dc.contributor.advisor | Junior, Carlos Alberto de Castro | |
dc.contributor.author | Santos, Euler Bruno Pereira dos | |
dc.date.accessioned | 2023-09-20T20:00:31Z | |
dc.date.available | 2023-09-20T20:00:31Z | |
dc.date.issued | 2023-06-30 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17034 | |
dc.description.abstract | O mercado automotivo está se movendo rapidamente em direção aos veículos elétricos (VEs).
As mudanças no sentimento do consumidor, nas políticas, regulamentações e outros fatores estão impulsionando a aceitação dos usuários e, por fim, o crescimento das vendas de veículos
elétricos. As barreiras existentes para a expansão das vendas de veículos elétricos tendem a
desaparecer com o tempo e a expectativa é que até 2030, os veículos elétricos representem 32%
das vendas de carros novos globalmente. As participações regionais, no entanto, devem variar
muito de acordo com o país, e um dos motivos que restringirá a adoção mais ampla de VEs
é a infraestrutura de carregamento insuficiente ou inadequada. A demanda adicional de eletricidade e a imprevisibilidade do comportamento dos proprietários de VEs, poderão resultar em
um impacto significativo nos sistemas de distribuição de energia elétrica e podem resultar em
instabilidades e falhas. Este trabalho propõe soluções baseadas na meta-heurística TeachingLearning-Based Optimization (TLBO), e em uma heurística especializada para coordenar o
carregamento de um grupo de veículos elétricos. Os métodos propostos buscam entregar o máximo de energia possível às baterias dos veículos sem violar as restrições e os limites do sistema
elétrico. A meta-heurística TLBO é um algoritmo eficiente, que demanda poucos parâmetros
de ajuste e não depende de dados históricos para obter uma resposta ótima para uma tomada
de decisão. A heurística especializada faz uso das características específicas do problema para
obter uma solução de qualidade. Serão apresentados os resultados de simulações, utilizando a
heurística e o TLBO, com as devidas comparações de desempenho. | pt_BR |
dc.description.abstract | The automotive market is moving fast towards electric vehicles (EV). Changes in consumer sentiment, policies, regulations, and other factors are driving the user’s acceptance and ultimately
the growth of EV sales. The existing barriers to the expansion of EV sales tend to disappear
over time and the expectation is that by 2030, EVs will represent 32 percent of the new car sales
globally. Regional shares, however, are expected to vary widely according to country, and one
of the reasons that will restrain broader adoption of EV is the insufficient or unsuitable charging infrastructure. The additional electricity demand and the unpredictability of EV owners’
behavior will make a significant impact on the electricity distribution systems and may result in
instabilities and failures. This work proposes solutions based on the Teaching-Learning-Based
Optimization (TLBO) meta-heuristic, and on specialized heuristics to coordinate the charging
of a group of electric vehicles. The proposed methods seek to deliver as much energy as possible to vehicle batteries without violating the constraints and limits of the electrical system. The
TLBO meta-heuristic is an efficient algorithm that requires few tuning parameters and does not
depend on historical data to obtain an optimal solution for the problem. On the other hand, the
specialized heuristic makes use of the specific characteristics of the problem to obtain a good solution. Simulation results will be presented using heuristics and TLBO, along with performance
comparisons. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Otimização | pt_BR |
dc.subject | Recarga de Veículos Elétricos | pt_BR |
dc.subject | Gerenciamento | pt_BR |
dc.subject | Sistemas de Energia Elétrica | pt_BR |
dc.subject | TLBO | pt_BR |
dc.subject | Heurística | pt_BR |
dc.subject | Optimization | pt_BR |
dc.subject | EV charging | pt_BR |
dc.subject | Coordination | pt_BR |
dc.subject | Electrical Systems | pt_BR |
dc.subject | Heuristics | pt_BR |
dc.title | Coordenação do carregamento de veículos elétricos utilizando heurística e meta-heurística | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 4425139712701530 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 3756048520695569 | pt_BR |
puc.referee | Oliveira, Marina Lavorato de | |
puc.referee | Barbosa, Tiago de Moraes | |
puc.refereeLattes | 3153165374925938 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 2581723856633829 | pt_BR |
puc.center | Escola Politécnica | pt_BR |
puc.graduateProgram | Gestão de Redes de Telecomunicações | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |