dc.contributor.advisor | Neto, Manoel Lemes da Silva | |
dc.contributor.author | De Bona, Laura | |
dc.date.accessioned | 2023-10-31T17:38:47Z | |
dc.date.available | 2023-10-31T17:38:47Z | |
dc.date.issued | 2023-02-27 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17048 | |
dc.description.abstract | Esta tese propõe uma atualização da metodologia dos circuitos espaciais
produtivos pela análise do fenômeno da verticalização recente (entre 2000 e
2020) na cidade de São Paulo (SP, Brasil), a fim de explicar a relação entre
informação, comunicação e espaço na cidade. Por meio da descrição das etapas
e agentes envolvidos na incorporação imobiliária – desde a viabilidade técnica e
comercial à entrega das chaves, apresenta-se como a recente constituição da
ordem infocomunicacional que permeia a cadeia produtiva dos
empreendimentos imobiliários verticais residenciais no município. Partindo da
interpretação do fenômeno na escala do município, definiu-se como estudo de
caso a atuação da incorporadora Idea!Zarvos para orientar a análise pelos níveis
analíticos da pesquisa. A atuação da empresa é concentrada na região do bairro
da Vila Madalena e inclui intervenções pontuais em espaços públicos
denominadas “gentilezas urbanas”. Inclui também a estratégia de empregar
escritórios de arquitetura premiados com total liberdade conceitual para criar,
para além de empreendimentos imobiliários diferenciados e flexíveis,
verdadeiros objetos de desejo. Objetiva-se situar essa discussão de um estudo
de caso particular – a atuação da Idea!Zarvos – no tempo e espaço, visto que a
utilização da publicidade no mercado imobiliário não é uma estratégia recente.
Contudo, no contexto atual, os processos de branding e de comunicação digital
permitem escalar esses discursos de forma sem precedentes, alcançando
deliberadamente um público além de nichos de mercado pré-determinados.
Assim, à medida em que a produção da paisagem vertical é impulsionada pelos
fluxos da globalização e, sincronicamente, faz-se na dimensão do lugar, da
cidade e do planeta, o espaço (compreendido como sistema técnico dos objetos
– da aparência – e o sistema de ação – da essência política e social) emerge
com a espacialização dos lugares dos quais derivam e com a identificação dos
agentes que os produzem. A possibilidade de atualizar uma metodologia de
análise pelos circuitos espaciais produtivos para explicar o processo geral de
verticalização contemporâneo em São Paulo, associando-o a uma
particularidade observável num lugar da cidade que pode, por hipótese, ser
extrapolada para outros lugares e objetiva, explica e expõe causalidades dos
conceitos fundamentais para a compreensão do mundo contemporâneo: espaço,
globalização e verticalização. Assim a ordem global e a ordem local se
encontram na geografia da produção – do edifício situado no lote à cidade – e
expõem a materialidade dos espaços globalizados. Ou melhor, dos espaços da
globalização. | pt_BR |
dc.description.abstract | This thesis proposes an update of the methodology of productive spatial circuits
by analyzing the phenomenon of recent verticalization (between 2000 and 2020)
at São Paulo city (SP, Brazil), in order to explain the relationship between
information, communication and space in the city. Through the description of the
steps and agents involved in real estate development – from technical and
commercial feasibility to handing over the keys, it is presented how the recent
constitution of the infocommunicational order permeates the productive chain of
vertical residential real estate projects in the municipality. Starting from the
interpretation of the phenomenon at the scale of the municipality, the
performance of the developer Idea!Zarvos was defined as a case study to guide
the analysis by the analytical levels of the research. The company's activities are
concentrated in the Vila Madalena neighborhood and include occasional
interventions in public spaces called “urban kindness”. It also includes the
strategy of employing award-winning architecture firms with complete conceptual
freedom to create, in addition to differentiated and flexible real estate
developments, true objects of desire. The aim is to situate this discussion of a
particular case study – the performance of Idea!Zarvos – in time and space, since
the use of advertising in the real estate market is not a recent strategy. However,
in the current context, branding and digital communication processes allow
scaling these discourses in an unprecedented way, deliberately reaching an
audience beyond predetermined market niches. Thus, as the production of the
vertical landscape is driven by the flows of globalization and, synchronically, it is
carried out in the dimension of the place, the city and the planet, space
(understood as a technical system of objects – of appearance – and the action
system – of the political and social essence) emerges with the spatialization of
the places from which they derive and with the identification of the agents that
produce them. The possibility of updating an analysis methodology by productive
spatial circuits to explain the general process of contemporary verticalization in
São Paulo, associating it with a particularity observable in a part of the city that
can, by hypothesis, be extrapolated to other places and objective, explains and
exposes the causality of fundamental concepts for understanding the
contemporary world: space, globalization and verticalization. Thus, global order
and local order meet in the geography of production – from the building located
on the lot to the city – and expose the materiality of globalized spaces. Or rather,
the spaces of globalization. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | espaço | pt_BR |
dc.subject | verticalização | pt_BR |
dc.subject | publicidade | pt_BR |
dc.subject | circuitos espaciais produtivos | pt_BR |
dc.subject | São Paulo | pt_BR |
dc.title | Ordem infocomunicacional: o caso da verticalização em São Paulo | pt_BR |
dc.type | Tese de doutorado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.description.sponsorshipId | 01 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 6729193089703372 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 4098129515389219 | pt_BR |
puc.referee | Pita, Maria Eliza de Castro | |
puc.referee | Moreno, Monica Manso | |
puc.referee | Espallargas Gimenez, Luis | |
puc.referee | Gomes, Cilene | |
puc.refereeLattes | 5177592963833604 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 3089245255748736 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 8993903658617187 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 4907904919744128 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências da Vida | pt_BR |
puc.graduateProgram | Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |