dc.contributor.advisor | Silva, Marcelo Pereira da | |
dc.contributor.author | Costa, Ranieri Vicente da | |
dc.date.accessioned | 2023-04-05T16:42:55Z | |
dc.date.available | 2023-04-05T16:42:55Z | |
dc.date.issued | 2023-02-23 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16778 | |
dc.description.abstract | Os discursos são entrecortados por marcas enunciativas e dizeres produzidos sob a
influência social, cultural, subjetiva, econômica e tecnológica. Não existe discurso
sem sujeito, nem sujeito sem ideologia. Levamos a cabo uma investigação científica
sobre as marcas ideológicas apensas no discurso da contemporânea teologia
coaching, no contexto frenético dos processos de midiatização das práticas
religiosas em uma sociedade perpassada pela cultura do consumo. Consideramos o
avanço da midiatização e das redes sociais digitais, a formação de imagens de si e o
surgimento do fenômeno da teologia coaching. Observamos de que modo esses
elementos se alinham ao discurso construído nas/pelas narrativas coaching através
de enunciações que emergem de uma sociedade marcada pela ideologia do
sucesso, da conquista e da positividade. Diante do número exponencial de
seguidores alcançados nas redes on-line, pelos sujeitos que produzem dizeres de
ancoragem coaching, as igrejas evangélicas brasileiras apresentam diversos
indivíduos que propagam falas e pregações de confissão positiva, erigindo
emergentes formações discursivas no ambiente cristão-evangélico. Neste sentido,
esta dissertação objetiva investigar, por meio da análise de discurso de tradição
francesa, o funcionamento discursivo e o processo de midiatização da teologia
coaching para dimensionar e compreender as marcas ideológicas que permeiam
dizeres e enunciados e de que maneira elas se relacionam com a sociedade de
consumo, seus processos e práticas nas ambiências da rede social virtual
Instagram. Para isso, selecionamos duas figuras públicas de considerável
engajamento e audiência, cujos discursos são portadores de sentidos que os
identificam como coaches, pastores e/ou líderes evangélicos. Mobilizamos
conceitos da análise de discurso, tais como formação discursiva e ideológica,
condições de produção, cenas da enunciação, ethos etc. Perscrutamos o
funcionamento discursivo de influenciadores ligados ao que designamos de teologia
coaching, com vistas a desdobrar os efeitos de sentido produzidos em 8 discursos
audiovisuais veiculados no Instagram pelos sujeitos Tiago Brunet e Pablo Marçal no
período de novembro de 2021. Inferimos que os dizeres analisados portam um viés
religioso com ênfase na prosperidade e no sucesso e deixam entrever, com base no
nosso recorte empírico, sentidos de hedonismo, felicidade, reconhecimento, fama e
visibilidade, por meio da negação da dor, do sofrimento e das perdas. Os discursos
analisados flertam com o triunfalismo e geram sentidos para audiências ávidas pelo
materialismo e por todas as respostas possíveis para as agruras da caminhada
terrena, perdendo, muitas vezes, a dimensão divina e as recompensas de um mundo
que está porvir e que, no horizonte da jornada cristã, sinalizam a e para a
eternidade. | pt_BR |
dc.description.abstract | Discourses are interspersed with enunciative marks and words produced under
social, cultural, subjective, economic, and technological influence. There is no
discourse without a subject, nor a subject without ideology. We carried out a scientific
investigation on the ideological marks thought of in the discourse of contemporary
coaching theology, in the frenetic context of mediatization processes of religious
practices in a society permeated by consumer culture. We consider the advancement
of mediatization and digital social networks, the formation of self-images, and the
triggering of the phenomenon of coaching theology. We observe how these elements
are aligned with the discourse constructed in/by the coaching narratives through
enunciations that emerge from a society marked by the ideology of success,
conquest, and positivity. Faced with the exponential number of followers reached in
online networks, by subjects who experienced coaching anchoring sayings, the
Brazilian evangelical churches presented several individuals who propagate
speeches and preach positive confession, originating emerging discursive formations
in the evangelical Christian environment. In this sense, the present dissertation aims
to investigate, through discourse analysis of the French tradition, the discursive
functioning and the process of the mediatization of coaching theology to measure
and understand the ideological marks that permeate sayings and statements; and
how they relate to the consumer society, its processes and practices in the ambiance
of the virtual social network Instagram. For this, we selected two public figures of
considerable engagement and audience, whose speeches carry meanings that
identify them as coaches, pastors, and/or evangelical leaders. We mobilize concepts
from discourse analysis, such as discursive and ideological formation, production
conditions, enunciation scenes, ethos, etc. We scrutinized the discursive functioning
of influencers linked to what we call coaching theology, intending to unfold the effects
of meaning produced in 8 audiovisual speeches broadcast on Instagram by the
subjects Tiago Brunet and Pablo Marçal in the period of November 2021. We infer
that the analyzed sayings carry a religious bias with an emphasis on prosperity and
success and reveal, based on our empirical perspective, senses of hedonism,
happiness, recognition, fame, and visibility, through the denial of pain, suffering, and
loss. The analyzed discourses flirt with triumphalism and generate meanings for
audiences eager for materialism and all possible answers to the hardships of the
earthly walk, often losing the divine dimension and the rewards of a world that is to
come and that, on the horizon of the Christian journey, signal to and for eternity. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Midiatização | pt_BR |
dc.subject | Teologia Coaching | pt_BR |
dc.subject | Sentidos | pt_BR |
dc.subject | Consumo | pt_BR |
dc.subject | Positividade | pt_BR |
dc.subject | Mediatization | pt_BR |
dc.subject | Coaching Theology | pt_BR |
dc.subject | Senses | pt_BR |
dc.subject | Consumption | pt_BR |
dc.subject | Positivity | pt_BR |
dc.title | Midiatização, consumo e teologia coaching: sentidos de positividade e sucesso na rede social digital Instagram | pt_BR |
dc.title.alternative | Mediatization, consumption and coaching theology: meanings of positivity and success in the network social digital instagram | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.description.sponsorshipId | 001 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 7455103000843167 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 2011486771825354 | pt_BR |
puc.referee | Novaes, Allan Macedo de | |
puc.referee | Silva, Tarcisio Torres | |
puc.refereeLattes | 2797957566975538 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 3425631891607984 | pt_BR |
puc.center | Centro de Linguagem e Comunicação (CLC) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Linguagens, Mídia e Arte | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |