dc.contributor.advisor | Tassoni, Elvira Cristina Martins | |
dc.contributor.author | Stegmann, Christianne Barbosa | |
dc.date.accessioned | 2024-04-19T17:57:57Z | |
dc.date.available | 2024-04-19T17:57:57Z | |
dc.date.issued | 2024-02-28 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17268 | |
dc.description.abstract | O conceito de professoralidade docente se debruça sobre a constituição do sujeito-professor.
Movimentos de particularização e individuação da docência se entrelaçam ao longo da vida
profissional do docente, em uma relação dialética de reprodução e de criação que marca o
sujeito e sua prática. O movimento de particularização está relacionado aos processos de
repetição/reprodução da atividade docente e mais atrelado ao cotidiano do fazer docente. Por
outro lado, o de individuação relaciona-se à suspensão da cotidianidade e à
elaboração/ressignificação das práticas docentes. Quebras no cotidiano possibilitam dinâmicas
distintas nesses movimentos e trazem desdobramentos na constituição docente. No
entendimento de que a pandemia de covid-19 se apresentou como um desses momentos, esta
pesquisa teve por objetivo compreender os desdobramentos da pandemia de covid-19 no que
diz respeito à constituição do docente da educação superior à luz do conceito de
professoralidade. Está inserida na linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas
Pedagógicas, trazendo contribuições para o grupo de pesquisa Formação e Trabalho Docente.
A fim de atingir os objetivos propostos, lançou-se mão de entrevistas narrativas com quatro
docentes da área de formação de professores, de diferentes contextos educacionais e que
atravessaram o período pandêmico no exercício da função. Optou-se pelo método documentário
para análise das entrevistas narrativas, que torna possível identificar os quadros de orientação
nos quais os sujeitos apoiam suas ações e as decisões sobre essas ações. A pesquisa apontou
dois tipos de significação de docência, cada um com dois subtipos: docência como relação
(relacional intrapessoal e relacional interpessoal) e docência como instrução (instrucional
transformador e instrucional adaptativo). Diferentes quadros de orientação levaram a diferentes
abordagens de enfrentamento e impactos distintos sobre a tessitura da professoralidade.
Segundo os participantes e independentemente do quadro de orientação ao qual pertenciam,
eles foram confrontados com aspectos da docência que, de outro modo, sem o advento da
pandemia, dificilmente seriam explicitados, levando à produção de novos saberes e de
autoconhecimento fundamentais à prática docente na educação superior. Os resultados da
pesquisa apontam ainda para a necessidade de programas de formação continuada em serviço
para docentes do ensino superior, em especial no que diz respeito ao uso das tecnologias digitais
da informação e comunicação, mas dentro de uma perspectiva de empoderamento e de
valorização do professor, viabilizando uma construção autoral do trabalho docente que os
permita enfrentar os desafios impostos pela contemporaneidade. Tais propostas devem, ainda,
levar em consideração a subjetividade de cada professor, suas necessidades e os quadros de
orientação que os levam a significar a docência de modos distintos e singulares. | pt_BR |
dc.description.abstract | The concept of teaching professorship focuses on the constitution of the subject-teacher.
Movements of particularization and individuation of teaching are intertwined throughout the
teacher's professional life, in a dialectical relationship of reproduction and creation that marks
the subject and his practice. The particularization movement is related to the processes of
repetition/reproduction of teaching activity and more linked to the daily teaching practice. On
the other hand, individuation is related to the suspension of everyday life and the
elaboration/resignification of teaching practices. Breaks in daily life enable different dynamics
in these movements and bring developments in the teaching constitution. Understanding that
the covid-19 pandemic presented itself as one of these moments, this research aimed to
understand the consequences of the covid-19 pandemic with regard to the constitution of higher
education teachers in light of the concept of professorship. It is part of the Teacher Training
and Pedagogical Practices research line, bringing contributions to the Teaching Training and
Work research group. In order to achieve the proposed objectives, narrative interviews were
used with teachers in the area of teacher training, from different educational contexts and who
went through the pandemic period in the exercise of their role. We chose the documentary
method to analyze the narrative interviews, which makes it possible to identify the orientation
frameworks in which the subjects support their actions and the decisions about these actions.
The research identified two types of meaning of teaching, each with two subtypes: teaching as
a relationship (intrapersonal relational and interpersonal relational) and teaching as instruction
(transformative instructional and adaptive instructional). Different orientation frameworks led
to different coping approaches and different impacts on the fabric of teaching. According to the
participants, and regardless of the orientation framework to which they belonged, they were
confronted with aspects of teaching that, otherwise, without the advent of the pandemic, would
have been difficult to explain, leading to the production of new knowledge and self-knowledge
fundamental to teaching practice in college education. The research results also point to the
need for continuing in-service training programs for higher education teachers, especially with
regard to the use of digital information and communication technologies, but within a
perspective of empowerment and appreciation of the teacher, enabling an authorial construction
of teaching work that allows them to face the challenges imposed by contemporary times. Such
proposals must also take into account the subjectivity of each teacher, their needs and the
guidance frameworks that lead them to mean teaching in distinct and unique ways. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Docência na educação superior | pt_BR |
dc.subject | Professoralidade | pt_BR |
dc.subject | Método documentário | pt_BR |
dc.subject | Entrevista narrativa | pt_BR |
dc.subject | Teaching in higher education | pt_BR |
dc.subject | Professorship | pt_BR |
dc.subject | Documentary method | pt_BR |
dc.subject | Narrative interview | pt_BR |
dc.title | A emergência Covid-19 e os docentes da educação superior: a professoralidade em questão | pt_BR |
dc.title.alternative | The Covid-19 emergency and higher education teachers: the teaching profession in question | pt_BR |
dc.type | Tese de doutorado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.description.sponsorshipId | 001 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 5876557673824766 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 7025380679558216 | pt_BR |
puc.referee | Vitorino, Artur José Renda | |
puc.referee | Powaczuk, Ana Carla Hollweg | |
puc.referee | Polydoro, Soely Aparecida Jorge | |
puc.refereeLattes | 3811004108670430 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 7081978206926650 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 8105521364580002 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais | pt_BR |
puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |