Mídias digitais e letramentos na educação básica: examinando narrativas docentes
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Título alternativo
Digital media and literacy in basic education: examining teaching narrativesAutor
Orientador
Azzari, Eliane FernandesData de publicação
24/02/2023Tipo de conteúdo
Dissertação de mestradoPrograma de Pós-Graduação
Linguagens, Mídia e ArteDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
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A necessidade de recorrer ao ensino remoto emergencial durante a pandemia de Covid-19 trouxe ao centro do debate o papel das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na área da educação. Está claro que as tecnologias digitais em sala de aula do Ensino Básico se fazem presentes há algumas décadas, porém, nos últimos anos, as questões relacionadas às interações entre tecnologias, professores e estudantes foram ampliadas. Nesse contexto, esta pesquisa analisanarrativas de sete professores acerca de suas relações com as tecnologias digitais em suas práticas docentes. Todos os docentes que participaram do estudo atuam em uma escola particular da região de Campinas que possui amplo acesso a dispositivos e recursos digitais e lecionam em diferentes disciplinas na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio. Configura-se como um estudo no campo da etnografia escolar (ANDRÉ, 2013), que escolheu a Pesquisa Narrativa como metodologia (CONNELLY;CLANDININ; HE, 1997; AIMI; MONTEIRO, 2020). A discussão dos dados, que assume vertente qualitativa e interpretativa, remete à leitura de trabalhos sobre os estudos dos (multi)letramentos (KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2020; MONTE MÓR, 2017), esobre os letramentos digitais (KNOBEL; LANKSHEAR, 2006; LEMKE, 2010). Ao produzirem as narrativas durante reuniões em grupo e/ou individuais com o pesquisador, os docentes abordaram também como lidam com as TDIC para além do uso emergencial, decorrente do cenário pandêmico, e refletiram sobre potencialidades e desafios das/com as TDIC em suas práticas, como se apropriam/apropriaram de recursos digitais e de que maneira já têm sistematicamente tentado inserir as tecnologias digitais no planejamento pedagógico de suas disciplinas. Durante a etapa de geração de dados, a mídia digital TikTok ganhou especial destaque quando uma das docentes participantes da pesquisa sugeriu ao pesquisador o acompanhamento de um projeto para o Ensino Médio que tinha o TikTok como principal recurso pedagógico. Na análise, aponta-se temáticas recorrentes nas narrativas dos participantes da pesquisa. Assim, os dados trazem à tona reflexões sobre a construção de entendimentos que esses professores fizeram acerca de suas próprias práticas. Soma-se a isso a discussão sobre a inserção do TikTok em sala de aula a partir da narrativa da docente que efetivamente desenvolveu seu projeto. Os excertos das narrativas aqui analisadas dão a ver que os estudantes foram essencialmente motivadores do empenho desses docentes para a implementação de novas práticas, a inserção de novos recursos digitais e a revisão de seu planejamento pedagógico. No entanto, nesse processo, observa-se que os professores se viram em meio a múltiplos recursos, parte deles recém-descobertos, mas que não conseguiram encontrar interfaces possíveis, em tão pouco tempo, no necessário processo de apropriação dessas tecnologias. Também ficou claro que algumas das práticas com TDIC adotadas nas aulas remotas foram imediatamente deixadas de lado após o retorno como, por exemplo, o sistema de avaliações on-line.Por fim, de maneira geral, e tendo em vista que a pesquisa abordou um contexto educacional que pode ser considerado de privilégio no que diz respeito ao acesso aos recursos tecnológicos (tanto por docentes quanto discentes), os resultados apontam para um olhar positivo nas relações estabelecidas entre esses docentes e as TDIC, com ênfase para a forma como eles relatam sua busca por autodesenvolvimento através da pesquisa, da interação on-line com seus pares e/ou da troca colaborativa com os próprios estudantes
The need to resort to emergency remote teaching during the Covid-19 pandemic brought to the center of the debate the role of Digital Information and Communication Technologies (TDIC), in the education field. It’s clear that digital technologies in the Basic Education classroom have been present for some decades, but in recent years, issues related to interactions between technologies, teachers and students have been expanded. In such context, this research investigates excerpts from narratives produced by seven teachers about their relationships with digital technologies in their teaching practices. All teachers who participated in the study work in a private school in the region of Campinas that has wide access to digital devices and resources and teach different subjects in Early Childhood Education, Elementary and Secondary Education. It is configured as a study in the field of school ethnography (ANDRÉ, 2013), which chose Narrative Research as its methodology (CONNELLY; CLANDININ; HE, 1997; AIMI; MONTEIRO, 2020). The discussion of the data, which assumes a qualitative and interpretative aspect, refers to the reading of works on studies of (multi)literacies (KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2020; MONTE MÓR, 2017), and on digital literacies (KNOBEL; LANKSHEAR, 2006; LEMKE, 2010). When producing the narratives during group and/or individual meetings with the researcher, the teachers also addressed how they deal with DICT beyond the emergency use, resulting from the pandemic scenario, and reflected on the potentialities and challenges of/with DICT in their practices , how they appropriate/have appropriated digital resources and how they have already systematically tried to insert digital technologies into the pedagogical planning of their disciplines. During the data generation stage, the digital media TikTok gained special attention when one of the teachers participating in the study suggested to the researcher that he accompanied a High School project she devised that focused on TikTok as a pedagogical resource. In the analysis, recurrent themes are pointed out in the narratives of the research participants. Thus, the data bring up reflections on the construction of understandings that these teachers made about their own practices. Moreover, there is a discussion about the insertion of TikTok in the classroom based on the narrative of that one teacher who effectively developed her project. The excerpts from the narratives analyzed here show that the students were essentially motivators of these teachers' commitment to the implementation of new practices, the insertion of new digital resources in their lessons and the revision of their pedagogical planning. However, in this process, it is observed that the teachers found themselves amid multiple resources, some of them newly discovered, but that they were unable to find possible interfaces with, in such a short time, during the necessary process of appropriation of such technologies. It was also clear that some of the DICT practices adopted in remote classes – such as the online assessment system – were immediately set aside after returning to the in-person lessons. All in all, bearing in mind that the research was performed in an educational context which can be considered privileged in terms of access to technological resources (both by teachers and students), the results point to a positive perspective of the relationships established between these teachers and DICT, with emphasis on how they report their search for self-development through research, online interaction with their peers and/or collaborative exchange with the students themselves.
Palavras-chave
Mídias digitaisLetramentos
Formação docente
TikTok
Digital media
Literacies
Teacher education