Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSouza, Vera Lúcia Trevisan de
dc.contributor.authorCarvalho, Rebecca Moura de Almeida Ferreira
dc.date.accessioned2024-01-15T17:20:03Z
dc.date.available2024-01-15T17:20:03Z
dc.date.issued2023-12-06
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17121
dc.description.abstractA presente pesquisa teve o objetivo de analisar a potência dos animes e mangás na mobilização de afetos e da imaginação de adolescentes. Como aporte teórico metodológico, adotou-se a psicologia histórico-cultural, em especial Vigotski e suas concepções sobre emoção, imaginação e arte. O procedimento de pesquisa deu-se por meio de encontros semanais, com adolescentes do 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental II, de uma escola estadual, em um município do interior do Estado de São Paulo. Realizaram-se os encontros de cunho reflexivo em sala de aula, com a estratégia de apreciação de animes e mangás diversos, debates, desenhos e textos. As fontes de informações para a construção da análise foram: registros em diário de campo, produções dos adolescentes e transcrições das gravações dos encontros. Analisaram-se os resultados, com organização em três eixos: (1) As Emoções em Movimento, em que observamos a potência dos animes e mangás para fazerem emergir as emoções e sua elaboração; (2) A Imaginação em Movimento, em que a imaginação, atrelada à emoção, impulsiona o processo criativo dos adolescentes na produção de novas formas de perceber a realidade e seus conflitos, e pensar formas de superá-los; (3) Animes e Mangás como Práticas Psicológicas, em que apresentamos os fundamentos das ações realizadas, a fim de contribuir para futuras ações de profissionais da psicologia escolar. Conclui-se que o trabalho com os animes e mangás como materialidades mediadoras pode se constituir como estratégia potente no contexto escolar e nas práticas psicológicas voltadas ao coletivo, mobilizando os afetos e a imaginação, em uma atuação mais crítica, acolhedora e transformadora das condições de vida de adolescentes.pt_BR
dc.description.abstractThe present research aimed to analyze the power of anime and manga in mobilizing the emotions and imagination of adolescents. As a theoretical and methodological framework, we adopted historical-cultural psychology, particularly Vygotsky and his conceptions of emotion, imagination, and art. The research procedure involved weekly meetings with adolescents from the 6th, 7th, and 8th grades of a state school in the interior of the state of São Paulo, Brazil. Reflective meetings were conducted in the classroom, employing various anime and manga appreciation strategies, including debates, drawings, and texts. The sources of information for the analysis included fieldwork diary, adolescents' productions and transcriptions of the meeting recordings. The results were analyzed and organized into three main themes: (1) Emotions in Motion, where we observed the power of anime and manga in eliciting emotions and their elaboration; (2) Imagination in Motion, where imagination, coupled with emotion, drives the creative process of adolescents in perceiving new ways to understand reality and its conflicts and devising ways to overcome them; (3) Anime and Manga as Psychological Practices, in which we present the foundations of the actions carried out to contribute to future actions by school psychologists. In conclusion, working with anime and manga as mediating materials can be a potent strategy in the school context and in collective-oriented psychological practices, mobilizing emotions and imagination, fostering a more critical, inclusive approach to diversity, and transforming the living conditions of adolescents.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAnimept_BR
dc.subjectMangápt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectPsicologia Histórico Culturalpt_BR
dc.subjectPsicologia Escolarpt_BR
dc.subjectAdolescencept_BR
dc.subjectCultural Historical Psychologypt_BR
dc.subjectSchool Psychologypt_BR
dc.titleAnimes e mangás mobilizando afetos e imaginação na escolapt_BR
dc.title.alternativeAnimes and manga mobilizing affections and imagination at schoolpt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes7404641921654890pt_BR
puc.advisorLattes6876954243774464pt_BR
puc.refereeGuzzo, Raquel Souza Lobo
puc.refereeAquino, Fabiola de Sousa Braz
puc.refereeLattes8863163152848405pt_BR
puc.refereeLattes8059477511210341pt_BR
puc.centerEscola de Ciências da Vidapt_BR
puc.graduateProgramPsicologiapt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples