dc.contributor.advisor | Beneli, Daniela Scarpa | |
dc.contributor.author | Santos, Andrielly Caroline dos | |
dc.date.accessioned | 2023-03-22T11:24:52Z | |
dc.date.available | 2023-03-22T11:24:52Z | |
dc.date.issued | 2022-12-14 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16738 | |
dc.description.abstract | É de conhecimento que o setor de transportes, dos veículos movidos à combustão
interna, figura como um dos mais poluentes setores econômicos do planeta. Partindo
dessa problemática, o presente trabalho tem como finalidade analisar a dinâmica de
eletrificação do setor de transportes no Brasil via transporte público de passageiros,
assim como oportunidades e desafios para a cadeia automobilística brasileira com
essa transição. A pesquisa foi feita baseada na leitura e na interpretação de artigos,
periódicos, teses e dissertações e apoiada pela contextualização de dados
selecionados da Agência Internacional de Energia (IEA, do inglês), Associação
Nacional dos Fabricantes de Ônibus (FABUS) e Associação Nacional dos Fabricantes
de Veículos Automotores (ANFAVEA). Dada a relevância da indústria de transportes
na carga total de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), a eletrificação dos
veículos tem se tornado uma política cada vez mais homogênea no cenário
internacional. O Brasil possui relevante posição enquanto produtor e exportador de
ônibus e verificam-se vantagens, oportunidades e desafios para a indústria de
transporte, em especial relativas às empresas de capital nacional, na eletrificação
desse modal. Entende-se que a corrida pela eletrificação do transporte é alavancada
pela necessidade de conter os efeitos negativos das emissões de GEE. Entretanto, é
inegável que os processos e produtos dessa revolução sustentável, representam,
também, uma possibilidade de crescimento e desenvolvimento econômico. É da
inerente possibilidade de desenvolvimento econômico que surge a discussão sobre
oportunidades e desafios na eletrificação do transporte no Brasil e, em especial, o que
esse fenômeno representa para a cadeia automobilística nacional assim como a
relação de incentivos existentes e da complexa interação entre os agentes públicos e
privados em prol dessa transição. | pt_BR |
dc.description.abstract | It is a fact that the transport sector, of vehicles powered by internal combustion, figures
as one of the most polluting economic sectors on the planet. Starting from this problem,
the present work aims to analyze the electrification dynamics of the transport sector in
Brazil via public passenger transport, as well as opportunities and challenges for the
Brazilian automobile sector with this transition. The research was based on the reading
and interpretation of articles, periodicals, theses and dissertations and supported by
the contextualization of selected data from the International Energy Agency (IEA), the
National Association of Bus Manufacturers (FABUS) and the National Association of
Motor Vehicle Manufacturers (ANFAVEA). Considering the relevance of the transport
industry in the total load of Greenhouse Gas (GHG) emissions, vehicle electrification
has become an increasingly homogeneous policy on the international stage. Brazil has
a relevant position as a producer and exporter of buses and there are advantages,
opportunities and challenges for the transport industry, especially related to companies
with national capital, in the electrification of this modal. It is understood that the race
for electrification of transport is leveraged by the need to contain the negative effects
of GHG emissions. However, it is undeniable that the processes and products of this
sustainable revolution also represent a possibility of economic growth and
development. It is from the inherent possibility of economic development that the
discussion arises about opportunities and challenges in the electrification of
transportation in Brazil and, in particular, what this phenomenon represents for the
national automobile chain as well as the relationship of existing incentives and the
complex interaction between public and private agents in favor of this transition. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade Urbana Sustentável | pt_BR |
dc.subject | Economia da Mobilidade Urbana | pt_BR |
dc.subject | Eletrificação do Transporte Público | pt_BR |
dc.subject | Transição para Veículos de Baixa Emissão | pt_BR |
dc.subject | Sustainable Urban Mobility | pt_BR |
dc.subject | Urban Mobility Economy | pt_BR |
dc.subject | Electrification of Public Transport | pt_BR |
dc.subject | Transition to Low-emission Vehicles | pt_BR |
dc.title | Oportunidades e desafios para eletrificação do setor de transporte público brasileiro de passageiros | pt_BR |
dc.title.alternative | Opportunities and challenges for the electrification of the Brazilian public passenger transport sector | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 5309763242730342 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 3699082804969492 | pt_BR |
puc.referee | Borges, Izaias de Carvalho | |
puc.refereeLattes | 1347735946376791 | pt_BR |
puc.center | Centro de Economia e Administração (CEA) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Não se aplica | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Ciências Econômicas | pt_BR |