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dc.contributor.advisorAzzari, Eliane Fernandes
dc.contributor.authorBrito, Pâmela Rafaela Oliveira
dc.date.accessioned2024-02-15T16:39:25Z
dc.date.available2024-02-15T16:39:25Z
dc.date.issued2023-12-13
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17149
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo compreender as relações entre a cultura participativa e a cultura de fã (Jenkins et al, 2006; Hills, 2017; Bennett, 2014) e o turismo (Barreto, 2016; Dias, 2003; César, Diógenes, Paula, 2017) utilizando como referência a cultura pop sul-coreana e os seus fãs brasileiros. Nesse sentido, buscamos responder à seguinte pergunta: “Como os produtos culturais sul-coreanos incentivam os fãs brasileiros a desejarem visitar a Coreia do Sul?”. Justifica-se esta proposta por seu ineditismo entre pesquisas brasileiras, sua interdisciplinaridade e, especialmente, a significativa participação de brasileiros em comunidades de admiradores de produções/produtos sul-coreanas. Para a elaboração desse trabalho, recorremos a estudos sobre conceitos de cultura (Hall, 2006; Garcia-Canclini, 2010; Santos, 2006), para abordar produtos culturais sul-coreanos com o objetivo de equipará-los à teoria da Industria Cultural (Adorno; Horkheimer, 1985). Ainda, acionamos os Estudos Culturais (Hall, 2006; Garcia-Canclini, 2010), e os conceitos de identidade (Hall, 2006) e de identidade do fã (Black, 2005). A seguir, apresentamos definições para o turismo tendo como enfoque o turismo cultural para, então, apresentar a Coreia do Sul por meio da sua história e evolução. Especialmente, remetemo-nos à cultura Hallyu e à sua contribuição para o desenvolvimento e expansão internacional daquele país. Para a análise dos dados, apresentamos como manifestações postagens e/ou comentários em mídias digitais, nos quais os fãs brasileiros exteriorizam a sua vontade de ir para a Coreia do Sul movidos por sua apreciação a determinado(s) produto(s) culturais, dos quais destacam-se: o K-Drama, o K-Pop e o K-Food. Tais achados foram resultados de pesquisa apoiada na Etnografia Digital (Pink et al, 2016), e são interpretados com o apoio da Análise de Conteúdo (Bardin, 2015). Por fim, a partir dos autores estudados e das análises do corpus deste trabalho, foi possível observar que os fãs brasileiros da Hallyu apresentam identidade híbrida, que se constitui por suas subjetividades e motivações que estimulam o desejo para visitar a Coreia do Sul, relacionados aos produtos culturais que esses fãs consomem. Ademais, concluímos que tais dados são evidências da intrínseca e eficiente relação entre a cultura de fã e da cultura participativa na promoção, divulgação e ao incentivo ao turismo de um país.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to understand the relationships between participatory culture and fan culture (Jenkins et al, 2006; Hills, 2017; Bennett, 2014) and tourism (Barreto, 2016; Dias, 2003; César, Diógenes, Paula, 2017) using South Korean pop culture and the Brazilian fans as a reference. In this sense, we seek to answer the following question: “How do South Korean cultural products encourage Brazilian fans to want to visit South Korea?” This proposal is justified by its originality among Brazilian research, its interdisciplinarity and, especially, the significant participation of Brazilians in communities of admirers of South Korean productions/products. To prepare this work, we used studies on concepts of culture (Hall, 2006; Garcia-Canclini, 2010; Santos, 2006), to approach South Korean cultural products with the aim of equating them with the theory of the Cultural Industry (Adorno; Horkheimer, 1985). Furthermore, we use Cultural Studies (Hall, 2006; Garcia-Canclini, 2010), and the concepts of identity (Hall, 2006) and fan identity (Black, 2005). Next, we present definitions for tourism with a focus on cultural tourism and then present South Korea through its history and evolution. We refer to Hallyu culture and its contribution to the development and international expansion of that country. For data analysis, we present as manifestations posts and/or comments on digital media, which Brazilian fans express their desire to go to South Korea driven by their appreciation of certain cultural product(s), of which stand out: K-Drama, K-Pop and K-Food. These findings were the results of research supported by Digital Ethnography (Pink et al, 2016), and are interpreted with the support of Content Analysis (Bardin, 2015). Finally, based on the authors studied and the analysis of the corpus of this work, it was possible to observe that Brazilian Hallyu fans have a hybrid identity, which is constituted by their subjectivities and motivations that stimulate the desire to visit South Korea, related to cultural products that these fans consume. Furthermore, we conclude that such data are evidence of the intrinsic and efficient relationship between fan culture and participatory culture in promoting, disseminating, and encouraging tourism in a country.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCultura de fãpt_BR
dc.subjectHallyupt_BR
dc.subjectIndústria Culturalpt_BR
dc.subjectK-Poppt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectFan Culturept_BR
dc.subjectCultural Industrypt_BR
dc.subjectTourismpt_BR
dc.titleNavegando na onda Sul-coreana: inter-relações entre Hallyu, turismo e cultura participativapt_BR
dc.title.alternativeRiding the South Korean wave: interrelationships between Hallyu, tourism and participatory culturept_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes2575063550451022pt_BR
puc.advisorLattes8492170739399317pt_BR
puc.refereeFabbri Júnior, Duílio
puc.refereeDoretto, Juliana
puc.refereeLattes7077279316581959pt_BR
puc.refereeLattes4034826865768689pt_BR
puc.centerEscola de Linguagem e Comunicaçãopt_BR
puc.graduateProgramLinguagens, Mídia e Artept_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


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