dc.contributor.advisor | Sangion, Juliana | |
dc.contributor.advisor | Silva, Marcelo Pereira da | |
dc.contributor.advisor | Molck, Adauto Marin | |
dc.contributor.advisor | Hergesel, João Paulo Lopes de Meira | |
dc.contributor.author | Uemura, Beatriz Sayuri | |
dc.contributor.author | Ignacio Junior, Carlos Renato | |
dc.contributor.author | Magalhães, Hannah Machado | |
dc.contributor.author | Leite, Livia França | |
dc.date.accessioned | 2024-01-10T17:52:21Z | |
dc.date.available | 2024-01-10T17:52:21Z | |
dc.date.issued | 2023-12-04 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17093 | |
dc.description.abstract | Poupi&Moni é um Podcast educacional idealizado como uma forma de conscientizar
o público adolescente sobre a educação econômica, abordado de forma lúdica.
Composto por um podcast de três episódios e uma plataforma digital, o projeto foi
desenvolvido com o apoio de convidados das áreas de economia, psicologia e
empreendedorismo, focando na prevenção do consumo compulsivo e no estímulo ao
consumo consciente. A iniciativa visa preencher a lacuna de conteúdos informativos
sobre educação econômica direcionados a adolescentes, considerando o aumento
preocupante de gastos e de endividamento, o projeto visa fornecer conteúdo confiável
e gratuito, aumentando a acessibilidade ao conhecimento econômico, especialmente
para aqueles sem acesso a programas presenciais ou cursos tradicionais. Utilizando
ferramentas online para promover impacto na sociedade civil, além de um podcast
hospedado na plataforma spotify, o projeto conta com um website que é usado como
suporte para o armazenamento dos episódios do podcast, e de um jogo protagonizado
pelos personagens Poupi e Moni, permitindo aos usuários aplicarem os
conhecimentos adquiridos nos episódios. O relatório é dividido em duas seções,
começando com as bases teóricas, o mercado-alvo e a escolha das plataformas. Em
seguida, detalha os procedimentos de execução, incluindo planejamento, execução,
edição e custos, encerrando com considerações finais sobre os aprendizados obtidos.
Os resultados obtidos pelo projeto Poupi&Moni demonstram impacto positivo na
conscientização econômica de adolescentes. A análise de métricas, como o número
de acessos ao site, e engajamento nas redes sociais, revela um alcance significativo.
Posto isso, concluímos que contribuímos para tornar a educação econômica mais
acessível aos adolescentes por meio das mídias digitais, de maneira inovadora,
descomplicada e objetiva. | pt_BR |
dc.description.abstract | "Poupi&Moni" is an educational podcast conceived as a means to raise awareness
among the adolescent audience regarding economic education, approached in a
playful manner. Comprising three podcast episodes and a digital platform, the project
was developed with the support of guests from the fields of economics, psychology,
and entrepreneurship, focusing on preventing compulsive consumption and promoting
conscious consumption. The initiative aims to fill the gap in informative content on
economic education targeted at teenagers, considering the alarming rise in spending
and indebtedness. The project seeks to provide reliable and free content, increasing
accessibility to economic knowledge, especially for those without access to in-person
programs or traditional courses.
Utilizing online tools to make an impact on civil society, in addition to hosting a podcast
on the Spotify platform, the project includes a website used as a repository for podcast
episodes and a game featuring the characters Poupi and Moni. This allows users to
apply the knowledge acquired in the podcast episodes. The report is divided into two
sections, commencing with theoretical foundations, target market, and platform
selection. Subsequently, it details the execution procedures, including planning,
execution, editing, and costs, concluding with final considerations on the insights
gained. The results obtained by the Poupi&Moni project demonstrate a positive impact
on the financial awareness of adolescents. The analysis of metrics, such as website
visits and engagement on social media, reveals significant reach. Consequently, we
conclude that we have contributed to making economic education more accessible to
teenagers through digital media, in an innovative, straightforward, and objective
manner. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Mídias Digitais | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Economia | pt_BR |
dc.subject | Podcast | pt_BR |
dc.subject | Poupi&Moni | pt_BR |
dc.subject | Digital Media | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Economics | pt_BR |
dc.title | Projeto Poupi&Moni | pt_BR |
dc.title.alternative | Poupi&Moni Project | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | ND | pt_BR |
dc.identifier.lattes | ND | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 2705145635073189 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 3588856819976425 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 1971307332489999 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 0081045915422658 | pt_BR |
puc.referee | Cheida, Marcel José | |
puc.refereeLattes | 4303060305861203 | pt_BR |
puc.center | Escola de Linguagem e Comunicação | pt_BR |
puc.graduateProgram | Não se aplica | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Mídias Digitais | pt_BR |