dc.contributor.advisor | Oliveira, Iára Bittante de | |
dc.contributor.author | Bueno, Bianca Moreira Lima | |
dc.contributor.author | Lima, Paulo Victor Shinkarenko | |
dc.date.accessioned | 2024-03-21T14:21:37Z | |
dc.date.available | 2024-03-21T14:21:37Z | |
dc.date.issued | 2022-11-22 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17225 | |
dc.description.abstract | A memória desempenha um papel muito importante no desenvolvimento da linguagem
e consequentemente no desempenho escolar. O sistema auditivo humano é
excepcional e complexo, pois compreende a recepção, a análise e a interpretação dos
sons. Dessa forma, o conhecimento do sistema auditivo é a base necessária no estudo
de PAC (Processamento Auditivo Central). É indispensável, a troca de informações
entre o sistema cognitivo e as habilidades auditivas, permeando o aprendizado da
linguagem por meio de experiências auditivas. As informações recebidas pelo Sistema
Auditivo Periférico são conduzidas pelo Sistema Nervoso Auditivo Central que
interpreta informações auditivas recebidas. Este estudo tem como objetivo realizar a
revisão de literatura voltada às habilidades de atenção e memória auditiva e a partir
do conteúdo científico analisado, propor um software que contribua para a estimulação
de tais habilidades nas crianças. Trata-se de um estudo composto por duas partes,
sendo a primeira uma revisão de literatura, de caráter qualitativo, descritivo e analítico
relacionada à produção científica brasileira dos últimos dez anos, com foco em
atenção e memória, e a segunda parte, com base nos resultados da revisão de
literatura, foi elaborado um software para estimulação das habilidades de atenção e
memória auditiva, para o público alvo estabelecido, crianças de sete a doze anos. Na
primeira etapa, de acordo com a revisão integrativa de literatura, seis artigos foram
selecionados atendendo aos critérios de inclusão. A partir da análise dos testes Fala
no Ruído, PSI, SSI, RGDT e GIN observou-se correlação significativa com a
habilidade de atenção, do teste Dicótico de Dígitos observou-se correlação com a
memória, e dos testes SSW, Teste Padrão de Frequência e Teste Padrão de Duração
com ambas as habilidades. Também foi possível perceber que testes que avaliaram
a mesma habilidade de PAC tiveram correlações semelhantes com o processo de Top
Down. Sobre tal embasamento, na etapa seguinte foi elaborado um software com a
finalidade de estimular o treinamento da atenção e memória para o público infanto juvenil (de sete a doze anos). Este software é composto por duas etapas, sendo a
primeira um treino de identificação dos sons de diferentes campos semânticos, e a
segunda um jogo da memória com estímulos auditivos e reforço visual. Ao final do
estudo, foi possível constatar que alguns dos testes do processamento auditivo central
apresentaram correlações notáveis com as habilidades de atenção e memória. Sobre
tal embasamento, um software foi elaborado com a finalidade de estimular o
treinamento da atenção e memória para o público alvo. | pt_BR |
dc.description.abstract | Memory plays a very important role in language development and consequently in
school performance. The human auditory system is exceptional and complex, as it
comprises the reception, analysis and interpretation of sounds. Thus, knowledge of the
auditory system is the necessary basis in the study of CAP (Central Auditory
Processing). It is essential to exchange information between the cognitive system and
auditory skills, permeating language learning through auditory experiences. The
information received by the Peripheral Auditory System is conducted by the Central
Auditory Nervous System which interprets the auditory information received. To carry
out a literature review focused on attention and memory skills and, based on the
analyzed scientific content, to propose a software that contributes to the stimulation of
such skills in children. This is a study composed of two parts, the first being a
qualitative, descriptive and analytical literature review related to the Brazilian scientific
production of the last ten years, focusing on attention and memory, and the second
part, based on the results of the literature review, a software was developed to
stimulate attention and auditory memory skills, for the established target audience,
children from seven to twelve years old. In the first stage, according to the integrative
literature review, six articles were selected meeting the inclusion criteria. From the
analysis of the Speech-in-Noise, PSI, SSI, RGDT and GIN tests, a significant
correlation was observed with the attention ability, the Dichotic Digits test showed a
correlation with memory, and the SSW tests, Frequency Pattern Test and Duration
Pattern Test with both abilities. It was also possible to notice that tests that evaluated
the same CAP ability had similar correlations with the Top Down process. On this
basis, in the next step, a software was developed in order to stimulate attention and
memory training for the target audience. This software consists of two stages, the first
being a training in identifying sounds from different semantic fields, and the second
being a memory game with auditory stimuli and visual reinforcement. At the end of the
study, it was possible to verify that some of the central auditory processing tests
showed remarkable correlations with attention and memory skills. On this basis, a
software was developed with the purpose of stimulating attention and memory training
for the target audience. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Atenção | pt_BR |
dc.subject | Percepção Auditiva | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.subject | Memory | pt_BR |
dc.subject | Attention | pt_BR |
dc.subject | Auditory Perception | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Speech Therapy | pt_BR |
dc.title | Atenção e memória auditiva nas crianças: revisão de literatura e elaboração de software para treinamento | pt_BR |
dc.title.alternative | Attention and auditory memory in children: literature review and development of training software | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 8585908194616804 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 8180358740863586 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 7262731846654870 | pt_BR |
puc.referee | Borges, Letícia Reis | |
puc.refereeLattes | 9149726496870354 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências da Vida | pt_BR |
puc.graduateProgram | Não se aplica | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Fonoaudiologia | pt_BR |