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A integração de adolescentes venezuelanos no ensino fundamental no município de Valinhos-SP

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TCC (1.147Mb)
Autor
Alves, Beatriz Cristina dos Santos
Orientador
Camilo, Maria Virginia Righetti Fernandes
Data de publicação
12/12/2023
Tipo de conteúdo
Trabalho de Conclusão de Curso
Programa de Pós-Graduação
Não se aplica
Direitos de acesso
Acesso aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo
A presente pesquisa, visa compreender o processo de integração de adolescentes venezuelanos inseridos no Ensino Fundamental em Valinhos-SP, a partir da percepção dos estudantes venezuelanos e dos professores no que se refere às potencialidades e as dificuldades encontradas no processo de integração dos alunos venezuelanos. Além disso, buscamos refletir acerca da presença do Serviço Social na Educação e suas possíveis contribuições para esse processo. O método de pesquisa elegido foi qualitativo, realizamos entrevistas semiestruturadas com questionamentos norteadores a fim de possibilitar maior abrangência sobre o processo de integração no olhar do estudante e do professor, também para entender as contribuições do assistente social na Educação. Os resultados sinalizam para os desafios e potencialidades do estudante migrante no ensino fundamental, do corpo docente e a atuação do profissional do Serviço Social na Educação direcionada ao estudante migrante.
 
Esta investigación tiene como objetivo comprender el proceso de integración de adolescentes venezolanos matriculados en la Educación Básica en Valinhos-SP, a partir de la percepción de los estudiantes venezolanos y sus profesores sobre las potencialidades y dificultades encontradas en el proceso de integración de los estudiantes venezolanos. Además, buscamos reflexionar sobre la presencia del Trabajo Social en la Educación y sus posibles contribuciones a este proceso. El método de investigación elegido fue cualitativo, se realizaron entrevistas semiestructuradas con preguntas orientadoras con el fin de brindar mayor cobertura del proceso de integración desde la perspectiva del estudiante y del docente, así como comprender los aportes del trabajador social en la Educación. Los resultados resaltan los desafíos y potencialidades del alumno migrante en la educación básica, del profesor y el papel de los profesionales del Trabajo Social en la Educación dirigida al alumnado migrante.
 
Palavras-chave
Serviço Social
Migração
Educação
Adolescentes venezuelanos
Integração
Trabajo social
Migración
Educación
Adolescentes venezolanos
Integración
Linguagem
Português
Este item aparece nas seguintes coleções:
  • TCC - Serviço Social

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