dc.contributor.advisor | Santos Junior, Wilson Ribeiro dos | |
dc.contributor.author | Almeida, João Gilberto Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2023-05-08T12:27:23Z | |
dc.date.available | 2023-05-08T12:27:23Z | |
dc.date.issued | 2023-02-17 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16909 | |
dc.description.abstract | A pesquisa enfoca a urbanização dos territórios situados à margem dos eixos
rodoviários intraurbanos produzidos pela interação do tecido urbano de Campinas
com o denso e importante sistema rodoviário que atravessa a cidade
fragmentando-a em várias direções. Estes eixos rodoviários que adentram a cidade
vêm se constituindo em indutores de urbanização dos territórios que se articulam em
suas bordas. Pretende-se analisar a configuração espacial destes territórios bem
como as dinâmicas sociais e econômicas que envolvem a forte convivência com
trechos do sistema rodoviário que os conectam com a escala regional e impactam
no crescimento disperso da cidade. Irá observar em especial o caso da Rodovia
Dom Pedro I, símbolo da fase mais recente de expansão urbana marcada pela
desigualdade e segregação socioespacial, contradições expostas em uma área que
demonstra fluidez, velocidade e dinamismo atrelado à riqueza e tecnologia na
região. A análise será feita a partir da compreensão histórica e das discussões
acerca da urbanização, metropolização e transformações no crescimento e
expansão da cidade e o estudo da morfologia urbana produzida a partir desse
contexto com atenção às formas de ocupação e de bem-estar urbano nesses
territórios. O principal objetivo é situar as contradições socioespaciais que permeiam
as áreas lindeiras à Rodovia Dom Pedro I no município de Campinas. O forte
contraste entre a formação de bairros precários e condomínios fechados, indústrias
e institutos de pesquisa e tecnologia resulta na desigualdade de ocupação desse
território que proporciona a essas populações modos distintos de habitar a cidade. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research focuses on the urbanization of occupied territories located on the
edges of intra-urban road axes produced by the interaction of the urban fabric of
Campinas with the dense and important road system that crosses the city,
fragmenting it in several directions. These road axes that enter the city have been
constituting inductors of urbanization of the territories that are articulated in their
borders. It is intended to analyze the spatial configuration of these territories as well
as the social and economic dynamics that involve the strong coexistence with
stretches of the road system that connect them with the regional scale and the
impact on the dispersed growth of the city. The work seeks to look at the case of
Rodovia Dom Pedro I (Dom Pedro I Highway), which is a symbol of the most recent
phase of urban expansion marked by inequality and socio-spatial segregation,
contradictions exposed in an area that demonstrates fluidity, speed and dynamism
linked to wealth and technology in the region. The analysis will be made from the
historical understanding and discussions about urbanization, metropolization and
transformations in the growth and expansion of the city and the analysis of the urban
morphology produced from this context with attention to the forms of occupation and
urban well-being in these territories. The main objective is to situate the socio-spatial
contradictions that permeate the areas bordering the Rodovia Dom Pedro I in the city
of Campinas, and the strong contrast between the formation of precarious
neighborhoods and private condominiums, industries and research and technology
institutes and how the inequality in this territory provides a different way of inhabiting
the city to each of these groups. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | eixos rodoviários intraurbanos | pt_BR |
dc.subject | forma urbana | pt_BR |
dc.subject | metropolização | pt_BR |
dc.subject | desigualdade socioespacial | pt_BR |
dc.subject | intraurban road axes | pt_BR |
dc.subject | urban form | pt_BR |
dc.subject | metropolization | pt_BR |
dc.subject | socio-spatial inequality | pt_BR |
dc.title | Desigualdade, Fragmentação e Segregação na Metrópole Contemporânea: A urbanização no entorno da Rodovia Dom Pedro I em Campinas | pt_BR |
dc.title.alternative | Inequality, Fragmentation and Segregation in the Contemporary Metropolis: Urbanization around Dom Pedro I Highway in Campinas | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.description.sponsorshipId | 001 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 7333980823125392 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 2818200603054621 | pt_BR |
puc.referee | Campos, Ana Cecilia Mattei de Arruda | |
puc.referee | Castro, Luiz Guilherme Rivera de | |
puc.refereeLattes | 4359487026286044 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 3552510477284234 | pt_BR |
puc.center | Escola de Arquitetura, Artes e Design | pt_BR |
puc.graduateProgram | Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |