dc.contributor.advisor | Akabane, Ademar Takeo | |
dc.contributor.author | Vallim, Carlos Heitor de Campos | |
dc.date.accessioned | 2023-09-12T17:13:40Z | |
dc.date.available | 2023-09-12T17:13:40Z | |
dc.date.issued | 2023-06-27 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17029 | |
dc.description.abstract | O congestionamento do tráfego urbano é um problema recorrente na maioria das
grandes cidades do mundo. Normalmente, é decorrente do aumento repentino do
número de veículos nas ruas e avenidas durante os horários de pico. Mesmo com a
melhoria contínua do sistema de transporte urbano, o número de veículos tende a
aumentar com o desenvolvimento da economia, portanto, o congestionamento do
tráfego urbano se torna um problema recorrente. O congestionamento urbano causa
impactos negativos na sociedade, podendo ser destacados, a perdas econômicas, a
redução da produtividade e o aumento das emissões de dióxido de carbono (CO2),
deixando os motoristas presos no trânsito. A demanda por uma solução para evitar o
congestionamento do tráfego é muito clara. Com base nesse contexto, nesta
dissertação são propostos algoritmos para detecção e controle de congestionamento.
Para isso, o algoritmo deve identificar áreas de congestionamento e propor rotas
alternativas de tráfego a partir de informações coletadas em tempo de simulação
realística. Ressalta-se que, a importância deste trabalho está em minimizar os
problemas de congestionamento que afeta uma parcela considerável da população
dos grandes centros urbanos. Os resultados mostram, que em média e alta
densidade, o algoritmo K Nearest Neighbors usando classificador Pareto II (KNNP)
reduz o tempo médio de viagem, o tempo parado em congestionamento, o tempo
perdido por deslocamento do veículo abaixo do limite permitido na via, o consumo
médio de combustível e a redução na emissão de CO2 em até 55%, 79%, 68%, 28%,
e 28% respectivamente. | pt_BR |
dc.description.abstract | Urban traffic congestion is a recurring problem in most large worldwide cities. It usually
arises from the sudden increase in the totality of vehicles on streets and avenues
during peak hours. Even with continuous improvement of the urban transportation
system, the number of automobiles tends to increase with the development of the
economy, therefore, urban traffic congestion becomes a recurring problem. Urban
congestion causes negative impacts on society, which can be highlighted, such as
economic losses, reduced productivity, and increased carbon dioxide (CO2) emissions,
leaving the drivers stuck in transit. The demand for a solution to avoid traffic jams is
crystalline. In addition, this dissertation proposed an algorithm for traffic congestion
detection and minimization. The algorithm would find congestion areas and
recommend alternative traffic routes from information collected in workable simulation
time. The dissertation brings a solution to minimizing the congestion problems that
affect a considerable part of the population in large urban centers. The obtained
results, in medium and high density, the K Nearest Neighbors algorithm using Pareto
II classifier (KNNP), reduces the average travel time, the stopped in traffic jams time,
the time lost due to vehicle movement below the limit allowed on the road, the average
fuel consumption, and reduction of CO2 emission by towards 55%, 79%, 68%, 28%,
and 28% respectively. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Transporte urbano | pt_BR |
dc.subject | Tráfego-urbano | pt_BR |
dc.subject | Trânsito - Congestionamento | pt_BR |
dc.subject | Urban transport | pt_BR |
dc.subject | Traffic-Urban | pt_BR |
dc.subject | Traffic Jam. | pt_BR |
dc.title | Detecção e controle de congestionamento veicular em ambiente urbano | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | http://lattes.cnpq.br/7935333541992685 | pt_BR |
puc.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6781874728187325 | pt_BR |
puc.referee | Pimentel, Lia Lorena | |
puc.referee | Ursini, Edson Luiz | |
puc.refereeLattes | http://lattes.cnpq.br/5903115211598895 | pt_BR |
puc.refereeLattes | http://lattes.cnpq.br/7150028902000426 | pt_BR |
puc.center | Escola Politécnica | pt_BR |
puc.graduateProgram | Sistemas de Infraestrutura Urbana | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |