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dc.contributor.advisorNogueira, Paulo Augusto de Souza
dc.contributor.authorMora, Georges Homsi
dc.date.accessioned2024-04-04T19:21:11Z
dc.date.available2024-04-04T19:21:11Z
dc.date.issued2024-02-21
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17237
dc.description.abstractA literatura apócrifa cristã representa um riquíssimo depósito de tradições populares que, ao longo dos séculos, cristalizaram-se na narrativa histórica e na memória coletiva. Esses escritos não devem ser menosprezados como secundários, ou heréticos, ao contrário, são indispensáveis para uma compreensão abrangente da diversidade teológica e práticas das primeiras comunidades cristãs. Por intermédio da crítica literária, o presente estudo visa explorar a evolução ficcional do personagem João ao longo do longo período. Nos textos canônicos, ele é apresentado como o discípulo amado, "filho do trovão", e predileto de Jesus. No segundo século, emerge como um eloquente orador, exibicionista carismático, conquistador de Éfeso e apóstolo dos gentios, conhecedor dos segredos divinos que lhe foram confiados durante os momentos em que repousou sua cabeça sobre o peito do Salvador, imagem que lhe conferiu ares de imortalidade. Ele é retratado como testemunha das multifacetadas manifestações de Cristo, capaz de persuadir multidões, derrubar ídolos e manifestar grandes poderes. Nos séculos V e VI, essas tradições são recontadas, evidenciando a persistência e a adaptabilidade da devoção popular. Embora frequentemente rotuladas como falsas ou heréticas, as narrativas apócrifas mantiveram-se vivas na oralidade e na memória popular, ressurgindo periodicamente e revigorando as imagens de seus protagonistas e seus feitos. João, mais imponente, protagoniza o mais extenso texto apócrifo sobre o apóstolo, emergindo como um homem de ação, relatado nas memórias de seu discípulo Prócoro, com menos ênfase em palavras e sermões. Este corpus substancial reafirma a primazia de João como o exilado em Patmos, o vidente do Apocalipse, o guardião dos mistérios divinos. Mesmo sob o escrutínio e a resistência da Igreja oriental, a imagem do autor do Apocalipse como receptor dos mistérios eternos se consolida. Nasce João como uma espécie de guia místico. A Hagiografia é a coroação da tradição popular. Nas páginas da Legenda Áurea, observa-se a preservação e fortalecimento dessas tradições. Ancorando-se no segundo século, mas vislumbrando o medievo, esta pesquisa demonstra como a oficialidade é compelida a reconhecer narrativas que antes repudiava. Desse modo, a religião revela-se como um potente sistema linguístico, capaz de transformar realidades, subverter lógicas hierárquicas e de poder, e incessantemente criar e recriar mundos. Por fim, o apóstolo João ascende à condição de ícone tanto da Igreja quanto do povo, sintetizando atributos acumulados ao longo dos séculos, tornando-se João, o Santo.pt_BR
dc.description.abstractChristian apocryphal literature represents a rich repository of popular traditions that have crystallized into historical narrative and collective memory over the centuries. These writings should not be dismissed as secondary or heretical; unlike, they are indispensable for a comprehensive understanding of the theological diversity and practices of the early Christian communities. Through literary criticism, this study aims to explore the fictional evolution of the character John over an extensive period. In the canonical texts, he is presented as the beloved disciple, "son of thunder," and Jesus's favorite. In the second century, he emerges as an eloquent orator, a charismatic showman, the conqueror of Ephesus, and the apostle to the gentiles, a knower of divine secrets entrusted to him during moments he rested his head on the Savior's chest, an image that conferred upon him an air of immortality. He is depicted as a witness to Christ's multifaceted manifestations, capable of persuading crowds, toppling idols, and manifesting great powers. In the fifth and sixth centuries, these traditions are retold, highlighting the persistence and adaptability of popular devotion. Although often labeled as false or heretical, the apocryphal narratives have remained alive in oral tradition and popular memory, periodically resurfacing and invigorating the images of their protagonists and their deeds. John, more imposing, stars in the most extensive apocryphal text about the apostle, emerging as a man of action in the memories of his disciple Prochorus, with less emphasis on words and sermons. This substantial corpus reaffirms John's primacy as the exile in Patmos, the seer of the Apocalypse, the guardian of divine mysteries. Even under scrutiny and resistance from the Eastern Church, the image of the Apocalypse's author as the recipient of eternal mysteries consolidates. John is born as a sort of mystical guide. Hagiography is the crowning of popular tradition. In the pages of the Golden Legend, the preservation and strengthening of these traditions are observed. Anchored in the second century but envisioning the medieval, this research demonstrates how the ecclesiastical establishment is compelled to recognize narratives it previously repudiated. Thus, religion reveals itself as a powerful linguistic system, capable of transforming realities, subverting hierarchical and power logics, and ceaselessly creating and recreating worlds. Finally, the apostle John ascends to the status of an icon of both the Church and the people, synthesizing attributes accumulated over the centuries, becoming John, the Saint.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectApocrificidadept_BR
dc.subjectcristianismo primitivopt_BR
dc.subjectapostolo Joãopt_BR
dc.subjectHagiografiapt_BR
dc.subjectApocryphalitypt_BR
dc.subjectearly Christianitypt_BR
dc.subjectApostle Johnpt_BR
dc.subjectHagiographypt_BR
dc.titleDe discípulo amado a guia místico: João, o Santopt_BR
dc.title.alternativeFrom beloved disciple to mystical guide: John the Saintpt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.description.sponsorshipId001pt_BR
dc.identifier.lattes9775965327620242pt_BR
puc.advisorLattes3200067308515123pt_BR
puc.refereeAdriano Filho, José
puc.refereeMariani, Ceci Maria Costa Baptista
puc.refereeLattes4072349375688174pt_BR
puc.refereeLattes1239116985139813pt_BR
puc.centerEscola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociaispt_BR
puc.graduateProgramCiências da Religiãopt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


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