O brincar entre pais e filhos: estimulação na linguagem por meio do lúdico
Título alternativo
Play between parents and children: language stimulation through playAutor
Orientador
Brocchi, Beatriz ServilhaData de publicação
04/12/2023Tipo de conteúdo
Trabalho de Conclusão de CursoPrograma de Pós-Graduação
Não se aplicaDireitos de acesso
Acesso restritoMetadados
Mostrar registro completoResumo
O desenvolvimento da linguagem é de extrema relevância para o desenvolvimento global na primeira infância. A família é a primeira convivência da criança e necessita ser um meio facilitador para o seu desenvolvimento, então o esperado é que os pais promovam estímulos adequados para seus filhos. Com o objetivo de compreender melhor sobre a Estimulação da Linguagem por meio do lúdico, o presente estudo foi dividido em duas partes. Na primeira foi feita uma revisão de literatura, de caráter exploratório para embasamento teórico do material. Após esta etapa, foi elaborada uma cartilha teórica e prática de caráter educativo, para a conscientização dos pais sobre atividades lúdicas para auxiliar na estimulação do desenvolvimento da fala e da linguagem na primeira infância. Para a revisão foi realizado um levantamento bibliográfico de textos publicados na base de dados eletrônico, sendo o SciELO e livros do acervo da biblioteca PUC Campinas, tendo como base o desenvolvimento da linguagem. O resultado foi a cartilha contendo 167 páginas, com 17 recomendações e 31 atividades que permitem o desenvolvimento da linguagem, o jogo simbólico, sendo associado a habilidades precoces de linguagem receptiva, expressiva, motivação intrínseca e atitude positiva diante da aprendizagem, além de estimular as funções executivas, ocorrendo assim interação entre pais e filhos. Portanto, o material elaborado propõe atividades lúdicas para a estimulação ambiental, favorecendo no desenvolvimento da linguagem na primeira infância, pois a criança necessita de um ambiente estimulador e tem mais facilidade em aprender brincando.
The language development is extremely relevant to the holist child development in the early childhood. The family is the first child experience and need to be an easy way for their development, therefore, is expected that the parents stimulate adequately their kids. The main goal is to compreend better about The language stimulation through playful activities, therefore, the research was divided in two sections. The first was a literature review, of an exploratory feature to provide a theoretical basis for the material. After this stage, a theoretical and practical booklet of an educational nature was elaborated to raise awareness among parents about playful activities to help stimulate the development of speech and language in early childhood. For the review, a bibliographical survey of texts published in the electronic database was carried out, including SciELO and books from the PUC Campinas library collection, based on language development. The result was the booklet containing 167 pages, with 17 recommendations and 31 activities that allow the development of language, symbolic play, being associated with early receptive and expressive language skills, intrinsic motivation and a positive attitude towards learning, in addition to stimulate executive functions, occuring interaction between parents and children. Therefore, the material prepared proposes playful activities for environmental stimulation, favoring the development of language in early childhood, as children need a stimulating environment and find it easier to learn while playing.
Palavras-chave
Desenvolvimento da linguagemCriança
Pais
Família
Brincadeira
Jogos
Atividades lúdicas
Interação
Estimulação
Language development
Child
Parents
Family
Play
Games
Playful activities
Interaction
Stimulation