dc.contributor.advisor | Guzzo, Raquel Souza Lobo | |
dc.contributor.author | Perez, Mariana Gentili | |
dc.date.accessioned | 2024-01-19T19:08:44Z | |
dc.date.available | 2024-01-19T19:08:44Z | |
dc.date.issued | 2023-11-07 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17130 | |
dc.description.abstract | O objetivo principal desta pesquisa é caracterizar o conceito presente de instrumentalidade em
documentos institucionais selecionados da psicologia como orientador de uma prática
profissional na realidade brasileira. Historicamente, a formação profissional nos cursos de
graduação permanece distante do contexto social. Este estudo baseia-se no conceito de
Instrumentalidade como a característica histórica que a profissão adquire ao constituir e atingir
objetivos, utilizando formas de mediação das demandas atribuídas à profissão. Trata-se de uma
pesquisa documental baseada na análise das contradições geradas nas relações complexas e
dialéticas do contexto, e sua compreensão dos fenômenos como sujeito passivo de mudanças.
Os conceitos de instrumentalidade disponíveis na literatura brasileira foram explorados para
delinear como o conceito pode ser aplicado ao campo da psicologia. Foram analisadas as
Diretrizes Nacionais Curriculares dos cursos de graduação em psicologia, Referências Técnicas
selecionadas e o Código de Ética Profissional do Psicólogo. Nessas fontes de informações,
foram buscadas evidências da instrumentalidade da psicologia, bem como as normas referentes
à formação e prática profissional, analisando encontros e desencontros. Para análise das
informações, foi utilizado o software Atlas.ti. Essa análise contribui para o levantamento de
informações que suscitaram discussões acerca da formação básica em psicologia. Por se tratar
de um conceito pouco explorado pela categoria, foi possível contribuir para as discussões sobre
os rumos ético-políticos da profissão, tendo como norte a construção de uma psicologia
socialmente envolvida. Este estudo foi financiado em parte pelo Conselho Nacional de
Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Brasil (CNPq). | pt_BR |
dc.description.abstract | The main objective of this research is to characterize the present concept of instrumentality in
selected institutional documents of psychology as a guide for a professional practice in Brazilian
reality. Historically, professional training in undergraduate courses remains distant from the
social context. This study is based on the concept of Instrumentality as the historical
characteristic that the profession acquires when establishing and achieving objectives, using
forms of mediation of the demands attributed to the profession. It is a documentary research
based on the analysis of the contradictions generated in the complex and dialectic relations of
the context, and its understanding of the phenomena as a passive subject of changes. The
concepts of instrumentality available in Brazilian literature were explored to outline how the
concept can be applied to the field of psychology. The National Curriculum Guidelines for
undergraduate psychology courses, selected Technical References and the Psychologist's Code
of Professional Ethics were analyzed. In these sources of information, evidence of the
instrumentality of psychology was sought, as well as the norms referring to training and
professional practice, analyzing agreements and disagreements. To analyze the information, the
Atlas.ti software was used. This analysis contributes to the collection of information that raised
discussions about basic training in psychology. Because it is a concept little explored by the
category, it was possible to contribute to the discussions about the ethical-political directions of
the profession, having as its north the construction of a socially involved psychology. This study
was partially funded by the National Council for Scientific and Technological Development –
Brazil (CNPq). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Instrumentalidade | pt_BR |
dc.subject | Curso de Graduação em Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Psychology | pt_BR |
dc.subject | Instrumentality | pt_BR |
dc.subject | Undergraduate Course in Psychology | pt_BR |
dc.title | Instrumentalidade em psicologia: aproximações com sua práxis na realidade brasileira | pt_BR |
dc.title.alternative | Instrumentality in psychology: approaches to its praxis in the Brazilian reality | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 0828469210799568 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 8863163152848405 | pt_BR |
puc.referee | Ambiel, Rodolfo Augusto Matteo | |
puc.referee | Amaral, Wagner Roberto do | |
puc.refereeLattes | 5057292997836738 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 9045524419196827 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências da Vida | pt_BR |
puc.graduateProgram | Psicologia | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |