dc.contributor.advisor | Ardinghi, Maria Beatriz | |
dc.contributor.author | Prado, João Rafael Peres | |
dc.contributor.author | Lima, Renato de Toledo Mello | |
dc.contributor.author | Souza, Victoria Klarissa de | |
dc.date.accessioned | 2024-01-12T17:54:01Z | |
dc.date.available | 2024-01-12T17:54:01Z | |
dc.date.issued | 2022-12-14 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17106 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta ações projetuais em design digital a partir de uma oportunidade percebida pela equipe de unir estéticas e design de interface. Neste sentido, este TCC visa discutir a relevância de estilos visuais para o processo de produção de interfaces, a fim de estabelecer meios teóricos e práticos para a aplicação desta proposta e, a partir delas, gerar ações de interferência que fomentem a aplicação destes conhecimentos de forma simplificada na produção profissional diária do seu público-alvo. Com isso, o objetivo principal do projeto é propor e desenvolver, com o devido embasamento teórico, uma interface virtual e sua identidade visual para servir de inspiração, através de imagens e textos de caráter conteudista sobre diversos movimentos estéticos; auxiliar no processo de criação de telas por meio de exemplos ilustrativos; além de facilitar o acesso a recursos gráficos úteis. Para atingir estas metas, o grupo guiou-se pelas etapas da metodologia do Design Thinking, aliado ao design da experiência de usuário promovida por Garrett, que serviram como organizador de tarefas entre os membros da equipe e gerenciamento de tempo, com a intenção de estruturar as etapas do trabalho de modo a atingir o propósito de solucionar as questões encontradas de maneira colaborativa, inovadora e empática para com os usuários. Os resultados obtidos por meio deste processo geraram aprendizado acerca dos procedimentos de criação na área do design, tendo em vista o foco nas necessidades do ser humano que interage com o produto final. Portanto, a presença de uma oportunidade a ser explorada que, não apenas engrandece as produções de criadores de interfaces como permite, através da centralização de conteúdos, descomplicar o acesso à informação e recursos. | pt_BR |
dc.description.abstract | The current work presents as points of greatest relevance the opportunity perceived by the team to unite aesthetics and interface design. In this sense, this Final Paper aims to discuss the relevance of visual styles for the production process of interfaces, in order to establish theoretical and practical means for the application of this proposal and, from these, generate interference actions that promote the application of this knowledge in a simplified way in the daily professional production of the target audience that it seeks to reach. With that, the project’s main goal is to propose and develop, with the proper theoretical foundation, a virtual interface and its visual identity to serve as inspiration, through images and texts of content character about several aesthetic movements; to help in the process of screen creation through illustrative examples; besides facilitating the access to useful graphic resources. To achieve these goals, the group was guided by the steps of the Design Thinking methodology, allied to the user experience design promoted by Garrett, which served as a task organizer among the team members and time management, with the intention of structuring the work stages in order to achieve the purpose of solving the issues encountered in a collaborative, innovative, and empathetic way for the users. The results obtained through this process were achieved, generating apprenticeship about the creation procedures in the design area, having in mind the focus on the needs of the human being that interacts with the final product. Therefore, the presence of an opportunity to be explored that not only enhances the production of interface creators but also, through the centralization of content, allows uncomplicated access to information and resources. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Design de interface | pt_BR |
dc.subject | Estéticas | pt_BR |
dc.subject | Inteligência Artificial | pt_BR |
dc.subject | Interface Design | pt_BR |
dc.subject | Aesthetics | pt_BR |
dc.subject | Artificial Intelligence | pt_BR |
dc.title | Aes·thesis: as estéticas como referência para o design de interfaces | pt_BR |
dc.title.alternative | Aes·thesis: aesthetics as a reference for interface design | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | ND | pt_BR |
dc.identifier.lattes | ND | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 7138249427182314 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 3925234403667800 | pt_BR |
puc.referee | Donati, Luisa Angelica Paraguai | |
puc.referee | Pereira, Camyla | |
puc.refereeLattes | 6616305768133913 | pt_BR |
puc.refereeLattes | ND | pt_BR |
puc.center | Escola de Arquitetura, Artes e Design | pt_BR |
puc.graduateProgram | Não se aplica | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Design Digital | pt_BR |