A “semântica do mal” na imprensa ultramontana no Brasil da segunda metade do século XIX
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Título alternativo
The “semantics of evil” in the ultramontane press in Brazil in the second half of the century XIXAutor
Orientador
Silva, Ana Rosa Cloclet daData de publicação
13/12/2023Tipo de conteúdo
Dissertação de mestradoPrograma de Pós-Graduação
Ciências da ReligiãoDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
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No campo político-social, o Brasil do século XIX vivenciou uma específica experiência de modernidade, acompanhada por profundas mutações conceituais, que tentara expressar as reconfigurações nos nexos entre religião e política, tensionados, sobretudo, após os acontecimentos associados à Questão Religiosa (1872-75). Neste cenário, ao passo em que se observava a diminuição de sua participação política direta, clérigos e leigos ultramontanos, ancorados em diretrizes pontifícias, tomariam a imprensa católica como instrumento central na defesa de seus projetos, tanto para a manutenção de sua influência junto à sociedade civil, quanto no combate aos então considerados inimigos da Igreja. Assumindo uma tonalidade discursiva de tendência maniqueísta, os periódicos católicos então editados acolheram e reconfiguraram uma longeva rede semântica em torno do “mal”. Notadamente mobilizaram uma série de conceitos, metáforas e representações que, além de remeterem à sincronia das novidades inauguradas remetiam à sua dimensão diacrônica, sobretudo quanto às tendências teológicas referendadas pelo catolicismo ortodoxo. Isto posto, a presente investigação busca averiguar quais – e sob quais sentidos – conceitos e metáforas, assentadas na literatura e iconografia cristãs, então ressignificados nas interfaces das relações entre religião e política, foram apropriados e empregados por alguns dos principais jornais ultramontanos editados no Brasil da segunda metade do século XIX. Desta dinâmica que extrapola o contexto do país, articulando o catolicismo católico em escala transnacional, a constituição de uma rede “semântica do mal”. Para a análise das fontes eleitas, optou-se pela adoção do instrumental metodológico da História dos Conceitos, de matriz alemã, cujo principal representante é o historiador Reinhart Koselleck. A partir desta referência, a pesquisa orienta-se pela tentativa de reconstituição de uma semântica histórica do “mal”, veiculada pelos jornais ultramontanos editados no Brasil, durante o período recortado, a qual funcionou como instrumento de articulação e diferenciação deste país ao mundo católico da época.
In the political-social field, Brazil in the 19th century experienced a specific experience of modernity, accompanied by profound conceptual mutations, which attempted to express the reconfigurations in the links between religion and politics, tensioned, above all, after the events associated with the Religious Question (1872- 75). In this scenario, while there was a decrease in their direct political participation, ultramontane clergy and lay people, anchored in pontifical guidelines, would take the Catholic press as a central instrument in the defense of their projects, both for the maintenance of their influence within society civil, as well as in the fight against those then considered enemies of the Church. Assuming a discursive tone with a manichaean tendency, the Catholic periodicals published at the time welcomed and reconfigured a long lasting semantic network around “evil”. They notably mobilized a series of concepts, metaphors and representations that, in addition to referring to the synchrony of the new innovations inaugurated, referred to their diachronic dimension, especially regarding the theological trends endorsed by orthodox Catholicism. That said, the present investigation seeks to ascertain which – and under what meanings – concepts and metaphors, based on Christian literature and iconography, then re-signified in the interfaces of relations between religion and politics, were appropriated and used by some of the main ultramontane newspapers published in Brazil of the second half of the 19th century. From this dynamic that goes beyond the context of the country, articulating Catholicism on a transnational scale, the constitution of a “semantic network of evil”. For the analysis of the selected sources, we chose to adopt the methodological instrument of the History of Concepts, of German origin, whose main representative is the historian Reinhart Koselleck. Based on this reference, the research is guided by an attempt to reconstitute a historical semantics of “evil”, conveyed by ultramontane newspapers published in Brazil, during the period in question, which functioned as an instrument of articulation and differentiation of this country from the Catholic world of the time.
Palavras-chave
UltramontanismoImprensa Católica
Semântica do mal
História dos Conceitos
História das Religiões
Ultramontanism
Catholic Press
Semantics of evil
History of Concepts
History of religions