Uma análise da efetividade do programa universidade para todos (PROUNI) e o impacto de políticas públicas na redução da desigualdade social
Abrir arquivo
Autor
Orientador
Rosandiski, Eliane NavarroData de publicação
07/12/2023Tipo de conteúdo
Trabalho de Conclusão de CursoPrograma de Pós-Graduação
Não se aplicaDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
O objetivo do trabalho propõe uma análise da efetividade do Programa Universidade Para Todos (PROUNI) na promoção da inclusão social e redução da desigualdade educacional. O estudo utiliza de metodologias com referências bibliográficas e dados do Ministério da Educação e do Trabalho para embasar suas conclusões, evidenciando o papel do programa na promoção da igualdade de oportunidades educacionais. Ao longo dos capítulos, a pesquisa se aprofunda na análise da importância de políticas públicas na educação, a análise do Programa Universidade Para Todos (PROUNI), abordando seus objetivos, critérios de seleção, e impactos na entrada de estudantes de baixa renda nas instituições de ensino superior privadas e os desafios enfrentados pelos beneficiários. Ao discutir os desafios para o êxito do Programa Universidade Para Todos (PROUNI), o trabalho explora a inserção dos beneficiários no mercado de trabalho, evidenciando a distribuição nos setores e a relação entre remuneração e nível de escolaridade. A análise da evasão no Ensino Superior destaca a importância do programa na ampliação do acesso e ressalta a necessidade de aprimoramentos para garantir a permanência efetiva dos beneficiários. A conclusão do trabalho destaca o impacto positivo do Programa Universidade Para Todos (PROUNI) na redução das desigualdades sociais, proporcionando acesso à educação superior para estudantes de diferentes origens socioeconômicas. A pesquisa enfatiza a importância de incentivar e aprimorar o programa, aumentando as oportunidades para mais estudantes e assegurando a qualidade do ensino superior no país, também oferece uma visão abrangente apontando caminhos para melhorias, visando uma sociedade mais justa e equitativa no acesso à educação superior.
The objective of the work proposes an analysis of the effectiveness of the University for All Program (PROUNI) in promoting social inclusion and reducing educational inequality. The study uses methodologies with bibliographical references and data from the Ministry of Education and Labor to support its conclusions, highlighting the role of the program in promoting equal educational opportunities. Throughout the chapters, the research delves into the analysis of the importance of public policies in education, the analysis of the University for All Program (PROUNI), addressing its objectives, selection criteria, and impacts on the entry of low-income students into institutions of private higher education and the challenges faced by beneficiaries. When discussing the challenges to the success of the University for All Program (PROUNI), the work explores the inclusion of beneficiaries in the job market, highlighting the distribution across sectors and the relationship between remuneration and level of education. The analysis of dropouts in Higher Education highlights the importance of the program in expanding access and highlights the need for improvements to guarantee the effective retention of beneficiaries. The conclusion of the work highlights the positive impact of the Universidade Para Todos Program (PROUNI) in reducing social inequalities, providing access to higher education for students from different socioeconomic backgrounds. The research emphasizes the importance of encouraging and improving the program, increasing opportunities for more students and ensuring the quality of higher education in the country. It also offers a comprehensive vision pointing out ways for improvements, aiming for a fairer and more equitable society in access to higher education.
Palavras-chave
Programa Universidade Para Todos (PROUNI)Estado de Bem-estar Social
Políticas Públicas na Educação
University for All Program (PROUNI)
Social Welfare State
Public Policies in Education