dc.contributor.advisor | Andrade, Eliane Righi de | |
dc.contributor.author | Fonte, Larissa Martins Bela | |
dc.date.accessioned | 2023-04-05T16:21:32Z | |
dc.date.available | 2023-04-05T16:21:32Z | |
dc.date.issued | 2023-02-23 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16775 | |
dc.description.abstract | Partindo do olhar para a cidade de Americana, no interior paulista, por meios de meu
próprio corpo-território em escrevivência, revisito alguns percursos de memória e
mitos de criação peculiares da cidade, a fim de trazer maneiras diversificadas de
olhar projetos globais através de histórias locais e do fazer na pesquisa acadêmica.
Ao olhar pela perspectiva pós-colonial, questionamos como algumas memórias
construídas podem fazer parte da manutenção das colonialidades de saber, ser e
poder pela branquitude. A partir da teorização e reflexão de autoras e autores
interdisciplinares, passamos pelos estudos de memória, de colonialidade de poder,
refletimos sobre a branquitude, sobre o paradoxo da história única e chegamos ao
tempo-espaço presente, com embates sociais de reparação histórica e sendo
dominados por uma pandemia de fake news no contexto político local e global.
Utilizando-me do processo metodológico enquanto percurso decolonial do fazer em
artes visuais, elaborei imagens do sentipensar durante o percurso da pesquisa -
entre vídeos curta-metragem, colagens e intervenções digitais - que serão
apresentados no decorrer do texto, de maneira a fazer parte da narrativa da
pesquisa. Consideramos que os contextos locais de conservadorismo, que
sustentam uma história única e hegemônica, fazem parte de um projeto global de
dominação de raízes coloniais que perpetua seus mecanismos de poder através da
linguagem e do poder, mas que estudar a memória revisitando os processos
coloniais nas histórias locais sob perspectivas interculturais e cosmopoéticas pode
culminar a pensar o contexto global como um portal que se atravessa para um lugar
de novas perspectivas e modos de fazer necessários em nossa contemporaneidade. | pt_BR |
dc.description.abstract | Starting from the look at the city of Americana, in the interior of São Paulo, in the
ways to my own body-territory in escrevivência, I revisit some memory paths and the
peculiar creation myths of the city, in order to bring diversified ways of looking at
global projects through stories places and doing in academic research. When looking
from the postcolonial perspective, it is questioned how some constructed memories
can be part of the maintenance of colonialities of knowledge, being and power by
whiteness. From the theorization and reflection of interdisciplinary authors, we go
through studies of memory, coloniality of power, we reflect on whiteness, on the
paradox of the single history and we arrive at the present time-space, with social
clashes of historical reparation and being dominated by a fake news pandemic in the
local and global political context. Using the methodological process as a decolonial
route of doing in visual arts, I elaborated images of feelingthinking during the course
of the research - between short films, collages and digital interventions - which will be
presented throughout the text, in order to be part of the research narrative. We
consider that the local contexts of conservatism, which sustain a unique and
hegemonic history, are part of a global project of domination with colonial roots that
perpetuates its mechanisms of power through language and power, but that studying
memory by revisiting colonial processes in local histories under intercultural and
cosmopoetic perspectives, can culminate in thinking of the global context as a portal
that goes through to a place of new perspectives and necessary ways of doing in our
contemporaneity. | pt_BR |
dc.description.abstract | A partir de la mirada sobre la ciudad de Americana, en el interior de São Paulo, en
caminos de mi propio cuerpo-territorio en la escritura, reviso algunos caminos de
memoria y mitos peculiares de creación de la ciudad, con el fin de traer formas
diversificadas de mirar en proyectos globales a través de historias locales y del
hacer en investigación académica. Al mirar desde la perspectiva poscolonial, se
cuestiona cómo algunas memorias construidas pueden ser parte del mantenimiento
de colonialidades de saber, ser y poder por parte de la blanquitud. A partir de la
teorización y reflexión de autores interdisciplinarios, recorremos estudios sobre la
memoria, la colonialidad del poder, reflexionamos sobre la blanquitud, sobre la
paradoja de la historia única y llegamos al tiempo-espacio presente, con choques
sociales de reparación histórica y ser dominado por una pandemia de noticias falsas
en el contexto político local y global. Utilizando el proceso metodológico como ruta
decolonial del hacer en las artes visuales, elaboré imágenes de sentirpensar durante
el transcurso de la investigación -entre cortometrajes, collages e intervenciones
digitales- que serán presentadas a lo largo del texto, con el fin de formar parte del
narrativa de la investigación. Consideramos que los contextos locales de
conservadurismo, que sustentan una historia única y hegemónica, son parte de un
proyecto global de dominación con raíces coloniales que perpetúa sus mecanismos
de poder a través del lenguaje y el poder, pero que estudia la memoria revisitando
los procesos coloniales en las historias locales. bajo perspectivas interculturales y
cosmopoéticas, puede culminar en pensar el contexto global como un portal que
transita hacia un lugar de nuevas miradas y modos de hacer necesarios en nuestra
contemporaneidad. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Corpo-território | pt_BR |
dc.subject | Decolonial | pt_BR |
dc.subject | Artes Visuais | pt_BR |
dc.subject | Sentipensar | pt_BR |
dc.subject | Memory | pt_BR |
dc.subject | Body-territory | pt_BR |
dc.subject | Decolonial | pt_BR |
dc.subject | Visual arts | pt_BR |
dc.subject | Feelthink | pt_BR |
dc.subject | Cuerpo-territorio | pt_BR |
dc.subject | Artes visuales | pt_BR |
dc.subject | Sentirpensar | pt_BR |
dc.title | Histórias portais, projetos glocais: percursos de um corpo-território pelas colonialidades nas memórias da cidade de Americana | pt_BR |
dc.title.alternative | Portal histories, glocal projects: paths of a body-territory through colonialities in the memories of the city of Americana | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.description.sponsorshipId | 001 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 0318750059371717 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 4261757516548164 | pt_BR |
puc.referee | Almozara, Paula Cristina Somenzari | |
puc.referee | Gussi, Alcides Fernando | |
puc.refereeLattes | 7306722117822350 | pt_BR |
puc.center | Centro de Linguagem e Comunicação (CLC) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Linguagens, Mídia e Arte | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |