dc.contributor.advisor | Tassoni, Elvira Cristina Martins | |
dc.contributor.author | Scudeler, Marcelo Augusto | |
dc.date.accessioned | 2023-04-11T14:49:49Z | |
dc.date.available | 2023-04-11T14:49:49Z | |
dc.date.issued | 2022-12-06 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16786 | |
dc.description.abstract | O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é uma política de financiamento público
direcionada para estudantes, com foco em ampliar e diversificar o acesso e a permanência
na educação superior que, especialmente na primeira metade da década de 2010, viabilizou
o ingresso de alunos com perfil socioeconômico vulnerável e, ao mesmo tempo, fomentou
a financeirização de Instituições de Ensino Superior privadas. Esta tese focaliza as
consequências, para o segmento educacional, do progressivo encolhimento do Fies a partir
de 2015, bem como as estratégias comerciais adotadas por empresas educacionais para
minimizar os impactos deste encolhimento no processo de captação de alunos. O objetivo
desta tese é, portanto, compreender as consequências do forte encolhimento do Programa
para o segmento educacional e esmiuçar as alternativas comerciais implementadas pelos
grupos educacionais do setor. Trata-se de uma pesquisa documental, com caráter
explicativo, realizada por meio de materiais diversos que nortearam a investigação, para
enfrentar, de maneira dialética, as contradições e conflitos do Fies como política pública. A
tese demonstra que na míngua de fontes públicas estatais de financiamento estudantil, a
continuidade do processo de expansão e a manutenção dos resultados financeiros das
empresas educacionais foi viabilizada por duas estratégias comerciais centrais, quais
sejam, o aumento da oferta de cursos na modalidade de ensino a distância, com
mensalidades sensivelmente mais baratas, e a oferta de fontes privadas de financiamento
estudantil pelas empresas educacionais. | pt_BR |
dc.description.abstract | The Student Financing Fund (Fies) is a public financing policy aimed at students, focused
on expanding and diversifying access to and permanence in higher education which,
especially in the first half of the 2010, was it possible for students with a vulnerable socio economic situation and, at the same time, fostered the financialization of private Higher
Education Institutions. This theses focus on the consequences, for the educational segment,
of the progressive shrinkage of Fies since 2015, as well as the commercial strategies
adopted by educational companies to minimize the impacts of this shrinkage on the process
of attracting students. The objective of this thesis is, therefore, to understand the
consequences of the relevant shrinkage of the Program for the educational segment and to
scrutinize the commercial alternatives implemented by the educational groups in the sector.
This is a documentary research, with an explanatory character, carried out through different
materials that guided the investigation, to face, in a dialectical way, the contradictions and
conflicts of Fies as a public policy. The thesis intends to demonstrate that in the absence of
state public sources of student financing, the continuity of the expansion process and the
maintenance of the financial results of educational companies was possible by two central
commercial strategies, namely, the supply offer of courses in the distance learning, with
significantly cheaper monthly fees, and the offer of private sources of student financing by
educational companies | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Superior | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas | pt_BR |
dc.subject | Financiamento Estudantil | pt_BR |
dc.subject | Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) | pt_BR |
dc.subject | Higher Education | pt_BR |
dc.subject | Public Policy | pt_BR |
dc.subject | Student Financing | pt_BR |
dc.subject | Student Financing Fund (Fies) | pt_BR |
dc.title | O FIES e as estratégias dos grupos empresariais da educação superior frente à redução dos contratos de financiamento público | pt_BR |
dc.title.alternative | FIES and the strategies of higher education business groups in the face of the reduction in public funding contracts | pt_BR |
dc.type | Tese de doutorado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 8716043497593327 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 7025380679558216 | pt_BR |
puc.referee | Flores, Adolfo Ignácio Calderón | |
puc.referee | Sampaio, Helena | |
puc.referee | Pires, André | |
puc.referee | Barbosa, Maria Ligia de Oliveira | |
puc.refereeLattes | 4931639185143968 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 3118777754475239 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 2489697740513029 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 5436482713562659 | pt_BR |
puc.center | Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |