dc.contributor.advisor | Azzari, Eliane Fernandes | |
dc.contributor.author | Brito, Pâmela Rafaela Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2024-02-15T16:39:25Z | |
dc.date.available | 2024-02-15T16:39:25Z | |
dc.date.issued | 2023-12-13 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17149 | |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo compreender as relações entre a cultura participativa e a cultura
de fã (Jenkins et al, 2006; Hills, 2017; Bennett, 2014) e o turismo (Barreto, 2016; Dias, 2003;
César, Diógenes, Paula, 2017) utilizando como referência a cultura pop sul-coreana e os seus
fãs brasileiros. Nesse sentido, buscamos responder à seguinte pergunta: “Como os produtos
culturais sul-coreanos incentivam os fãs brasileiros a desejarem visitar a Coreia do Sul?”.
Justifica-se esta proposta por seu ineditismo entre pesquisas brasileiras, sua
interdisciplinaridade e, especialmente, a significativa participação de brasileiros em
comunidades de admiradores de produções/produtos sul-coreanas. Para a elaboração desse
trabalho, recorremos a estudos sobre conceitos de cultura (Hall, 2006; Garcia-Canclini, 2010;
Santos, 2006), para abordar produtos culturais sul-coreanos com o objetivo de equipará-los à
teoria da Industria Cultural (Adorno; Horkheimer, 1985). Ainda, acionamos os Estudos
Culturais (Hall, 2006; Garcia-Canclini, 2010), e os conceitos de identidade (Hall, 2006) e de
identidade do fã (Black, 2005). A seguir, apresentamos definições para o turismo tendo como
enfoque o turismo cultural para, então, apresentar a Coreia do Sul por meio da sua história e
evolução. Especialmente, remetemo-nos à cultura Hallyu e à sua contribuição para o
desenvolvimento e expansão internacional daquele país. Para a análise dos dados, apresentamos
como manifestações postagens e/ou comentários em mídias digitais, nos quais os fãs brasileiros
exteriorizam a sua vontade de ir para a Coreia do Sul movidos por sua apreciação a
determinado(s) produto(s) culturais, dos quais destacam-se: o K-Drama, o K-Pop e o K-Food.
Tais achados foram resultados de pesquisa apoiada na Etnografia Digital (Pink et al, 2016), e
são interpretados com o apoio da Análise de Conteúdo (Bardin, 2015). Por fim, a partir dos
autores estudados e das análises do corpus deste trabalho, foi possível observar que os fãs
brasileiros da Hallyu apresentam identidade híbrida, que se constitui por suas subjetividades e
motivações que estimulam o desejo para visitar a Coreia do Sul, relacionados aos produtos
culturais que esses fãs consomem. Ademais, concluímos que tais dados são evidências da
intrínseca e eficiente relação entre a cultura de fã e da cultura participativa na promoção,
divulgação e ao incentivo ao turismo de um país. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aims to understand the relationships between participatory culture and fan culture
(Jenkins et al, 2006; Hills, 2017; Bennett, 2014) and tourism (Barreto, 2016; Dias, 2003; César,
Diógenes, Paula, 2017) using South Korean pop culture and the Brazilian fans as a reference.
In this sense, we seek to answer the following question: “How do South Korean cultural
products encourage Brazilian fans to want to visit South Korea?” This proposal is justified by
its originality among Brazilian research, its interdisciplinarity and, especially, the significant
participation of Brazilians in communities of admirers of South Korean productions/products.
To prepare this work, we used studies on concepts of culture (Hall, 2006; Garcia-Canclini,
2010; Santos, 2006), to approach South Korean cultural products with the aim of equating them
with the theory of the Cultural Industry (Adorno; Horkheimer, 1985). Furthermore, we use
Cultural Studies (Hall, 2006; Garcia-Canclini, 2010), and the concepts of identity (Hall, 2006)
and fan identity (Black, 2005). Next, we present definitions for tourism with a focus on cultural
tourism and then present South Korea through its history and evolution. We refer to Hallyu
culture and its contribution to the development and international expansion of that country. For
data analysis, we present as manifestations posts and/or comments on digital media, which
Brazilian fans express their desire to go to South Korea driven by their appreciation of certain
cultural product(s), of which stand out: K-Drama, K-Pop and K-Food. These findings were the
results of research supported by Digital Ethnography (Pink et al, 2016), and are interpreted with
the support of Content Analysis (Bardin, 2015). Finally, based on the authors studied and the
analysis of the corpus of this work, it was possible to observe that Brazilian Hallyu fans have a
hybrid identity, which is constituted by their subjectivities and motivations that stimulate the
desire to visit South Korea, related to cultural products that these fans consume. Furthermore,
we conclude that such data are evidence of the intrinsic and efficient relationship between fan
culture and participatory culture in promoting, disseminating, and encouraging tourism in a
country. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Cultura de fã | pt_BR |
dc.subject | Hallyu | pt_BR |
dc.subject | Indústria Cultural | pt_BR |
dc.subject | K-Pop | pt_BR |
dc.subject | Turismo | pt_BR |
dc.subject | Fan Culture | pt_BR |
dc.subject | Cultural Industry | pt_BR |
dc.subject | Tourism | pt_BR |
dc.title | Navegando na onda Sul-coreana: inter-relações entre Hallyu, turismo e cultura participativa | pt_BR |
dc.title.alternative | Riding the South Korean wave: interrelationships between Hallyu, tourism and participatory culture | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 2575063550451022 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 8492170739399317 | pt_BR |
puc.referee | Fabbri Júnior, Duílio | |
puc.referee | Doretto, Juliana | |
puc.refereeLattes | 7077279316581959 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 4034826865768689 | pt_BR |
puc.center | Escola de Linguagem e Comunicação | pt_BR |
puc.graduateProgram | Linguagens, Mídia e Arte | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |