| dc.contributor.advisor | Souza, Vera Lucia Trevisan de |  | 
| dc.contributor.author | Grego, Aline Cristina Ferreira |  | 
| dc.date.accessioned | 2024-01-19T18:54:04Z |  | 
| dc.date.available | 2024-01-19T18:54:04Z |  | 
| dc.date.issued | 2023-12-12 |  | 
| dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17129 |  | 
| dc.description.abstract | Este estudo objetivou investigar os sentidos da tecnologia para estudantes do Ensino Médio 
público e seu potencial como ferramenta de transformação da relação do sujeito com o 
conhecimento escolarizado. Frente ao contexto pandêmico ocasionado pelo novo coronavírus, 
o uso de tecnologia tornou-se essencial para a manutenção de demandas emergentes da vida 
cotidiana. Especificamente falando da escola, professores e gestores se viram diante do desafio 
de buscar soluções possíveis, para garantirem o acesso ao conhecimento escolarizado via ensino 
remoto. Para além da pandemia, vivemos um contexto histórico mobilizado pela tecnologia. 
Sustentada pelos pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural, 
sobretudo os conceitos de Lev Semionovitch Vigotski, foram realizados quatro encontros com 
duração média de 1h com uma turma composta por aproximadamente 40 alunos do segundo 
ano do Ensino Médio de uma instituição pública estadual de Ensino Fundamental II e Médio, 
localizada no interior do Estado de São Paulo, além de quatro entrevistas semiestruturadas 
visando aprofundar alguns temas. Nos encontros mediados pelo uso de materialidades artísticas, 
os adolescentes foram convidados a compartilhar suas percepções em relação ao uso de 
tecnologias, o ensino escolarizado e sua vida cotidiana. As entrevistas foram realizadas com 
quatro adolescentes indicados pela turma como os “mais conectados” e tiveram a duração média 
de 40 minutos. Além da gravação e transcrição dos encontros e das entrevistas, como estratégia 
complementar foram utilizados os diários de campo produzidos pela psicóloga-pesquisadora. 
Os resultados revelam que as ferramentas tecnológicas mais presentes no cotidiano dos 
adolescentes são o celular e as redes sociais. Evidencia-se ainda que na escola, o uso de 
ferramentas tecnológicas não é funcional, devido à falta de familiaridade com essas 
ferramentas, tanto por parte dos alunos quanto dos professores, e às limitações de infraestrutura. 
Desta forma, ao não conhecerem as aplicabilidades das ferramentas tecnológicas, poucas são 
as alternativas de escolha e consequentemente, as possibilidades de os adolescentes atribuírem 
novos sentidos a tais ferramentas para além de uso cotidiano, como ouvir música, assistir filmes 
etc. Diante de tamanha complexidade, ressalta-se a importância do papel do psicólogo escolar 
na criação de espaços coletivos em prol da transformação da realidade escolar e a necessidade 
do desenvolvimento de novas pesquisas que se debrucem sobre a relação entre psicologia e 
tecnologias, mais precisamente, o papel das tecnologias no desenvolvimento humano e na 
produção de novos modos de pensar e ser de adolescentes da periferia. | pt_BR | 
| dc.description.abstract | This study aimed to investigate the meanings of technology for public high school students and 
its potential as a tool for transforming the subject's relationship with school knowledge. Given 
the pandemic context caused by the coronavirus, the use of technology has become essential 
for maintaining the emerging demands of everyday life. Specifically with regard to schools, 
teachers and managers have been faced with the challenge of finding possible solutions to 
guarantee access to school knowledge via remote learning. Beyond the pandemic, we are living 
in a historical context mobilized by technology. Supported by the theoretical-methodological 
assumptions of Historical-Cultural Psychology, especially the concepts of Lev Semionovich 
Vygotsky, four meetings lasting an average of 1 hour were held with a class of approximately 
40 second-year high school students from a state public elementary and secondary school, 
located in the interior of the state of São Paulo, in addition to four semi-structured interviews 
aimed at delving deeper into some topics. Mediated by the use of artistic materialities, the 
teenagers were invited to share their perceptions of the use of technology, school education and 
their daily lives. The interviews were carried out with four teenagers indicated by the class as 
the "most connected" and lasted an average of 40 minutes. As well as recording and 
transcribing the meetings and interviews, the field diaries produced by the psychologist researcher were used as a complementary strategy. The results show that the technological tools 
most present in adolescents' daily lives are cell phones and social networks. It is also evident 
that the use of technological tools is not functional at school, due to the lack of familiarity with 
these tools, both on the part of the students and the teachers, and the limitations of the 
infrastructure. As a result, when they don't know the applications of technological tools, there 
are few alternatives to choose from and, consequently, few possibilities for teenagers to give 
new meanings to these tools beyond everyday use, such as listening to music, watching movies, 
etc. Given this complexity, the importance of the school psychologist's role in creating 
collective spaces for transforming school reality is highlighted, as is the need for further 
research into the relationship between psychology and technology, more precisely the role of 
technology in human development and in producing new ways of thinking and being for 
adolescents from the periphery. | pt_BR | 
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR | 
| dc.language.iso | por | pt_BR | 
| dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR | 
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR | 
| dc.subject | Psicologia Histórico-Cultural | pt_BR | 
| dc.subject | Ensino Médio | pt_BR | 
| dc.subject | Tecnologia | pt_BR | 
| dc.subject | Adolescentes | pt_BR | 
| dc.subject | Historical-Cultural Psychology | pt_BR | 
| dc.subject | High School | pt_BR | 
| dc.subject | Technology | pt_BR | 
| dc.subject | Adolescents | pt_BR | 
| dc.title | Os sentidos da tecnologia para estudantes do Ensino Médio público | pt_BR | 
| dc.title.alternative | The meanings of technology for public high school students | pt_BR | 
| dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR | 
| dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR | 
| dc.description.sponsorshipId | 001 | pt_BR | 
| dc.identifier.lattes | 1254833241294503 | pt_BR | 
| puc.advisorLattes | 6876954243774464 | pt_BR | 
| puc.referee | Oliveira, Wanderlei Abadio de |  | 
| puc.referee | Placco, Vera Maria Nigro de Souza |  | 
| puc.refereeLattes | 5455601415853420 | pt_BR | 
| puc.refereeLattes | 4292131898988204 | pt_BR | 
| puc.center | Escola de Ciências da Vida | pt_BR | 
| puc.graduateProgram | Psicologia | pt_BR | 
| puc.embargo | Online | pt_BR | 
| puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |