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dc.contributor.advisorOliveira, Marina Lavorato de
dc.contributor.authorGalhardo, Gabriel Martinelli
dc.date.accessioned2023-09-18T14:47:10Z
dc.date.available2023-09-18T14:47:10Z
dc.date.issued2023-06-27
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17032
dc.description.abstractA utilização de veículos elétricos tem aumentado nos últimos anos devido à pressão para reduzir as emissões de gases do efeito estufa e minimizar os impactos ambientais. Esses veículos utilizam sistemas de armazenamento com células de lítio-íon devido às suas características de operação. Essas células são acompanhadas por sistemas de proteção e BMS (Sistema de gerenciamento da bateria). No caso dos veículos elétricos, as baterias possuem uma vida útil determinada pelo fabricante, geralmente em torno de 8 anos ou 160 mil quilômetros. No entanto, mesmo ao atingir esse limite, as células da bateria ainda mantêm cerca de 80% de sua capacidade nominal, o que as torna viáveis para uma segunda aplicação menos exigente. Para evitar problemas causados pelo desbalanceamento da bateria, é necessário um sistema de balanceamento das células. Nesse contexto, pretende-se aplicar e analisar três métodos de equalização: balanceamento passivo com resistor de derivação comutado, balanceamento ativo com conversor flyback e balanceamento capacitivo comutado clássico. O objetivo é determinar qual método melhor se adapta às células de bateria de lítio ferro fosfato em segunda aplicação, prolongando sua vida útil e garantindo o funcionamento adequado do sistema de armazenamento para a aplicação desejada. Serão realizadas simulações, análise dos dados coletados e determinação dos benefícios obtidos com cada método aplicado.pt_BR
dc.description.abstractThe use of electric vehicles has increased in recent years due to pressure to reduce greenhouse gas emissions and minimize environmental impacts. These vehicles use storage systems with lithium-ion cells due to their operating characteristics. These cells are accompanied by protection systems and BMS (Battery Management System). In the case of electric vehicles, batteries have a useful life determined by the manufacturer, usually around 8 years or 160 thousand kilometers. However, even when reaching this limit, the battery cells still maintain around 80% of their nominal capacity, making them viable for a second, less demanding application. To avoid problems caused by battery imbalance, a cell balancing system is required. In this context, we intend to apply and analyze three equalization methods: passive balancing with switched shunt resistor, active balancing with flyback converter and classic switched capacitive balancing. The objective is to determine which method best adapts to lithium iron phosphate battery cells in the second application, extending their useful life and ensuring the proper functioning of the storage system for the desired application. Simulations will be carried out, analysis of the collected data and determination of the benefits obtained with each applied method.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectequalização de bateriaspt_BR
dc.subjectbalanceamento ativopt_BR
dc.subjectbalanceamento passivopt_BR
dc.subjectsegunda aplicaçãopt_BR
dc.subjectBattery equalizationpt_BR
dc.subjectactive balancingpt_BR
dc.subjectpassive balancingpt_BR
dc.subjectsecond lifept_BR
dc.titleAnálise comparativa de métodos para o balanceamento de células de bateria de lítio-íon em segunda aplicaçãopt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.latteshttp://lattes.cnpq.br/7232852902771337pt_BR
puc.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3153165374925938pt_BR
puc.refereeMorais, Cecília de Freita
puc.refereeLopez Amezquita, Juan Camilo
puc.refereeLatteshttp://lattes.cnpq.br/0454304940755110pt_BR
puc.refereeLatteshttp://lattes.cnpq.br/3208899900567376pt_BR
puc.centerEscola Politécnicapt_BR
puc.graduateProgramGestão de Redes de Telecomunicaçõespt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


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