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dc.contributor.advisorSouza, Vera Lúcia Trevisan de
dc.contributor.authorJacinto, Natália Domingues
dc.date.accessioned2024-04-19T18:51:54Z
dc.date.available2024-04-19T18:51:54Z
dc.date.issued2024-02-28
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17269
dc.description.abstractEste estudo foi desenvolvido nos pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural e está vinculado ao grupo Processos de Constituição do Sujeito em Práticas Educativas (PROSPED) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. A base teórica que o embasa é a Psicologia Histórico-Cultural com o olhar de Lev S. Vigotski. O modo como o autor concebe o desenvolvimento é fundamental, visto que ao seu ver, o lugar que o meio ocupa é de grande valia para a interação do indivíduo. O cenário da pesquisa leva em consideração a pandemia da COVID-19 bem como a paralização das aulas no decorrer desse período, partindo da premissa de que tais acontecimentos produziram alterações no meio social de crianças e adolescentes. Assim, o objetivo desta pesquisa foi investigar o impacto da ausência de aulas presenciais na apropriação da leitura e escrita de alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública, segundo a visão de três professoras. Como metodologia utilizou-se o método de investigação pesquisa-intervenção, que possibilita reunir pesquisa e prática psicológica a um só tempo. A pesquisa foi construída na perspectiva qualitativa, de tipo participativo. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas que foram aplicadas aos professores das salas investigadas. Como resultado compreendeu-se que as dificuldades dos alunos não se iniciaram com o isolamento social, já ocorria antes. Também se percebeu que o lado emocional dos alunos se afetou e as prioridades mudaram como pontuou uma das entrevistas. O meio familiar e meio escolar precisam andar juntos para que a aprendizagem e o desenvolvimento da leitura e escrita cresça mais.pt_BR
dc.description.abstractThis study was developed within the theoretical-methodological assumptions of Historical-Cultural Psychology and is linked to the Processes of Subject Constitution in Educational Practices (PROSPED) group of the Postgraduate Program in Psychology at the Pontifical Catholic University of Campinas. The theoretical basis that supports it is Historical-Cultural Psychology with the eyes of Lev S. Vygotski. The way the author conceives development is fundamental, since in his view, the place that the environment occupies is of great value for the individual's interaction. The research scenario takes into account the COVID-19 pandemic as well as the interruption of classes during this period, based on the premise that such events produced changes in the social environment of children and adolescents. Thus, the objective of this research was to investigate the impact of the absence of face-to-face classes on the reading and writing skills of students in the 6th year of elementary school at a public school, according to the vision of three teachers. The research-intervention method of investigation was used as a methodology, which makes it possible to bring together research and psychological practice at the same time. The research was constructed from a qualitative, participatory perspective. Semi structured interviews were used and were applied to teachers in the investigated classrooms. As a result, it was understood that the students' difficulties did not begin with social isolation, it already happened before. It was also noticed that the emotional side of the students was affected and priorities changed, as pointed out in one of the interviews. The family environment and the school environment need to work together so that learning and development of reading and writing grows further.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPsicologia Histórico Culturalpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectCultural Historical Psychologypt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.titleO fechamento das escolas e seus efeitos na aprendizagem dos alunos: o que dizem professoras do 6º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeThe closure of schools and their effects on student learning: what 6th year elementary school teachers saypt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.description.sponsorshipId001pt_BR
dc.identifier.lattes0519112775851473pt_BR
puc.advisorLattes6876954243774464pt_BR
puc.refereeOliveira, Wanderlei Abadio de
puc.refereeGomes, Claudia
puc.refereeLattes5455601415853420pt_BR
puc.refereeLattes0483616532104544pt_BR
puc.centerEscola de Ciências da Vidapt_BR
puc.graduateProgramPsicologiapt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


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