dc.contributor.advisor | Souza, Vera Lúcia Trevisan de | |
dc.contributor.author | Jacinto, Natália Domingues | |
dc.date.accessioned | 2024-04-19T18:51:54Z | |
dc.date.available | 2024-04-19T18:51:54Z | |
dc.date.issued | 2024-02-28 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17269 | |
dc.description.abstract | Este estudo foi desenvolvido nos pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia
Histórico-Cultural e está vinculado ao grupo Processos de Constituição do Sujeito em
Práticas Educativas (PROSPED) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da
Pontifícia Universidade Católica de Campinas. A base teórica que o embasa é a Psicologia
Histórico-Cultural com o olhar de Lev S. Vigotski. O modo como o autor concebe o
desenvolvimento é fundamental, visto que ao seu ver, o lugar que o meio ocupa é de
grande valia para a interação do indivíduo. O cenário da pesquisa leva em consideração a
pandemia da COVID-19 bem como a paralização das aulas no decorrer desse período,
partindo da premissa de que tais acontecimentos produziram alterações no meio social de
crianças e adolescentes. Assim, o objetivo desta pesquisa foi investigar o impacto da
ausência de aulas presenciais na apropriação da leitura e escrita de alunos do 6º ano do
ensino fundamental de uma escola pública, segundo a visão de três professoras. Como
metodologia utilizou-se o método de investigação pesquisa-intervenção, que possibilita
reunir pesquisa e prática psicológica a um só tempo. A pesquisa foi construída na
perspectiva qualitativa, de tipo participativo. Foram utilizadas entrevistas
semiestruturadas que foram aplicadas aos professores das salas investigadas. Como
resultado compreendeu-se que as dificuldades dos alunos não se iniciaram com o
isolamento social, já ocorria antes. Também se percebeu que o lado emocional dos alunos
se afetou e as prioridades mudaram como pontuou uma das entrevistas. O meio familiar
e meio escolar precisam andar juntos para que a aprendizagem e o desenvolvimento da
leitura e escrita cresça mais. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study was developed within the theoretical-methodological assumptions of
Historical-Cultural Psychology and is linked to the Processes of Subject Constitution in
Educational Practices (PROSPED) group of the Postgraduate Program in Psychology at
the Pontifical Catholic University of Campinas. The theoretical basis that supports it is
Historical-Cultural Psychology with the eyes of Lev S. Vygotski. The way the author
conceives development is fundamental, since in his view, the place that the environment
occupies is of great value for the individual's interaction. The research scenario takes into
account the COVID-19 pandemic as well as the interruption of classes during this period,
based on the premise that such events produced changes in the social environment of
children and adolescents. Thus, the objective of this research was to investigate the impact
of the absence of face-to-face classes on the reading and writing skills of students in the
6th year of elementary school at a public school, according to the vision of three teachers.
The research-intervention method of investigation was used as a methodology, which
makes it possible to bring together research and psychological practice at the same time.
The research was constructed from a qualitative, participatory perspective. Semi structured interviews were used and were applied to teachers in the investigated
classrooms. As a result, it was understood that the students' difficulties did not begin with
social isolation, it already happened before. It was also noticed that the emotional side of
the students was affected and priorities changed, as pointed out in one of the interviews.
The family environment and the school environment need to work together so that
learning and development of reading and writing grows further. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Psicologia Histórico Cultural | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Cultural Historical Psychology | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.subject | Writing | pt_BR |
dc.title | O fechamento das escolas e seus efeitos na aprendizagem dos alunos: o que dizem professoras do 6º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.title.alternative | The closure of schools and their effects on student learning: what 6th year elementary school teachers say | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.description.sponsorshipId | 001 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 0519112775851473 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 6876954243774464 | pt_BR |
puc.referee | Oliveira, Wanderlei Abadio de | |
puc.referee | Gomes, Claudia | |
puc.refereeLattes | 5455601415853420 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 0483616532104544 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências da Vida | pt_BR |
puc.graduateProgram | Psicologia | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |