrínseca à própria dinâmica de inserção cristã no mundo, portanto, parte
do processo religioso. A secularização seria o debilitamento de fundamentos últimos, a
ultrapassagem (Verwindung) da transcendência divina como força ameaçadora, que
poderia nos levar à alteridade, ao simplesmente humano, ao outro. A metodologia aqui
utilizada é uma análise hermenêutica nas obras de Vattimo, tendo como fonte primária
principal a obra Crer que se crê - é possível ser cristão apesar da igreja? A pretensão
deste trabalho é demonstrar que, na obra de Vattimo, a secularização é uma autêntica
experiência religiosa, portanto, parte do cristianismo. Na era Pós-moderna, na época da
ultrapassagem da metafísica, como descrita por Vattimo, no retorno da experiência
religiosa que muitos vivem na sociedade atual, queremos afirmar que a caritas é a
dimensão ética do Cristiano no pensamento de Gianni Vattimo. | pt_BR |
dc.description.abstract | The objective of this work was to demonstrate that Caritas is the ethical dimension of
Christianity in the thought of Gianni Vattimo. The reunion with Christianity took place for
the Italian philosopher when studying Nietzsche and Heidegger. The turning point is the
announcement of the "death of God", described in the work: The Gay Science, by
Nietzsche, and the forgetting of Being in Heidegger's work, in which, for Vattimo, the
cited philosophers denounce the symptoms of the decadence of humanity, announce
the end of modernity, the end of a metaphysical era and all its ultimate foundations, after
a long trajectory. Vattimo relates violence directly to Metaphysics brought by absolute
values, which lead us to nihilism and secularized Christianity. "Death of God" also opens
the time of post-modernity, a mark of the overcoming of Modernity driven by the concepts
of great truths. Christian tradition, in the Christian heritage that we have received and
that we should pass on. It is the passage from strong, metaphysical thought, of true
beliefs, to weak thought (pensiero debole) to an ontology of declining. The relationship
between philosophy (weak thought) and the Christian message is only possible in
secularization, intrinsic to the dynamics of Christian insertion in the world, therefore, part
of the religious process. Secularization would be the weakening of ultimate foundations,
the distorting or “twisting” (Verwindung) of divine transcendence as a threatening force,
which could lead us to alterity, to the simply human, to the other. The methodology used
here is a hermeneutic analysis of Vattimo's works, having as its primary source the work
Belief - is it possible to be a Christian despite the church? This work intends to
demonstrate that, in Vattimo's work, secularization is an authentic religious experience,
therefore, part of Christianity. In the post-modern conditions, in the age of the overcoming
of metaphysics, as described by Vattimo, in the return of the religious experience that
many live today, we want to affirm that Caritas is the ethical dimension of Christian in the
thought of Gianni Vattimo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Caritas | pt_BR |
dc.subject | Secularização | pt_BR |
dc.subject | Kênosis | pt_BR |
dc.subject | Pensiero debole | pt_BR |
dc.subject | Religião | pt_BR |
dc.subject | Vattimo | pt_BR |
dc.subject | Secularization | pt_BR |
dc.subject | Weak thought | pt_BR |
dc.subject | Religion | pt_BR |
dc.title | A “debilidade” da religião à luz do pensamento de Gianni Vattimo | pt_BR |
dc.title.alternative | The “weakness” of religion in the light of gianni vattimo's thought | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 5035689282456678 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 4396269727605413 | pt_BR |
puc.referee | Pires, Frederico Pieper | |
puc.referee | Gonçalves, Paulo Sérgio Lopes | |
puc.refereeLattes | 4770309851004817 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 6264934038329902 | pt_BR |
puc.center | Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Ciências da Religião | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |