Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCury, Vera Engler
dc.contributor.authorTakaki, Nadini Brandão de Sousa
dc.date.accessioned2023-10-02T12:55:07Z
dc.date.available2023-10-02T12:55:07Z
dc.date.issued2023-06-29
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17044
dc.description.abstractEsta pesquisa objetivou descrever e compreender psicologicamente a experiência vivida por médicos residentes no que se refere à relação médico-paciente, a partir do conceito de compreensão empática, da maneira como foi proposto pelo psicólogo norte americano Carl Rogers no contexto da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP). A atitude empática por parte do médico ao relacionar-se com os pacientes, segundo estudos nacionais e internacionais, contribui para a obtenção de melhores resultados clínicos, menores índices de erro médico, maior confiança do paciente em relação ao profissional, bem como maior adesão ao tratamento. A pesquisa foi desenvolvida como um estudo empírico de natureza qualitativa e fenomenológica. Adotou-se como referencial teórico os norteadores da Abordagem Centrada na Pessoa, desenvolvida por Carl Rogers e como caminho metodológico a análise fenomenológica inspirada nas proposições do filósofo alemão Edmund Husserl, contemporaneamente desenvolvidas pela filósofa italiana Angela Ales Bello. A pesquisadora realizou encontros dialógicos individuais com 7 médicos residentes, homens e mulheres, cujos níveis de formação variaram de R1 a R3, provenientes de um programa de residência em clínica médica de um hospital universitário localizado no Estado de São Paulo. Os encontros aconteceram presencialmente no próprio contexto hospitalar e tiveram duração média de 40 minutos. Cada encontro deu origem a uma narrativa compreensiva, elaborada a partir das impressões, sentimentos e ideias que impactaram a pesquisadora ao estar com o(a) participante e que posteriormente foi discutida com os membros do Grupo de Pesquisa institucional “Atenção Psicológica Clínica em Instituições: prevenção e intervenção”, vinculado ao Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia. Concluída a construção de todas as narrativas individuais, foi elaborada uma narrativa síntese contendo os principais elementos que estruturam a experiência de empatia dos participantes e que foram organizados interpretativamente em categorias de sentido. Os principais elementos que emergiram foram: 1) O que está em jogo não é o papel profissional, mas a constituição pessoal. Tornar-se médico é parte de um processo mais amplo de tornar-se pessoa; 2) A capacidade de compreender o outro está intimamente relacionada a um voltar-se para si; 3) A angústia que decorre do envolvimento afetivo com o paciente e com os familiares; e 4) O contexto pode constituir um obstáculo ou favorecer a atitude empática. Os elementos foram compreendidos numa perspectiva psicológica a partir da psicologia humanista e da fenomenologia, destacando-se a necessidade de integração dos aspectos vivenciais à formação dos médicos para uma relação humanizada com o paciente.pt_BR
dc.description.abstractThis research aimed to describe and psychologically understand the experience lived by medical residents regarding the doctor-patient relationship, based on the concept of empathic understanding as proposed by American psychologist Carl Rogers within the context of Person Centered Approach (PCA). Empathic attitude on the part of the doctor in relating to patients, according to national and international studies, contributes to better clinical outcomes, lower rates of medical errors, increased patient trust in the professional, as well as greater treatment adherence. The research was conducted as an empirical study of qualitative and phenomenological nature. The theoretical framework adopted was the guidelines of the Person Centered Approach developed by Carl Rogers, and the methodological approach was phenomenological analysis inspired by the propositions of German philosopher Edmund Husserl, contemporarily developed by Italian philosopher Angela Ales Bello. The researcher conducted individual dialogical meetings with 7 medical residents, both male and female, whose training levels ranged from R1 to R3, from a medical residency program in a university hospital located in the state of São Paulo. The meetings took place in-person within the hospital context and had an average duration of 40 minutes. Each meeting gave rise to a comprehensive narrative, developed based on the impressions, feelings, and ideas that impacted the researcher while interacting with the participant, which was subsequently discussed with members of the institutional Research Group "Clinical Psychological Care in Institutions: prevention and intervention," linked to the Stricto Sensu Graduate Program in Psychology. Once all individual narratives were constructed, a synthesis narrative was developed, containing the main elements that structure the participants' experience of empathy, and these elements were interpretatively organized into meaningful categories. The main elements that emerged were: 1) What is at stake is not the professional role, but personal constitution. Becoming a doctor is part of a broader process of becoming a person; 2) The ability to understand the other is intimately related to turning inward; 3) The distress that arises from emotional involvement with the patient and their family members; and 4) The context can either hinder or favor the empathic attitude. These elements were understood from a psychological perspective, drawing on humanistic psychology and phenomenology, emphasizing the need to integrate experiential aspects into medical training for a humanized relationship with the patient.pt_BR
dc.description.abstractEsta investigación tuvo como objetivo describir y comprender psicológicamente la experiencia vivida por médicos residentes en la relación médico-paciente, a partir del concepto de comprensión empática, tal como fue propuesto por el psicólogo estadounidense Carl Rogers en el contexto del Enfoque Centrado en la Persona (ECP). La actitud empática por parte del médico al relacionarse con los pacientes, según estudios nacionales e internacionales, contribuye a obtener mejores resultados clínicos, menores tasas de error médico, mayor confianza del paciente en el profesional, así como una mayor adherencia al tratamiento. La investigación se desarrolló como un estudio empírico de naturaleza cualitativa y fenomenológica. Se adoptaron como referencias teóricas los principios del Enfoque Centrado en la Persona, desarrollado por Carl Rogers, y como enfoque metodológico se utilizó el análisis fenomenológico inspirado en las propuestas del filósofo alemán Edmund Husserl, desarrolladas contemporáneamente por la filósofa italiana Angela Ales Bello. La investigadora llevó a cabo encuentros dialógicos individuales con 7 médicos residentes, hombres y mujeres, cuyos niveles de formación variaron de R1 a R3, provenientes de un programa de residencia en medicina clínica de un hospital universitario ubicado en el estado de São Paulo. Los encuentros se realizaron de manera presencial en el propio contexto hospitalario y tuvieron una duración promedio de 40 minutos. Cada encuentro dio lugar a una narrativa comprensiva, elaborada a partir de las impresiones, sentimientos e ideas que impactaron a la investigadora al estar con el participante, y que posteriormente fue discutida con los miembros del Grupo de Investigación institucional "Atención Psicológica Clínica en Instituciones: prevención e intervención", vinculado al Programa de Posgrado Stricto Sensu en Psicología. Una vez finalizada la construcción de todas las narrativas individuales, se elaboró una narrativa de síntesis que contenía los principales elementos que estructuran la experiencia de empatía de los participantes, y que se organizaron interpretativamente en categorías de sentido. Los principales elementos que surgieron fueron: 1) No se trata solo del papel profesional, sino de la constitución personal. Convertirse en médico es parte de un proceso más amplio de convertirse en persona; 2) La capacidad de comprender al otro está estrechamente relacionada con el volver la mirada hacia uno mismo; 3) La angustia que surge del involucramiento afectivo con el paciente y sus familiares; y 4) El contexto puede constituir un obstáculo o favorecer la actitud empática. Estos elementos fueron comprendidos desde una perspectiva psicológica basada en la psicología humanista y la fenomenología, destacando la necesidad de integrar los aspectos vivenciales en la formación de los médicos para establecer una relación humanizada con el paciente.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectrelação médico-pacientept_BR
dc.subjectcompreensão empáticapt_BR
dc.subjectpesquisa fenomenológicapt_BR
dc.subjectabordagem centrada na pessoapt_BR
dc.subjectpsicologia clínicapt_BR
dc.subjectdoctor-patient relationshippt_BR
dc.subjectempathic understandingpt_BR
dc.subjectphenomenological researchpt_BR
dc.subjectperson-centered approachpt_BR
dc.subjectclinical psychologypt_BR
dc.subjectclavept_BR
dc.subjectrelación médico-pacientept_BR
dc.subjectcomprensión empáticapt_BR
dc.subjectinvestigación fenomenológicapt_BR
dc.subjectenfoque centrado en la personapt_BR
dc.subjectpsicología clínicapt_BR
dc.titleA atitude de empatia revisitada na relação de médicos residentes com seus pacientes: um estudo psicológicopt_BR
dc.title.alternativeThe attitude of empathy revisited in the relationship between resident doctors and their patients: a psychological studypt_BR
dc.typeTese de doutoradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.description.sponsorshipId001pt_BR
dc.identifier.lattes7418475107400444pt_BR
puc.advisorLattes3414308343809480pt_BR
puc.refereeGranato, Tania Mara Marques
puc.refereeMessias, João Carlos Caselli
puc.refereeTurato, Egberto Ribeiro
puc.refereeMaciel, Josemar de Campos
puc.refereeLattes0103267726544713pt_BR
puc.refereeLattes7861317602243394pt_BR
puc.refereeLattes3829289019292523pt_BR
puc.refereeLattes0607324397391969pt_BR
puc.centerEscola de Ciências da Vidapt_BR
puc.graduateProgramPsicologiapt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples