dc.contributor.advisor | Messias, João Carlos Caselli | |
dc.contributor.author | Rocha, Mônica de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2024-04-11T13:55:59Z | |
dc.date.available | 2024-04-11T13:55:59Z | |
dc.date.issued | 2024-02-20 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17246 | |
dc.description.abstract | A complexidade e incerteza do contexto laboral do século XXI requer que os trabalhos sejam
realizados de forma colaborativa. Na área da saúde novas tecnologias e práticas de cuidado envolvem
interações recíprocas de equipes multidisciplinares. Profissionais de diferentes especialidades
precisam interagir e integrar seus esforços e conhecimentos para promover segurança e melhoria de
qualidade no cuidado assistencial. Com a evolução do conhecimento, do nível de especialização
técnica e da abrangência de utilização de novas tecnologias, a articulação de diferentes saberes torna se uma realidade num ambiente hospitalar. Esta dinâmica requer dos profissionais maior
interdependência, criatividade, flexibilidade, capacidade para aprender em tempo real e de trabalhar
em equipe. No entanto, ameaças interpessoais explícitas ou sutis inerentes ao trabalho em equipe
podem se tornar um desafio, tornando a segurança psicológica um recurso essencial no trabalho. Para
que as pessoas se sintam à vontade para se expressar, apresentar ideias, realizar perguntas ou
identificar erros, sem medo de ridicularização ou punição, líderes devem trabalhar para criar um clima
de segurança psicológica. Ela é um recurso valioso, especialmente em contextos de trabalho
complexos, como o de um Hospital, onde o falar e fornecer feedback são essenciais para reduzir erros,
melhorar a segurança e qualidade de atendimento ao paciente. Usualmente a cultura organizacional
num contexto hospitalar é considerada hierárquica e insegura para os profissionais falarem e
discutirem erros, eventos adversos ou comportamentos profissionais. Embora as pesquisas sobre o
segurança psicológica venham apontando a liderança como uma forte influência nos desfechos de
segurança psicológica, há uma lacuna no cenário nacional destes estudos. Os aspectos inovadores
estão relacionados às interlocuções propostas entre as variáveis de liderança engajadora, segurança
psicológica e desfechos motivacionais de comprometimento e engajamento. Enfatiza ainda a
utilização de método misto, como resposta às recomendações realizadas por revisões sistemáticas de
literatura sobre segurança psicológica, bem como em resposta às necessidades práticas identificadas
no contexto estudado quanto aos vínculos de comprometimento e engajamento no trabalho. Desta
forma, a presente tese apresenta uma proposta inovadora ao propor a articulação entre três estudos
interligados com o objetivo de compreender o papel motivador da segurança psicológica em
trabalhadores da saúde de um Hospital SUS. O primeiro estudo caracterizou-se por uma revisão de
literatura do tipo scoping review, baseado no protocolo do Joanna Briggs Institute, que buscou mapear
a literatura sobre o impacto da liderança na segurança psicológica em organizações. Foram analisados
17 estudos que demostraram que a liderança é um fator significativo de influência para a segurança
psicológica das equipes, mediando ou moderando fenômenos como compartilhamento de
conhecimento, aprendizagem e inovação. Na sequência, realizou-se um estudo empírico quantitativo
com o objetivo investigar a relação liderança engajadora, segurança psicológica e os vínculos de
comprometimento e engajamento no trabalho de 203 profissionais das categorias assistenciais, de
apoio e liderança de um Hospital SUS no estado de São Paulo. Os resultados demonstraram que a
liderança engajadora é preditora significativa e positiva de comprometimento, engajamento no
trabalho e segurança psicológica. A segurança psicológica explicou significativamente e
positivamente comprometimento e engajamento. Além disto, liderança engajadora prediz
comprometimento e engajamento quando há uma maior percepção de segurança psicológica. E por
fim, o terceiro estudo buscou compreender os elementos estruturais da vivência de segurança
psicológica de 12 profissionais, representantes das categorias assistenciais, de apoio e de liderança
do hospital. Foi realizada uma pesquisa qualitativa e fenomenológica, com recurso de Narrativas
Compreensivas. Os resultados indicaram que a segurança psicológica se manifesta quando há
respeito, confiança e apoio entre os membros da equipe, manifestando-se de forma mais significativa
na dimensão grupal. A liderança, associada a uma cultura organizacional aberta, ética e flexível,
mostra-se fundamental para criação e sustentação do clima que o ambiente de trabalho vai adquirir
em termos de segurança ou insegurança. Vale ressaltar que a percepção de segurança psicológica
varia de acordo com os recursos pessoais e vivências passadas dos indivíduos, promovendo
experiências positivas de segurança assistencial para o paciente e desfechos motivacionais positivos
de comprometimento e engajamento dos profissionais. Tomados em conjunto, os resultados da tese
indicaram que a liderança engajadora é um recurso fundamental para a promoção da segurança
psicológica e vínculos de engajamento no trabalho e comprometimento com a organização.
Facilitadores e barreiras para promoção da segurança psicológica foram identificados e discutidos à
luz do modelo J-DR e de segurança psicológica. As principais contribuições teóricas desta tese
referem-se aos critérios metodológicos e extensão do construto segurança psicológica como recurso
no modelo JD-R em contexto nacional. Como benefício prático contribuiu com recomendações
institucionais para promoção de segurança psicológica no contexto estudado. | pt_BR |
dc.description.abstract | The complexity and uncertainty of the 21st century work context requires that work be carried
out collaboratively. In the health area, new technologies and care practices involve reciprocal
interactions between multidisciplinary teams. Professionals from different specialties need to interact
and integrate their efforts and knowledge to promote safety and improve quality in care. With the
evolution of knowledge, the level of technical specialization and the scope of use of new technologies,
the articulation of different knowledge becomes a reality in a hospital environment. This dynamic
requires professionals to have greater interdependence, creativity, flexibility, ability to learn in real
time and work as a team. However, explicit or subtle interpersonal threats inherent to teamwork can
become a challenge, making psychological safety an essential resource at work. For people to feel
comfortable expressing themselves, presenting ideas, asking questions or identifying errors, without
fear of ridicule or punishment, leaders must work to create a climate of psychological safety. She is
a valuable resource, especially in complex work contexts, such as a hospital, where speaking up and
providing feedback are essential to reduce errors, improve safety and quality of patient care. Usually,
the organizational culture in a hospital context is considered hierarchical and unsafe for professionals
to speak and discuss errors, adverse events or professional behaviors. Although research on
psychological safety has pointed to leadership as a strong influence on psychological safety outcomes,
there is a gap in the national scenario of these studies. The innovative aspects are related to the
proposed dialogues between the variables of engaging leadership, psychological safety and
motivational outcomes of commitment and engagement. It also emphasizes the use of a mixed
method, in response to the recommendations made by systematic literature reviews on psychological
safety, as well as in response to the practical needs identified in the context studied regarding the
bonds of commitment and engagement at work. In this way, this thesis presents an innovative
proposal by proposing the articulation between three interconnected studies with the objective of
understanding the motivating role of psychological safety in healthcare workers at a SUS Hospital.
The first study was characterized by a scoping review literature review, based on the Joanna Briggs
Institute protocol, which sought to map the literature on the impact of leadership on psychological
safety in organizations. 17 studies were analyzed that demonstrated that leadership is a significant
influencing factor for the psychological safety of teams, mediating or moderating phenomena such
as knowledge sharing, learning and innovation. Subsequently, a quantitative empirical study was
carried out with the aim of investigating the relationship between engaging leadership, psychological
safety and the motivational bonds of commitment and engagement in the work of 203 professionals
from the care, support and leadership categories of a SUS Hospital in the state of São Paulo. Paul.
The results demonstrated that engaging leadership is a significant and positive predictor of
commitment, work engagement and psychological safety. Psychological safety significantly and
positively explained commitment and engagement. Furthermore, engaging leadership predicts
commitment and engagement when there is a greater perception of psychological safety. And finally,
the third study sought to understand the structural elements of the psychological safety experience of
12 professionals, representatives of the hospital's care, support and leadership categories. Qualitative
and phenomenological research was carried out, using Comprehensive Narratives. The results
indicated that psychological safety manifests itself when there is respect, trust and support among
team members, manifesting itself more significantly in the group dimension. Leadership, associated
with an open, ethical and flexible organizational culture, is fundamental for creating and sustaining
the climate that the work environment will acquire in terms of security or insecurity. It is worth noting
that the perception of psychological safety varies according to the personal resources and past
experiences of individuals, promoting positive experiences of care safety for patients and positive
motivational outcomes of commitment and engagement among professionals. Taken together, the
results of the thesis indicated that engaging leadership is a fundamental resource for promoting
psychological safety and bonds of work engagement and commitment to the organization. Facilitators
and barriers to promoting psychological safety were identified and discussed in light of J-DR model
and psychological safety. The main theoretical contributions of this thesis refer to the methodological
criteria and extension of the psychological safety construct as a resource in the JD-R model in a
national context. As a practical benefit, it contributed to institutional recommendations for promoting
psychological safety in the context studied. | pt_BR |
dc.description.abstract | La complejidad y la incertidumbre del contexto laboral del siglo XXI exigen que el trabajo se realice
de forma colaborativa. En el área de la salud, las nuevas tecnologías y prácticas asistenciales implican
interacciones recíprocas entre equipos multidisciplinarios. Profesionales de diferentes especialidades
necesitan interactuar e integrar sus esfuerzos y conocimientos para promover la seguridad y mejorar
la calidad de la atención. Con la evolución del conocimiento, el nivel de especialización técnica y el
alcance de uso de las nuevas tecnologías, la articulación de diferentes conocimientos se hace realidad
en el ambiente hospitalario. Esta dinámica requiere que los profesionales tengan mayor
interdependencia, creatividad, flexibilidad, capacidad de aprender en tiempo real y trabajar en equipo.
Sin embargo, las amenazas interpersonales explícitas o sutiles inherentes al trabajo en equipo pueden
convertirse en un desafío, haciendo de la seguridad psicológica un recurso esencial en el trabajo. Para
que las personas se sientan cómodas expresándose, presentando ideas, haciendo preguntas o
identificando errores, sin miedo al ridículo o al castigo, los líderes deben trabajar para crear un clima
de seguridad psicológica. Es un recurso valioso, especialmente en contextos laborales complejos,
como un hospital, donde hablar y brindar retroalimentación es esencial para reducir errores, mejorar
la seguridad y la calidad de la atención al paciente. Habitualmente, la cultura organizacional en un
contexto hospitalario se considera jerárquica e insegura para que los profesionales hablen y discutan
errores, eventos adversos o conductas profesionales. Aunque las investigaciones sobre seguridad
psicológica han señalado que el liderazgo tiene una fuerte influencia en los resultados de seguridad
psicológica, existe una brecha en el escenario nacional de estos estudios. Los aspectos innovadores
están relacionados con los diálogos propuestos entre las variables de liderazgo participativo,
seguridad psicológica y resultados motivacionales de compromiso y compromiso. También se
enfatiza el uso de un método mixto, en respuesta a las recomendaciones formuladas por revisiones
sistemáticas de la literatura sobre seguridad psicológica, así como en respuesta a las necesidades
prácticas identificadas en el contexto estudiado en relación con los vínculos de compromiso y
compromiso en el trabajo. De esta manera, esta tesis presenta una propuesta innovadora al proponer
la articulación entre tres estudios interconectados con el objetivo de comprender el papel motivador
de la seguridad psicológica en los trabajadores de salud de un Hospital del SUS. El primer estudio se
caracterizó por una revisión de la literatura, basada en el protocolo del Instituto Joanna Briggs, que
buscaba mapear la literatura sobre el impacto del liderazgo en la seguridad psicológica en las
organizaciones. Se analizaron 17 estudios que demostraron que el liderazgo es un factor que influye
significativamente en la seguridad psicológica de los equipos, mediando o moderando fenómenos
como el intercambio de conocimientos, el aprendizaje y la innovación. Posteriormente, se realizó un
estudio empírico cuantitativo con el objetivo de investigar la relación entre el liderazgo participativo,
la seguridad psicológica y los vínculos de compromiso y compromiso en el trabajo de 203
profesionales de las categorías de atención, apoyo y liderazgo de un Hospital del SUS del estado. de
São Paulo. . Los resultados demostraron que el liderazgo atractivo es un predictor significativo y
positivo del compromiso, el compromiso laboral y la seguridad psicológica. La seguridad psicológica
explicó significativa y positivamente el compromiso y el compromiso. Además, un liderazgo
atractivo predice compromiso y compromiso cuando existe una mayor percepción de seguridad
psicológica. Y finalmente, el tercer estudio buscó comprender los elementos estructurales de la
experiencia de seguridad psicológica de 12 profesionales, representantes de las categorías de
atención, apoyo y liderazgo del hospital. Se realizó una investigación cualitativa y fenomenológica,
utilizando Narrativas Integrales. Los resultados indicaron que la seguridad psicológica se manifiesta
cuando hay respeto, confianza y apoyo entre los miembros del equipo, manifestándose más
significativamente en la dimensión grupal. El liderazgo, asociado a una cultura organizacional abierta,
ética y flexible, es fundamental para crear y sostener el clima que adquirirá el ambiente laboral en
términos de seguridad o inseguridad. Vale señalar que la percepción de seguridad psicológica varía
según los recursos personales y las experiencias pasadas de los individuos, promoviendo experiencias
positivas de seguridad en el cuidado de los pacientes y resultados motivacionales positivos de
compromiso y compromiso entre los profesionales. En conjunto, los resultados de la tesis indicaron
que el liderazgo participativo es un recurso fundamental para promover la seguridad psicológica y los
vínculos de compromiso laboral y compromiso con la organización. Se identificaron y discutieron
facilitadores y barreras para promover la seguridad psicológica a la luz del modelo J-DR y la
seguridad psicológica. Los principales aportes teóricos de esta tesis se refieren a los criterios
metodológicos y la extensión del constructo seguridad psicológica como recurso en el modelo JD-R
en un contexto nacional. Como beneficio práctico, contribuyó a recomendaciones institucionales para
promover la seguridad psicológica en el contexto estudiado. En conjunto, los resultados de la tesis
indicaron que el liderazgo participativo es un recurso fundamental para promover la seguridad
psicológica y los vínculos de compromiso laboral y compromiso con la organización. Se identificaron
y discutieron facilitadores y barreras para promover la seguridad psicológica a la luz del modelo J DR y la seguridad psicológica. Los principales aportes teóricos de esta tesis se refieren a los criterios
metodológicos y la extensión del constructo seguridad psicológica como recurso en el modelo JD-R
en un contexto nacional. Como beneficio práctico, contribuyó a recomendaciones institucionales para
promover la seguridad psicológica en el contexto estudiado. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | segurança psicológica | pt_BR |
dc.subject | liderança engajadora | pt_BR |
dc.subject | profissionais da saúde | pt_BR |
dc.subject | comprometimento | pt_BR |
dc.subject | engajamento | pt_BR |
dc.subject | psychological safety | pt_BR |
dc.subject | engaging leadership | pt_BR |
dc.subject | health professionals | pt_BR |
dc.subject | commitment | pt_BR |
dc.subject | engagement | pt_BR |
dc.subject | seguridad psicológica | pt_BR |
dc.subject | liderazgo participativo | pt_BR |
dc.subject | profesionales de la salud | pt_BR |
dc.subject | compromiso | pt_BR |
dc.subject | engagement | pt_BR |
dc.title | Segurança psicológica como fator motivador de trabalhadores da saúde | pt_BR |
dc.title.alternative | Psychological safety as a motivating factor for healthcare workers | pt_BR |
dc.type | Tese de doutorado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.description.sponsorshipId | 001 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 0058575665476813 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 7861317602243394 | pt_BR |
puc.referee | Ambiel, Rodolfo Augusto Matteo | |
puc.referee | Vazquez, Ana Claudia Souza | |
puc.referee | Baptista, Makilim Nunes | |
puc.referee | Oliveira, Manoela Ziebell de | |
puc.refereeLattes | 5057292997836738 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 4802561480762409 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 2765185142133152 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 9584107783216465 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências da Vida | pt_BR |
puc.graduateProgram | Psicologia | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |